Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro

Essa é uma revisão anterior do documento!


Efetuar Restabelecimento Ligação Água com Instalação de Hidrômetro

Esta funcionalidade tem como objetivo registrar no sistema os remanejamentos do cadastro de hidrômetros com base numa O.S. - Ordem de Serviço, para imóveis suprimidos.

A funcionalidade pode ser acessada no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Restabelecimento Ligação Água Instalação Hidrômetro.

O procedimento pode ser chamado pela funcionalidade que encerra Ordem de Serviço, e, neste caso, o número da O.S. é exibido e não é permitida alteração.

A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial “Alterar Dados da Cobrança de Serviços”.

Valida Ordem de Serviço

  • Caso não exista a Ordem de Serviço, exibe a mensagem “Ordem de Serviço inexistente”.
  • Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a “Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro”, exibe a mensagem “Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro”.
  • Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está <xxxx>”.
  • Caso a RD associada a Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, exibe a mensagem “O RD <xxxx> associado a ordem de serviço informada não tem imóvel associado”.
  • Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada”.

Verifica situação do imóvel

  • Caso a situação do imóvel não seja ativo, exibe a mensagem “Imóvel <xxxxx> associado a ordem de serviço não está ativo”.

Verifica a Situação de Água

  • Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de SUPRIMIDO e SUP. PARC. PEDIDO, exibe a mensagem “Situação da Ligação de Água do Imóvel <> está inválida para efetuar a Restabelecimento de Água com instalação de hidrômetro, a situação de Água deve ser Suprimido ou Suprimido Parcial”.

Verifica Existência de Dados.

  • Caso não exista a tabela na base de dados, exibe a mensagem “Tabela <> inexistente” e cancela a operação.
  • Caso a tabela esteja sem dados, exibe a mensagem “Tabela <> sem dados para seleção” e cancela a operação.

Verifica Sucesso da Transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Restabelecimento da Ligação de Água para o imóvel <xxxx> efetuado com sucesso”.

Atualização realizada por outro usuário

  • Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel ou uma ligação de água e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema deverá exibir a mensagem “Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.

Verifica Existência do Tipo de Débito

  • Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.

Valida Motivo da Não Cobrança.

  • Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado”.

Valida Percentual de Cobrança

  • Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de “100%” e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%”.

Valida Quantidade de Parcelas

  • Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a <xxxxx>”.

Verifica Situação do Hidrômetro.

  • Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, exibe a mensagem “Hidrômetro Inexistente”.
  • Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, exibe a mensagem “Hidrômetro com situação <> não pode ser instalado”.
  • Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel, onde o mesmo está sendo instalado, exibe a mensagem “Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel”.

Verifica a Existência de Hidrômetro na Ligação de água

  • Caso já exista hidrômetro instalado na ligação de água, exibe a mensagem “Imóvel já tem hidrômetro instalado no imóvel para o tipo de medição LIGAÇÃO DE ÁGUA”.

Verifica Situação do Tombamento

  • Caso o tombamento informado não esteja cadastrado, exibe a mensagem “Tombamento do Hidrômetro Inexistente”.
  • Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, exibe a mensagem “Hidrômetro com situação <> não pode ser instalado”.
  • Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde o mesmo está sendo instalado, exibe a mensagem “Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel”.

Informe os parâmetros necessários e clique no botão .


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de Serviço(*)Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, ao lado do campo em exibição. O nome do serviço será exibido ao lado do campo.
Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ao lado do campo em exibição.
Matrícula do ImóvelA matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração.
Cliente UsuárioO cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.
CPF ou CNPJO CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.
Situação da Ligação de ÁguaA Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.
Situação da Ligação de EsgotoA Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.
Data do Restabelecimento(*)Campo obrigatório -  A data do restabelecimento é recebida da data de execução da Ordem de Serviço. Não é permitida alteração.
Número do Hidrômetro / Tombamento do Hidrômetro(*)Campo obrigatório - Caso seja “Micromedidor”, deverá ser informado o número do hidrômetro, ou selecione clicando no botão ao lado campo.
Caso seja “Macromedidor”, informe o número do tombamento do hidrômetro, ou selecione clicando no botão ao lado do campo.
Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ao lado do campo em exibição.
Data da Instalação(&#42;)
Local de Instalação(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Proteção(*) Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Leitura InstalaçãoInforme a leitura registrada no hidrômetro na instalação. Campo numérico.
Número do SeloInforme o número do selo. Campo alfanumérico.
Cavalete(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “COM” que indica o hidrômetro instalado em cavalete, caso contrário, informe “SEM”.
Telemedido(*)Campo obrigatório - Informe a opção “Sim” para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção “Não”. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.


Funcionalidade dos Botões


BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos de restabelecimento de ligação de água com instalação de hidrômetro.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna a tela principal.
Ao clicar neste botão, comanda o processo para efetivação do restablecimento de ligação de água com instalação de hidrômetro.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/efetuar_restabelecimento_ligacao_agua_com_instalacao_hidrometro.1427811733.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)