Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_mudanca_de_situacao_de_faturamento

Efetuar Mudança de Situação de Faturamento

O objetivo desta funcionalidade é efetuar uma mudança de situação de faturamento. A opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a execução da ordem de serviço ou acessada diretamente pelo Menu de Sistema (com base em uma ordem de serviço aberta para esse fim), através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Esgoto > Efetuar Mudança de Situação de Faturamento.

Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu, o usuário informa, obrigatoriamente, a ordem de serviço ou a seleciona. Caso contrário, o número da ordem de serviço é exibido automaticamente, não permitindo a alteração.

A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: Alterar Dados da Cobrança de Serviços.

Dito isso, informe os campos necessários (para detalhes sobre o preenchimento clique AQUI) e clique no botão . O sistema executa algumas validações:

  • Validar ordem de serviço:
    • Caso não exista a ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente.
    • Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e sua situação não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação ».
  • Caso a RD associada à ordem de serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: A RD «número do RD» associada à ordem de serviço informada não tem imóvel associado.
    • Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e sua situação esteja encerrada sem ser por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada.
  • Verificar situação do imóvel:
    • Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: Imóvel «xxxxxxxx» associado à ordem de serviço não está ativo.
  • Validar Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel:
    • Caso o tipo de serviço seja igual a Tamponamento da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxx» está inválida para tamponamento da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado.
    • Caso o tipo de serviço seja igual a Desativação da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxxxxx» está inválida para desativação da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado.
    • Caso o tipo de serviço seja igual a Restabelecimento da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de TAMPONADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxx» está inválida para o restabelecimento da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Tamponado.
    • Caso o tipo de serviço seja igual a Reativação da Ligação de Esgoto e a situação da ligação de esgoto do imóvel esteja diferente de LIGADO FORA DE USO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Esgoto do Imóvel «xxxxxxxxx» está inválida para o reativação da ligação de esgoto, a situação do ESGOTO deve ser Ligado Fora de Uso.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Mudança da Situação de Esgoto para « xxxxxxxxxxxx» efetuada com sucesso.
  • Validar Situação da Ligação de Água do Imóvel:
    • Caso a situação de água do imóvel tenha valor igual a Ligado ou Cortado, e o serviço associado à ordem de serviço seja Tamponamento da Ligação de Esgoto, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA» está inválida para efetuar a tamponamento da ligação de esgoto.
    • Caso a situação de água do imóvel tenha valor igual a Ligado ou Cortado e o serviço associado à ordem de serviço seja Desativação da Ligação de Esgoto, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO DA LIGAÇÃO DE ÁGUA» está inválida para efetuar a desativação da ligação de esgoto.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel ou uma ligação de esgoto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Verificar Existência do Tipo de Débito:
    • Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
  • Validar Motivo da Não Cobrança:
    • Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado.
  • Validar Percentual de Cobrança:
    • Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de 100% e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%.
  • Validar Quantidade de Parcelas:
    • Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx».

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Cliente UsuárioEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
CPF ou CNPJEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de ÁguaEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de EsgotoEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Dados da Mudança de Faturamento da Ligação de Esgoto:
Data da MudançaEsta data será informada pelo sistema de acordo com a data do encerramento da Ordem de Serviço e não é permitida alteração.
Nova Situação da Ligação de EsgotoO sistema verifica o tipo da ordem de serviço que está informado e atualiza sem permitir alteração.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos procedimentos para efetuar a mudança de situação de faturamento.

Referências

Termos Principais

Ligação de Esgoto

Ordem de Serviço

Faturamento

Faturamento




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/efetuar_mudanca_de_situacao_de_faturamento.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)