

Approvals: 0/1
Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Efetuar Instalação/Substituição/Retirada de Hidrômetro em Lote
Esta funcionalidade tem como objetivo instalar, substituir ou retirar hidrômetros em lote, com base em uma Ordem de Serviço (O.S.). Ela pode ser acessada via Menu de Sistema pelo caminho: GSAN > Micromedição > Hidrômetro > Efetuar Instalação/Substituição/Retirada de Hidrômetro em Lote. |
Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Acima, informe obrigatoriamente o campo Ordem de Serviço. Feito isso, os campos Matrícula do Imóvel e Atual (com o número do hidrômetro atual) são preenchidos automaticamente. Caso a ordem de serviço seja de substituição ou instalação, o sistema habilita o campo Número do Hidrômetro Instalado. Para detalhes sobre o preenchimento dos demais campos clique AQUI. Esse procedimento pode ser chamado pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço. Neste caso, o número da ordem é exibido e não é permitida alteração.
Depois de preencher todos os campos necessários, clique em . Feito isso, o sistema adiciona o hidrômetro no quadro abaixo. Para retirar um hidrômetro, basta selecionar seu checkbox correspondente e clicar em
. Caso queira retirar todos, clique na coluna Todos e repita o procedimento.
Antes, porém, o sistema efetua algumas validações:
- Validar Data Execução:
- Caso a data de execução seja inválida, o sistema exibe a mensagem: Data inválida e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso a data de execução seja posterior à data corrente, o sistema exibe a mensagem: Data informada não pode ser posterior à data corrente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar Existência da Ordem de Serviço Seletiva:
- Caso não exista a ordem de serviço ou a ordem de serviço não seja seletiva, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço informada não existe, não é Seletiva ou não está Pendente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar Ordem de Serviço Hidrometração:
- Caso a Ordem de Serviço não corresponda a um serviço de hidrometração (instalação, substituição ou retirada de hidrômetro), o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço informada não corresponde a um serviço de hidrometração e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar Situação do Hidrômetro:
- Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro Inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro com situação « » não pode ser instalado e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde está sendo instalado, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel e retornar para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar a Existência de Hidrômetro no Imóvel/Ligação de água:
- Caso o tipo de medição informada seja igual a POÇO e não exista hidrômetro instalado no imóvel, o sistema exibe a mensagem: Imóvel não tem hidrômetro instalado para o tipo de medição POÇO e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Caso Contrário, o tipo de medição selecionado seja igual a LIGAÇÂO DE ÁGUA e não exista hidrômetro instalado na ligação de água, o sistema exibe a mensagem: Imóvel não tem hidrômetro instalado no imóvel para o tipo de medição LIGAÇÃO DE ÁGUA e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Ordem de Serviço | Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ![]() |
Matrícula do Imóvel | A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração. |
Cliente Usuário | O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração. |
CPF ou CNPJ | O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração. |
Situação da Ligação de Água | A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração. |
Situação da Ligação de Esgoto | A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração. |
Tipo de Hidrômetro | Marque em Micromedidor ou Macromedidor de acordo com o tipo que será instalado. Este campo não é utilizado pelas empresas que utilizam a versão Postgree. |
Número do Hidrômetro | Campo obrigatório - Caso seja *Micromedidor*, Informe o número do hidrômetro ou selecione clicando no botão ![]() Caso seja Macromedidor, informe o número do tombamento, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ![]() |
Data da Instalação | Campo obrigatório - Esta data é a de instalação do hidrômetro que consta na Ordem de Serviço e não permite alteração. |
Tipo de Medição | Campo obrigatório - O sistema seleciona o tipo de medição de acordo com a especificação do Registro de Atendimento, associado à Ordem de Serviço, que pode ser Ligação de Água ou Poço. Por solicitação da Caern, foi incluída a opção Ligação de Esgoto. |
Local de Instalação | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Proteção | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Troca de Proteção | Marque Sim para indicar que a caixa de proteção foi trocada, caso contrário marque Não. O sistema inicializa com Não. |
Troca de Registro | Marque Sim para indicar que o registro foi trocado, caso contrário marque Não. O sistema inicializa com Não. |
Leitura Instalação | Campo obrigatório - Informe a leitura que consta no hidrômetro no momento da instalação. Campo deve ser numérico, com no máximo 6 (seis) dígitos. |
Número do Selo | Informe o número do selo. Campo alfanumérico. |
Cavalete | Campo obrigatório - Selecione uma das opções COM ou SEM. Caso o hidrômetro esteja instalado em cavalete, informe Com, caso contrário, informe Sem. |
Matrícula do Funcionário | Informe a matrícula do funcionário responsável pela retirada do hidrômetro ou clique em ![]() |
Número do Lacre | Informe o número do lacre. |
Tipo do Poço | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Este campo somente será disponibilizado quando se tratar do tipo de medição = Poço. |
Telemedido | Campo obrigatório, visualizado dependendo da empresa - Informe a opção Sim para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção Não. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo para efetivação do cadastramento do hidrômetro na base de dados. |
Referências
Termos Principais
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.