Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:exibir_ordens_em_processo_de_repavimentacao

Exibir Ordens em Processo de Repavimentação

O objeto desta funcionalidade é atualizar e exibir ordens em processo de repavimentação. Ela pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Exibir Ordens em Processo de Repavimentação.

Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Tela 1. Filtrar Ordens em Processo de Repavimentação.

Inicialmente, é apresentada a tela de filtro acima. Informe os campos obrigatórios Unidade Responsável e Situação do Retorno e clique no botão . O resultado do filtro será exibido na tela abaixo:

Tela 2. Acompanhamento do Processo de Repavimentação.

Para selecionar uma ordem de serviço, marque no checkbox correspondente. Caso deseje selecionar todas, clique no link Todos. Para exibir a ordem de serviço que ainda não houve retorno, clique no link do campo O.S. e o sistema exibe a tela a seguir:

Tela 3. Atualizar Processo de Repavimentação.

Para consultar a ordem de serviço, clique no link do campo Endereço da Tela 2. Ao passar o mouse sobre o conteúdo do campo Pvt.Rua T/(m2), o sistema exibe um Hint com o tipo de pavimento da rua. Para confirmar uma demanda, marque no checkbox da ordem de serviço desejada e clique no botão , sendo necessário que o usuário tenha permissão para realizar essa operação.

Caso existam fotos cadastradas, marque no checkbox do campo O.S., da ordem de serviço desejada, Tela 2, e clique no botão .

Tela 4. Consultar Fotos OS.

Para imprimir a ordem de serviço marque no checkbox correspondente e clique no botão . Para gerar o relatório das ordens de serviços, clique no botão . Em seguida, será exibida a tela abaixo:

Tela 5. Imprimir Relação das Ordens em Processo de Repavimentação.

A tela acima permite selecionar o tipo de relatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, no campo Relatório e marque uma das opções SIM ou NÃO, referente a Apenas OS's com observação de retorno?. Em seguida, clique no botão .

Ao clicar no link do campo Endereço, correspondente à ordem de serviço, é exibida a tela que permite atualização. Para isso, é necessário que o usuário tenha permissão para ou ou . Para alterar clique no botão e o popup abaixo é exibido. Clicando em OK, o campo Observação será disponibilizado para complementar informações.

Para anexar fotos referentes à ordem de serviço, clique no link do campo O.S., Tela 2, e, em seguida, no botão , Tela 3. Para incluir outros serviços, é necessário o usuário ter Login e Senha da unidade responsável pela repavimentação. Clique no botão e será exibida a tela abaixo:

No campo Serviço, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à repavimentadora. Em seguida, informe o campo Quantidade e clique no botão . Para concluir o processo de inserção, clique no botão .

Para remover um serviço cadastrado, clique no botão . Para anexar fotos referentes à ordem de serviço, clique no botão e será exibida a tela a seguir

Em seguida, clique no botão para selecionar um dos arquivos exibidos no quadro Arquivos Informados e, clique no botão . Podem ser anexados vários arquivos. Para concluir a operação, clique no botão .

O sistema permite anexar arquivos com até 200 KB (sem limite de quantidade), nos formatos: DOC, PDF, JPG. Para remover um arquivo do quadro Arquivos Informados, clique no botão .

Atenção: Foi incluído um campo numérico, com duas casas decimais, correspondente aos custos extras, eventualmente demandados pela Prefeitura (título de Outros custos). O preenchimento deste campo é opcional, mas caso seja preenchido, o campo de Observação terá preenchimento obrigatório.

Além disso, foram alteradas as funcionalidades que geram a ordem de serviço de repavimentação, para que não seja encerrada automaticamente, ficando disponível para ser enviada às unidades repavimentadoras logo após sua geração, com a informação da metragem e tipo do pavimento da repavimentação. A ordem de serviço somente será encerrada no retorno da unidade repavimentadora e, caso não tenha outra ordem de serviço associada, o registro de atendimento será encerrado.

