A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta opção do sistema é acionada a partir da funcionalidade Informar Dados do Imóvel por Economia. Ela permite a inserção de economias para uma subcategoria do imóvel: |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Após o preenchimento dos campos (para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique AQUI) clique no botão para efetuar a inserção da economia. Esta tela ficará aberta até encerrar a inclusão de todas as economias, ou você clicar no botão . O sistema apresenta, no início da tela, o identificador da economia que você está incluindo e o total de economias existentes para a subcategoria. Veja, abaixo, o exemplo do texto que é apresentado:
|
Inicialmente você deve informar os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, etc). Caso o cliente não esteja cadastrado, você deve, primeiro, inseri-lo através da opção Cadastro > Cliente > Inserir Cliente. Depois do cliente estar devidamente selecionado e configurado, clique no botão , para inserir o cliente na tabela Nome do Cliente. É obrigatório que um cliente do tipo Usuário seja informado. Para inserir um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão , que o cliente será inserido na tabela. Para Remover o cliente da tabela Nome do Cliente, selecione-o no check-box existente na coluna Remover. Selecione tantos clientes, quantos desejar excluir, e, depois, clique no botão , que o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do(s) cliente(s). Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela Inserir Economias sem efetuar nenhuma modificação na tabela. Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a tela Inserir Economias efetuando a remoção do cliente na tabela. |
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Complemento Endereço | Informe a descrição do complemento do endereço (Ex: Apto 604, Loja 10, etc). Regra associada: Com até 25 (vinte e cinco) caracteres. |
Número de Pontos de Utilização | Informe o número de pontos de abastecimento de água existentes no imóvel. Regra associada: Com até 4 (quatro) dígitos. |
Número de Moradores | Informe o número de moradores que residem no imóvel. Regra associada: Com até 4 (quatro) dígitos. |
Número de IPTU | Informe o número de inscrição do imóvel na Prefeitura. O objetivo é viabilizar a integração e troca de informações com o município. Regra associada: Com até 20 (vinte) dígitos. Caso já exista algum imóvel no mesmo município com o mesmo múmero de IPTU, o sistema exibe uma mensagem de crítica. |
Número Contrato Companhia de Energia | Informe o número do contrato de fornecimento de energia elétrica que o imóvel tem com a companhia distribuidora de energia elétrica. Regra associada: Com até 10 (dez) dígitos. Caso já exista algum imóvel com o mesmo número de contrato, o sistema exibe uma mensagem de crítica. |
Área Construída | Campo obrigatório. Você tem duas maneiras de informar este campo: Informando a área - Em metros quadrados, no campo mais à esquerda; ou Selecionando a faixa da área construída - No campo mais à direita. Regra associada: Caso você informe a área do imóvel no campo mais à esquerda, o sistema, automaticamente, desabilita o campo de seleção da faixa e, internamente faz o enquadramento do imóvel na faixa de área construída correspondente à área informada. Neste caso, o sistema armazena a informação da área construída informada e a informação da faixa de área construída, na qual o imóvel foi enquadrado. |
Código | Campo obrigatório. Informe o código de um cliente, e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a Pesquisar Cliente. Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente. |
Tipo do Cliente | Campo obrigatório. Selecione, na lista apresentada, o tipo da relação do cliente com o imóvel (Proprietário, Usuário, etc). |
Data Início Relação | Campo obrigatório. Informe a data de início da relação do cliente com o imóvel, ou clique no botão do calendário , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data a partir do calendário. Regra associada: Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de início da relação do cliente com o imóvel não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento do cliente, caso este campo tenha sido informado. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
Utilize este botão para ativar a funcionalidade Pesquisar Cliente. Deve ser utilizado quando não se conhece o código do cliente que deseja vincular ao imóvel. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa. |
|
Utilize este botão para limpar o campo Cliente. | |
Utilize este botão para selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário. | |
Utilize este botão para adicionar o cliente da economia na tabela Nome do Cliente. | |
Utilize este botão para solicitar ao sistema a remoção do cliente da tabela Nome do Cliente. | |
Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção da economia na subcategoria do imóvel. | |
Utilize este botão para fechar a tela em exibição. |