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Tabela de conteúdos
Efetuar Restabelecimento Ligação Água com Instalação de Hidrômetro
Esta funcionalidade tem como objetivo registrar no sistema os remanejamentos do cadastro de hidrômetros com base numa O.S. - Ordem de Serviço, para imóveis suprimidos.
A funcionalidade pode ser acessada no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Restabelecimento Ligação Água Instalação Hidrômetro.
O procedimento pode ser chamado pela funcionalidade que encerra Ordem de Serviço, e, neste caso, o número da O.S. é exibido e não é permitida alteração.
A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial “Alterar Dados da Cobrança de Serviços”.
Valida Ordem de Serviço
- Caso não exista a Ordem de Serviço, exibe a mensagem “Ordem de Serviço inexistente”.
- Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a “Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro”, exibe a mensagem “Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Restabelecimento da Ligação de Água com Instalação de Hidrômetro”.
- Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está <xxxx>”.
- Caso a RD associada a Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, exibe a mensagem “O RD <xxxx> associado a ordem de serviço informada não tem imóvel associado”.
- Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada”.
Verifica situação do imóvel
- Caso a situação do imóvel não seja ativo, exibe a mensagem “Imóvel <xxxxx> associado a ordem de serviço não está ativo”.
Verifica a Situação de Água
- Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de SUPRIMIDO e SUP. PARC. PEDIDO, exibe a mensagem “Situação da Ligação de Água do Imóvel <> está inválida para efetuar a Restabelecimento de Água com instalação de hidrômetro, a situação de Água deve ser Suprimido ou Suprimido Parcial”.
Verifica Existência de Dados.
- Caso não exista a tabela na base de dados, exibe a mensagem “Tabela <> inexistente” e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, exibe a mensagem “Tabela <> sem dados para seleção” e cancela a operação.
Verifica Sucesso da Transação
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Restabelecimento da Ligação de Água para o imóvel <xxxx> efetuado com sucesso”.
Atualização realizada por outro usuário
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel ou uma ligação de água e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema deverá exibir a mensagem “Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.
Verifica Existência do Tipo de Débito
- Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
Valida Motivo da Não Cobrança.
- Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado”.
Valida Percentual de Cobrança
- Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de “100%” e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%”.
Valida Quantidade de Parcelas
- Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a <xxxxx>”.
Verifica Situação do Hidrômetro.
- Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, exibe a mensagem “Hidrômetro Inexistente”.
- Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, exibe a mensagem “Hidrômetro com situação <> não pode ser instalado”.
- Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel, onde o mesmo está sendo instalado, exibe a mensagem “Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel”.
Verifica a Existência de Hidrômetro na Ligação de água
- Caso já exista hidrômetro instalado na ligação de água, exibe a mensagem “Imóvel já tem hidrômetro instalado no imóvel para o tipo de medição LIGAÇÃO DE ÁGUA”.
Verifica Situação do Tombamento
- Caso o tombamento informado não esteja cadastrado, exibe a mensagem “Tombamento do Hidrômetro Inexistente”.
- Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, exibe a mensagem “Hidrômetro com situação <> não pode ser instalado”.
- Caso tenha local de armazenagem na localidade do imóvel e o hidrômetro informado não esteja armazenado no local de instalação da localidade do imóvel onde o mesmo está sendo instalado, exibe a mensagem “Hidrômetro informado não está armazenado na unidade do imóvel”.
Informe os parâmetros necessários e clique no botão .
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Ordem de Serviço(*) | Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ![]() |
Matrícula do Imóvel | A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração. |
Cliente Usuário | O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração. |
CPF ou CNPJ | O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração. |
Situação da Ligação de Água | A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração. |
Situação da Ligação de Esgoto | A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração. |
Data do Restabelecimento(*) | Campo obrigatório - A data do restabelecimento é recebida da data de execução da Ordem de Serviço. Não é permitida alteração. |
Número do Hidrômetro / Tombamento do Hidrômetro(*) | Campo obrigatório - Caso seja “Micromedidor”, deverá ser informado o número do hidrômetro, ou selecione clicando no botão ![]() Caso seja “Macromedidor”, informe o número do tombamento do hidrômetro, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ![]() |
Data da Instalação(*) | |
Local de Instalação(*) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Proteção(*) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Leitura Instalação | Informe a leitura registrada no hidrômetro na instalação. Campo numérico. |
Número do Selo | Informe o número do selo. Campo alfanumérico. |
Cavalete(*) | Campo obrigatório - Selecione a opção “COM” que indica o hidrômetro instalado em cavalete, caso contrário, informe “SEM”. |
Telemedido(*) | Campo obrigatório - Informe a opção “Sim” para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção “Não”. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos de restabelecimento de ligação de água com instalação de hidrômetro. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna a tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, comanda o processo para efetivação do restablecimento de ligação de água com instalação de hidrômetro. |
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