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ajuda:faturamento:inserir_conta
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Inserir Conta

Esta opção do sistema permite a inserção de uma conta para um imóvel.

Apenas funcionários credenciados é que poderão efetuar esta operação.

O acesso a esta funcionalidade deve ser realizada pelo “menu” do sistema: Gsan : Faturamento : Conta : Inserir Conta.

Inicialmente você deverá selecionar o imóvel, depois preencher os demais campos e, finalmente, clicar no botão para solicitar ao sistema a efetivação da inserção da conta na base de dados.

Preenchimento dos campos

Campo Preenchimento dos Campos
Matrícula do Imóvel(*)Informe a matrícula de um imóvel e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa de imóveis no cadastro.
Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:
Inscrição do Imóvel;
Nome do Cliente Usuário
Situação de Água, tanto no grupo de informações “Dados do Imóvel”, como no “Dados de Água”. (No caso dos “Dados do Imóvel” é apenas informativo; No caso dos “Dados de Água”, você poderá modificar a situação para a geração da conta.)
Situação de Esgoto, tanto no grupo de informações “Dados do Imóvel”, como no “Dados de Esgoto”. (No caso dos “Dados do Imóvel” é apenas informativo; No caso dos “Dados de Esgoto”, você poderá modificar a situação para a geração da conta).
Categorias e Economias
Débitos Cobrados
Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão “Limpar Campo” .
Dados da Conta Mês e Ano da Conta(*): Informe o mês e ano de referência do faturamento da conta. O mês e ano da conta deve ser inferior, ou igual ao mês e ano do faturamento corrente para o imóvel.
Ao digitar a informação no campo você não precisa preocupar-se com a barra de separação, pois o sistema a coloca automaticamente.
O mês e ano da conta deve ser informado no formato: MM/AAAA, onde MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.
O mês deve ser informado, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Motivo da Inclusão(*): Selecione, na lista apresentada ao lado do campo, o motivo da inclusão da conta. Como exemplo, podemos citar alguns possíveis motivos de inclusão:
Inclusão por Cheque Devolvido;
Inclusão por Parcelamento;
Transferência do Débito.
Data de Vencimento(*): Informe a data de vencimento da conta.
Você tem duas opções para informar a data:
Digitando-a no campo. Neste caso não precisa de preocupar com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano.
O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Pesquisando-a num calendário. Neste caso, clique no botão “Calendário” , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário.
Clique em Pesquisar Calendário para obter instruções mais detalhadas da tela “Calendário”.
A data de vencimento deve ser superior à data corrente.
Dados de Água Situação de Água(*): Este campo será atualizado pelo sistema assim que você informar e pesquisar o imóvel, mas, caso seja necessário, o sistema permite que você modifique o seu conteúdo para a geração da conta. Neste caso você deverá selecionar a situação desejada na lista apresentada ao lado do campo.
No caso da situação ser igual a “Ligado”, será obrigatório informar o campo “Consumo de Água”.
Consumo de Água: Você deve informar a quantidade de água consumida pelo usuário no mês/ano de referência da conta.
Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso a situação de água seja igual a “Ligado”.
Nas demais situações, com exceção para “Ligado” e “Cortado”, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Valor de Água: Este campo não pode ser atualizado pelo usuário. Ele é informativo e será atualizado pelo sistema, após você clicar no botão .
Contém o valor calculado pelo sistema para o fornecimento de água, de acordo com os parâmetros informados.
Dados de Esgoto Situação de Esgoto(*): Este campo será atualizado pelo sistema assim que você informar e pesquisar o imóvel, mas, caso seja necessário, o sistema permite que você modifique o seu conteúdo para a geração da conta. Neste caso você deverá selecionar a situação desejada na lista apresentada ao lado do campo.
No caso da situação ser igual a “Ligado”, será obrigatório informar os campos “Consumo de Esgoto” e “Percentual de Esgoto”.
Consumo de Esgoto: Você deve informar o volume de esgoto coletado pelo sistema de saneamento, no mês/ano de referência da conta.
Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso a situação de esgoto seja igual a “Ligado”.
Nas demais situações, com exceção para “Ligado”, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Percentual de Esgoto: Você deve informar o percentual de esgoto coletado pelo sistema de saneamento, no mês/ano de referência da conta.
Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso a situação de esgoto seja igual a “Ligado”.
Nas demais situações, com exceção para “Ligado”, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Valor de Esgoto:Este campo não pode ser atualizado pelo usuário. Ele é informativo e será atualizado pelo sistema, após você clicar no botão .
Contém o valor calculado pelo sistema para o volume de esgoto coletado, de acordo com os parâmetros informados.
Categorias e EconomiasEste campo só será apresentado na tela após você ter informado e pesquisado o imóvel.
Ele é composto por uma tabela com a relação das categorias existentes no imóvel, e as quantidades de economias por categoria.
Após a informação do imóvel o sistema irá apresentar a configuração atual das categorias do imóvel, entretanto, se for necessário, você poderá modificar a composição para a geração da conta. As opções são:
Adicionar uma nova categoria:
Para efetuar esta operação você deverá clicar no botão , que o sistema irá ativar a tela de “popup” “Adicionar Categoria”, onde você deverá selecionar a nova categoria e a quantidade de economias da categoria.
Alterar a quantidade de economias das categorias:
A alteração da quantidade de economias de uma categoria deverá ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela.
Remover uma categoria:
Para remover uma categoria, do calculo da conta, basta clicar no botão “Remover” , que fica ao lado da categoria, na primeira coluna da tabela.
O sistema irá abrir uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá “Confirmar” ou “Desistir” da remoção.
Débitos CobradosEste campo só será apresentado na tela após você ter informado e pesquisado o imóvel.
Ele é composto por uma tabela com a relação dos débitos cobrados na conta, com as seguintes informações para cada um dos débitos a serem inseridos na conta:
Tipo do Débito
Mês e Ano de Referência do Débito
Mês e Ano da Cobrança do Débito
Valor do Débito
Você tem as seguintes opções para a geração dos débitos cobrados na conta:
Adicionar um débito:
Para efetuar esta operação você deverá clicar no botão , que o sistema irá ativar a tela de “popup” “Adicionar Débito na Conta”, onde você deverá selecionar o tipo do débito, informar o mês e ano do débito e da cobrança, assim como o valor do débito.
Alterar o valor de um débito inserido:
A alteração do valor de um débito inserido deverá ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela.
Remover um débito:
Para remover um débito, basta clicar no botão “Remover” , que fica ao lado do débito, na primeira coluna da tabela.
O sistema irá abrir uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá “Confirmar” ou “Desistir” da remoção.
Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*).

Tela de Sucesso:

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão da conta tiver sido realizada com sucesso.

“Conta (mês e ano de referência da conta) do imóvel (matrícula do imóvel) inserida com sucesso.”

O sistema apresentará quatro opções após a inserção da conta.

Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso:

  • Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema.
  • Inserir outra Conta: Para inserir outra conta.
  • Atualizar Conta(s) do Imóvel (matrícula do imóvel): Para ativar a opção de atualização de contas (Manter Conta)
  • Emitir 2ª Via de Conta: Para ativar a opção de emissão da 2ª via da conta
ajuda/faturamento/inserir_conta.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)