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Inserir Crédito a Realizar
Esta opção do sistema permite a inserção de um “Crédito a Realizar” para um imóvel.
Apenas funcionários credenciados é que poderão efetuar esta operação.
O acesso a esta funcionalidade deve ser realizada pelo “menu” do sistema: Gsan > Faturamento > Crédito a Realizar > Inserir Crédito a Realizar.
Inicialmente você deverá selecionar o imóvel, seja através de um “Registro de Atendimento”, ou de uma “Ordem de Serviço”; em seguida, preencha os demais campos; e, finalmente, clique no botão para solicitar ao sistema a efetivação da inserção do “Crédito a Realizar” para o imóvel.
Preenchimento dos campos
Selecionar imóvel, você deverá, excludentemente, informar um dos campos abaixo para selecionar o imóvel.
Apenas usuários que possuírem “senha especial” é que poderão inserir “Crédito a Realizar” para imóveis em cobrança administrativa.
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Registro de Atendimento | Informe o número do “Registro de Atendimento” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” ![]() Após a informação do número do “Registro de Atendimento”, ou da seleção de um “Registro de Atendimento” na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela: Descrição do tipo do “Registro de Atendimento”; Matrícula do Imóvel; Inscrição do Imóvel (Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote); Nome do Cliente Usuário; Descrição da Situação da Ligação de Água; Descrição da Situação da Ligação de Esgoto. Para limpar os campos relacionados ao “Registo de Atendimento”, clique no botão “Limpar Campo” ![]() O “Registro de Atendimento”, obrigatoriamente, deverá estar ativo; associado a um imóvel; e ser do tipo que permita a geração de “Crédito a Realizar”. Ao informar um “Registro de Atendimento”, o campo “Ordem de Serviço” ficará desabilitado. |
Ordem de Serviço | Informe o número da “Ordem de Serviço” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” ![]() Após a informação do número da “Ordem de Serviço”, ou da seleção de uma “Ordem de Serviço” na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela: Número e Descrição do “Registro de Atendimento”; Descrição da “Ordem de Serviço”; Matrícula do Imóvel; Inscrição do Imóvel (Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote); Nome do Cliente Usuário; Descrição da Situação da Ligação de Água; Descrição da Situação da Ligação de Esgoto. Para limpar os campos relacionados à “Ordem de Serviço”, clique no botão “Limpar Campo” ![]() A “Ordem de Serviço”, obrigatoriamente, deverá estar associada a um “Registro de Atendimento” vinculado a um imóvel. Ao informar uma “Ordem de Serviço”, o campo “Registro de Atendimento” ficará desabilitado. |
Tipo de Crédito(*) | Campo obrigatório - Selecione, na lista apresentada ao lado campo, o “Tipo de Crédito” a ser realizado. O sistema não permitirá a inserção de mais de um crédito para o mesmo “Tipo de Crédito”, e o mesmo “Registro de Atendimento”. Caso tenha sido informada uma “Ordem de Serviço”, e o “Tipo de Serviço” da “Ordem de Serviço” esteja associado ao um “Tipo de Crédito”; então o sistema selecionará este “Tipo de Crédito” e não permitirá que seja alterado. |
Origem do Crédito(*) | Campo obrigatório - Selecione, na lista apresentada ao lado campo, a “Origem do Crédito” a ser realizado. |
Número de Prestações(*) | Campo obrigatório - Informe a quantidade de prestações em que o crédito será realizado. Apenas usuários que possuírem “senha especial” é que poderão informar um “Número de Prestações” superior ao número máximo de parcelas permitidas para o crédito. O número máximo de parcelas para o crédito é parametrizável. Caso deseje modificá-lo, procure a sua gerência. |
Valor do Crédito(*) | Campo obrigatório - Informe o “Valor do Crédito” que será realizado. Apenas usuários que possuírem “senha especial” é que poderão informar um “Valor do Crédito” superior ao valor limite permitido para o “Tipo do Crédito”. O valor limite para o “Tipo de Crédito” é parametrizável. Caso deseje modificá-lo, procure a sua gerência. |
Referência do Crédito(*) | Campo obrigatório - Neste campo deve ser informado o mês/ano , no formato mm/aaaa, da conta a que se refere o crédito. |
Mês/Ano Inicial do Crédito(*) | Campo obrigatório - Para atender à solicitação da CAEMA, a funcionalidade foi alterada para permitir que seja informada uma referência inicial de faturamento (Mês/Ano), correspondente ao início realização do Crédito. A contabilização da inclusão do Crédito a Realizar só ocorrerá quando coincidir com o ano/mês de faturamento. O crédito só será considerado no Contas a Receber da Caema a partir do mês em que tiver sido contabilizado. O módulo de Faturamento do GSAN só processará os Créditos a Realizar que tiverem referência contábil menor ou igual à referência do faturamento. |
Tela de Sucesso
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {image:inserir.jpg}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.
O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do “Crédito a Realizar” tiver sido realizada com sucesso.
“Crédito a Realizar do imóvel ~~(matrícula do imóvel)~~ inserido com sucesso.”
O sistema apresentará três opções após a inserção do “Crédito a Realizar”.
Escolha a opção, clicando em algum dos “~~hyperlinks~~” apresentados na tela de sucesso:
* Menu Principal \-\-\> Para voltar à tela principal do sistema. * Inserir outra Crédito a Realizar \-\-\> Para inserir outra crédito. * Cancelar Crédito(s) a Realizar do Imóvel ~~(matrícula do imóvel)~~ \-\-\> Para ativar a opção “[Cancelar Crédito a Realizar>AjudaGSAN.faturamentoCreditoRealizarCancelar]”
1.1 Funcionalidade dos botões
{table} Botão|Descrição da Funcionalidade {image:pesquisa.gif}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades “[Pesquisar Registro de Atendimento>AjudaGSAN.atendimentoRegistroPesquisar]” e “[Pesquisar Ordem de Serviço>AjudaGSAN.atendimentoOrdemServicoPesquisar]”.\\Deve ser utilizado quando você não souber qual é o número do “Registro de Atendimento”, ou o número da “Ordem de Serviço”. {image:limparcampo.gif}|Utilize este botão para limpar as informações existentes nos campos “Registro de Atendimento” e “Ordem de Serviço”; e demais campos relacionados. {image:Limpar.jpg}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição, limpando todos os campos. {image:cancelar.jpg}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre a tela sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. {image:inserir.jpg}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do “Crédito a Realizar” na base de dados.\\É necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente.\\Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente. {table}
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