A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta funcionalidade tem como objetivo registrar no sistema as retiradas do cadastro de hidrômetros com base em uma Ordem de Serviço (O.S.). Ela pode ser acessada via Menu de Sistema por dois caminhos:
|
Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
O procedimento de retirar os hidrômetros do cadastro pode ser chamado pela funcionalidade que encerra a Ordem de Serviço. Neste caso, o número da ordem é exibido e não é permitida alteração. Caso tenha acessado a funcionalidade direto pelo Menu, informe obrigatoriamente o número da ordem e os demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI). Atenção: informado o número da ordem de serviço, os campos do quadro Dados do Imóvel são preenchidos automaticamente, bem como os campos Número do Hidrômetro Atual, Tipo da Medição e Data da Retirada. Por solicitação da Casal, os hidrômetros cadastrados possuem um novo formato de numeração: 5×7. Feito isso, clique em . O sistema realiza algumas validações:
Por solicitação da CAERN, a funcionalidade de Efetuar Retirada de Hidrômetro foi alterada, para que seja incluída a possibilidade de retirar o hidrômetro para medir esgoto e as regras necessárias para este fim. O sistema deve validar qual o tipo de referência do registro de atendimento para o hidrômetro a ser retirado. |
Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o Valor Sugerido do serviço tenha sido informada na Inserir Registro de Atendimento, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro Dados da Geração do Débito visualizados, com destaque para o campo Quantidade de Parcelas, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar. |
Para a CAGEPA, o campo Situação do Hidrômetro exibe as opções RETIRADO e EXTRAVIADO. Já o campo Local de Armazenagem do Hidrômetro é exibido preenchido e bloqueado, caso o local de armazenagem da unidade organizacional da matrícula do usuário esteja preenchido. Caso contrário, o campo exibe o local onde o hidrômetro está registrado. |
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Ordem de Serviço | Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, ao lado do campo. O nome do serviço será exibido ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ao lado do campo em exibição. Ao ser informada a ordem de serviço, os campos do quadro Dados do Imóvel são preenchidos automaticamente. Além deles, são preenchidos automaticamente os campos Número do Hidrômetro Atual, Tipo da Medição e Data da Retirada. |
Matrícula do Imóvel | A matrícula do imóvel é exibida e não é permitida alteração. |
Cliente Usuário | O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração. |
CPF ou CNPJ | O CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração. |
Situação da Ligação de Água | A Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração. |
Situação da Ligação de Esgoto | A Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração. |
Número do Hidrômetro Atual | Será exibido pelo sistema e não é permitida alteração. |
Tipo da Medição | Caso seja Micromedidor, será exibido o número do hidrômetro e não é permitida alteração. Caso seja Macromedidor, será exibido o tombamento do hidrômetro e não é permitida alteração. |
Data da Retirada | Campo obrigatório - Esta data é a de execução da Ordem de Serviço e não é permitida alteração. |
Número da Leitura | Informe o número da leitura registrada no hidrômetro no momento da retirada. |
Situação do Hidrômetro | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Local de Armazenagem do Hidrômetro | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Número do Selo de Hidrômetro | Informe, com ate doze dígitos. |
Existe Lacre | Selecione, entre Sim ou Não. Caso positivo, o campo Número do Lacre da Ligação é habilitado para preenchimento. |
Número do Lacre da Ligação | Informe, com ate doze dígitos. |
Matrícula do Funcionário | Informe a matrícula do funcionário responsável pela retirada do hidrômetro ou clique em para Pesquisar Funcionário. |
Quadro Débitos do Imóvel: | |
Tipo do Débito | Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço. |
Valor do Débito | Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço. |
Motivo da Não Cobrança | Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço. |
Percentual de Cobrança | Selecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço. |
Quantidade de Parcelas | Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço. |
Taxa de Juros | Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço. |
Valor Total | Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço. |
Valor da Parcela | Campo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo, link Pesquisar Ordem de Serviço. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo. | |
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os últimos procedimentos de retirada do hidrômetro. | |
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. | |
Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo para efetivação da retirada do hidrômetro na base de dados. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.