Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:filtrar_ra_devolucao_de_valores
A Versão Mais Recente deste documento é um rascunho.DiffEsta versão (10/04/2015 17:45) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Essa é uma revisão anterior do documento!


Filtrar RA Devolução de Valores

O objetivo desta funcionalidade é “Filtrar RA para Devolução de Valores”, a qual exibirá uma tela para que sejam informados os critérios de filtro para a pesquisa dos RAs referentes à devolução de valores.

A funcionalidade pode ser acessada nos caminhos:

Informe o campo “Tipo de Especificação”, obrigatoriamente, selecionando uma das opções disponibilizada pelo sistema, e demais campos que julgar necessários, em seguida, clique no botão .

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Tipo de Especificação(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
Período de AtendimentoInforme as datas válidas do período de atendimento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar as datas desejadas.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Número do RAInforme o número do Registro de Atendimento relativo a devolução de valores.
Matrícula do ImóvelInforme a matrícula do imóvel, ou clique no botão , Pesquisar Imóvel, para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Perfil do ImóvelSelecione o perfil do imóvel, clicando sobre a opção desejada. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla “Ctrl” pressionada, e clique sobre as demais opções desejadas.

Ao clicar no botão , o sistema exibe os registros de atendimentos que atenderam aos critérios informados, tela anterior, onde o usuário poderá selecionar o Registro de Atendimento que contém os documentos para os procedimentos de devolução.

Ao clicar no hiperlink do campo Número de “RA” (tela acima), que permite exibir a consulta aos dados do registro de atendimento, conforme tela abaixo. A tela também exibe detalhamentos, expandindo e exibindo os campos quando clicado nos hiperlinks:

  • Dados do Local de Ocorrência;
  • Dados do Solicitante;
  • Anexos;
  • Dados da Última Tramitação;
  • Dados de Reiteração;
  • Dados de Reativação;
  • Dados do Encerramento;
  • Dados da OS Associadas;
  • Dados de Pagamento a Maior.

Para pesquisar o RA e exibir os detalhes referentes à devolução de valores, clique no checkbox do campo “Marcar”, tela “RA para Devolução de Valores” e, em seguida, clique no botão .

A tela “Devolução de Valores” é composta pelos quadros:

  • Documentos Pagos;
  • Contas, que foram faturadas e ainda não pagas;
  • Conta a ser Retificada;
  • Crédito a ser Transferido.

A funcionalidade para “Efetuar Devolução de Valores”, será ativada a partir da seleção do RA. Essa funcionalidade se baseia na funcionalidade “Efetuar Devolução de Valores Pagos em Duplicidade”, que contempla os três tipos de devoluções.

Para os pagamentos em duplicidade, também considera os pagamentos em duplicidade para os tipos de documento Guia de Pagamento; e Débito a Cobrar.

No caso de pagamento com valor maior que o do documento, serão apresentados os documentos de acordo com o tipo correspondente e exibidos os respectivos valores faturado, pago, e de crédito para devolução.

Para o caso de documento pago que contem alguma cobrança indevida, o sistema exibe na tela uma tabela correspondente ao tipo do documento, os documentos faturados e pagos associados ao RA selecionado no filtro, exibindo os respectivos valores faturado, corrigido e de crédito para devolução.

O crédito devido pode ser concedido nas contas que ainda estão em aberto. Nesse caso, o usuário deve selecionar, no primeiro quadro, os documentos pagos com valor a ser devolvido e o valor do crédito e, na segundo quadro, as possíveis contas a serem retificadas a partir dos créditos oriundos das devoluções. À medida que o usuário selecione documentos no primeiro quadro, o sistema acumula o valor do crédito, no Total do Crédito exibido no rodapé, à medida que o usuário selecione contas no segundo quadro, o sistema abate do valor dessa conta marcada o valor do crédito oriundo do primeiro quadro, acumulando esse valor no Total do Crédito Abatido, exibido no rodapé do segundo quadro.

Ao clicar no botão , o sistema efetua a distribuição dos créditos referentes às devoluções dos valores pagos indevidamente, apresentando, no quadro de Contas a Serem Retificadas, as contas selecionadas para receber os créditos e os respectivos valores que resultarão da retificação. Será exibida na tela os Créditos Realizados correspondentes a cada conta a ser retificada.

Caso ainda tenha sobrado valor para devolução sem conta selecionada para retificação, ou nenhuma conta tiver sido selecionada (restando o valor integral do crédito), será disponibilizada a opção para que possa ser gerado um “Crédito a Realizar” a ser distribuído em contas futuras. O usuário deve possuir permissão especial para realizar a opção para gerar uma “Guia de Devolução” para posterior crédito bancário na conta do solicitante.

No item “Saldo do Crédito a Transferir” - Caso o usuário não possua “Permissão Especial”, apenas a geração do “Crédito a Realizar” será possível. Caso seja selecionada a opção para gerar “Crédito a Realizar”, será exibido no quadro os “Créditos a Realizar”, correspondentes às devoluções selecionadas, para serem incorporados nas contas a serem faturadas. Caso a opção seja para gerar “Guia de Devolução”, o sistema apresenta os dados da guia a ser gerada, e, ao concluir a funcionalidade, gera a respectiva guia de devolução para posterior crédito bancário na conta do solicitante.

Não será permitida a devolução parcial, portanto o checkbox do campo “Marcar” fica desabilitado para que seja feita a operação de devolução incluindo os valores crédito/débito.

Por solicitação da Compesa, foi criado de um novo motivo de revisão “Solicitação de Devolução”, a ser colocado nas contas selecionadas para revisão no momento da inclusão/atualização do RA. As contas ficam associadas ao RA.

Foi alterada a funcionalidade “Devolução de Valores”, para exibir a lista das contas em aberto que estiverem em revisão, com esse motivo e associadas ao RA. Após a devolução efetuada ou caso o registro de atendimento seja encerrado sem a devolução, essas contas serão retiradas de revisão, no “Encerrar Registro de Atendimento”.

Ao clicar no hiperlink do campo “Mes/Ano”, quadro “Contas”, tela “Devolução de Valores” será exibido o detalhe da conta, conforme abaixo:

Tela de Sucesso

= Funcionalidade dos Botões =

Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink 8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/filtrar_ra_devolucao_de_valores.1428687944.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)