Verificações durante o preenchimento dos campos das telas

  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da atualização, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar um objeto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Validar Data de Retorno:
    • Caso a data do retorno informada esteja inválida, o sistema exibe a mensagem Data do Retorno inválida.
    • Caso a data do retorno não esteja informada, o sistema exibe a mensagem Data do Retorno deve ser informada.
    • Caso a data do retorno informada esteja maior que a data corrente, o sistema exibe a mensagem Data do Retorno maior que a data corrente.
    • Caso os dados de retorno da ordem ainda não tenham sido registrados:
      • Caso a data do retorno informada seja menor que a data de encerramento da ordem de repavimentação, o sistema exibe a mensagem Data do Retorno menor que a Data de Encerramento da ordem de repavimentação - «xxxxxxx». Informe nova data.
    • Caso contrário (os dados de retorno da ordem já registrados):
      • Caso a empresa contratante ainda não tenha efetuado o aceite:
        • Caso a data do retorno informada seja menor que a data do retorno anteriormente informada, o sistema exibe a mensagem Data do Retorno menor que a Data do Retorno anteriormente informada - «xxxxxxx». Informe nova data.
      • Caso a empresa contratante tenha rejeitado o aceite:
        • Caso a data do retorno informada seja menor que a data de rejeição do aceite, o sistema exibe a mensagem Data do Retorno menor que a Data de Rejeição do Aceite - «xxxxxxx». Informe nova data.
  • Validar Data da Rejeição:
    • Caso a data da rejeição informada esteja inválida, o sistema exibe a mensagem Data da Rejeição inválida.
    • Caso a data da rejeição não esteja informada, o sistema exibe a mensagem Data da Rejeição deve ser informada.
    • Caso a data da rejeição informada esteja maior que a data corrente, o sistema exibe a mensagem Data da Rejeição maior que a data corrente.
    • Caso os dados de retorno da ordem ainda não tenham sido registrados:
      • Caso a data da rejeição informada seja menor que a data de encerramento da ordem de repavimentação, o sistema exibe a mensagem Data da Rejeição menor que a Data de Encerramento da ordem de repavimentação - «xxxxxx». Informe nova data.
    • Caso contrário (os dados de retorno da ordem já registrados):
      • Caso a empresa contratante ainda não tenha efetuado o aceite:
      • aso a data da rejeição informada seja menor que a data do retorno anteriormente informada, o sistema exibe a mensagem Data da Rejeição menor que a Data do Retorno anteriormente informada - «xxxxxx». Informe nova data.
      • Caso a empresa contratante tenha rejeitado o aceite:
        • Caso a data da rejeição informada seja menor que a data de rejeição do aceite, o sistema exibe a mensagem Data da Rejeição menor que a Data de Rejeição do Aceite - «xxxxxxxx». Informe nova data.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.

MODELO DE ORDEM DE SERVIÇO

MODELO: Relação de Serviços em Processo de Repavimentação

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Unidade ResponsávelCampo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Regra associada: você pode INFORMAR os dados de RETORNO da execução da conveniada, se e somente se estiver lotado na unidade REPAVIMENTADORA igual a unidade responsável.
Situação do RetornoCampo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Regra associada: Caso a situação do retorno selecionada corresponda a Rejeitadas, o sistema exibe o campo Relatório com a opção Completo selecionada e não permite outra opção; caso contrário, exibe o campo Relatório com a opção Divergente selecionada, permitindo que se selecione entre Convergente, Divergente ou Completo.
Envio da O.SEsta opção permite filtrar as ordens de serviços Encerradas em um determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar as datas desejadas.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Retorno do ServiçoEsta opção permite filtrar as ordens de serviços pelo Retorno num determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar as datas desejadas.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Rejeição do ServiçoEsta opção permite filtrar as ordens de serviços por Rejeição num determinado período. Informe o período que julgar necessário com datas válidas no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar as datas desejadas.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.
Número da OSEsta opção permite filtrar pelo número da Ordem de Serviço cadastrada.
MunicípioEsta opção permite filtrar por município. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
BairroEsta opção permite filtrar por bairro. Informe o código do bairro, ou clique no botão , link Pesquisar Bairro, para selecionar o bairro desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
LogradouroEsta opção permite filtrar por logradouro. Informe o código do logradouro, ou clique no botão , link Pesquisar Logradouro, para selecionar o logradouro desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema confirma a demanda da ordem de serviço selecionada no checkbox.
Ao clicar neste botão, o sistema exibe as fotos cadastradas no sistema.
Ao clicar neste botão, o sistema imprime a ordem de serviço selecionada no checkbox.
Ao clicar neste botão, o sistema gera relação das ordens de serviço em processo de repavimentação.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema disponibiliza a tela para informar dados de outros serviços.
Ao clicar neste botão, o sistema associa um serviço à ordem de serviço.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados de outros serviços nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema confirme o processo de repavimentação.
Ao clicar neste botão, o sistema altera dados cadastrados referente ao processo de repavimentação.
Ao clicar neste botão, o sistema rejeita o processo de repavimentação.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema permite anexar fotos no sistema.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo para ser anexado ao sistema.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema exclui uma foto cadastrada no sistema ou um serviço de repavimentação cadastrado.
Ao clicar neste botão, o sistema adiciona o aquivo para ser cadastrado no sistema.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do cadastramento dos arquivos selecionados.

Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/exibir_ordens_em_processo_de_repavimentacao.txt · Última modificação: 19/11/2018 20:27 por tadeu.sarmento