Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_mudanca_de_situacao_de_faturamento

Essa é uma revisão anterior do documento!


Efetuar Mudança de Situação de Faturamento

O objetivo desta funcionalidade é efetuar mudança de situação de faturamento, sendo chamado pela funcionalidade que encerra a execução da ordem de serviço ou chamada diretamente do Menu, com base numa ordem de serviço aberta para esse fim, podendo ser acessada no caminho GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Esgoto > Efetuar Mudança de Situação de Faturamento.

Caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu, o usuário informa, obrigatoriamente, a Ordem de Serviço, ou seleciona a Ordem de Serviço. Caso contrário, o número da Ordem de Serviço deve ser exibido, não permitindo a alteração, o sistema deve exibir as informações do imóvel, sem permitir alteração.

A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial “Alterar Dados da Cobrança de Serviços”.

Valida Ordem de Serviço

  • Caso não exista a Ordem de Serviço, exibe a mensagem “Ordem de Serviço inexistente”.
  • Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação »”.
  • Caso a RD associada a Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, exibe a mensagem “O RD «número do RD» associado a ordem de serviço informada não tem imóvel associado”.
  • Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada”.

Verifica situação do imóvel

  • Caso a situação do imóvel não seja ativa, exibe a mensagem “Imóvel «xxxxxxxx» associado à ordem de serviço não está ativo”.

Valida Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel

  • Caso o tipo de serviço seja igual a “Tamponamento da Ligação de Esgoto” e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO, exibe a mensagem “Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxx» está inválida para tamponamento da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado”.
  • Caso o tipo de serviço seja igual a “Desativação da Ligação de Esgoto” e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO, exibe a mensagem “Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxxxxx» está inválida para desativação da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado”.
  • Caso o tipo de serviço seja igual a “Restabelecimento da Ligação de Esgoto” e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de TAMPONADO, exibe a mensagem “Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxx» está inválida para o restabelecimento da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Tamponado”.
  • Caso o tipo de serviço seja igual a “Reativação da Ligação de Esgoto” e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO FORA DE USO, exibe a mensagem “Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxxxx» está inválida para o reativação da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado Fora de Uso”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Mudança da Situação de Esgoto para « xxxxxxxxxxxx» efetuada com sucesso”.

Validar Situação da Ligação de Água do Imóvel

  • Caso a situação de água do imóvel tenha valor igual a “Ligado” ou “Cortado”, o serviço associado à ordem de serviço seja “Tamponamento da Ligação de Esgoto”, exibe a mensagem “Situação da Ligação de Água do Imóvel «DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA» está inválida para efetuar a tamponamento da ligação de esgoto”.
  • Caso a situação de água do imóvel tenha valor igual a “Ligado” ou “Cortado”, o serviço associado à ordem de serviço seja “Desativação da Ligação de Esgoto”, exibe a mensagem “Situação da Ligação de Água do Imóvel «DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA» está inválida para efetuar a desativação da ligação de esgoto”.

Atualização realizada por outro usuário

  • Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel ou uma ligação de esgoto e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem “Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.

Verifica Existência do Tipo de Débito

  • Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.

Valida Motivo da Não Cobrança

  • Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado”.

Valida Percentual de Cobrança

  • Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de “100%” e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%”.

Validar Quantidade de Parcelas

  • Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx»”.

Informe os parâmetros necessários e clique no botão .


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de Serviço(*)Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Cliente UsuárioEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
CPF ou CNPJEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de ÁguaEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de EsgotoEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Dados da Mudança de Faturamento da Ligação de Esgoto:
Data da MudançaEsta data será informada pelo sistema de acordo com a data do encerramento da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.
Nova Situação da Ligação de EsgotoO sistema verifica o tipo da ordem de serviço que está informado e atualiza sem permitir alteração.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos procedimentos para efetuar a mudança de situação de faturamento.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/efetuar_mudanca_de_situacao_de_faturamento.1427834063.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)