

Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (24/08/2017 18:27) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Inserir Equipe
Esta funcionalidade que pertence ao módulo Atendimento ao Público, tem a finalidade de inserir uma equipe e possiblitar o gerenciamento dos serviços executados e em andamento. A funcionalidade é acessada através do Menu: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Inserir Equipe. |
Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Acima, preencha os campos obrigatórios, sinalizados na tela por um asterisco vermelho e clique em
Caso clique no botão |
GSANAS
Para o acompanhamento de ordens de serviço comerciais e operacionais, denominado GSANAS, alguns pontos são importantes.
- É através da opção Manter Tipo de Serviço, que o usuário informa ao sistema quais os tipos de serviço que farão parte da programação automática e o tempo de execução para cada serviço. Este campo será importante para que a carga de trabalho diário por equipe não seja ultrapassada.
- É na funcionalidade acima que o usuário cadastra o IMEI do aparelho e o número do celular. Preenchidos estes campos, as ordens de serviço programadas serão transmitidas de forma online.
- Uma vez configurada a equipe, o sistema fará diariamente a geração dos arquivos de roteiro contendo as ordens de serviço automáticas, levando em consideração as configurações para priorização das ordens de serviço. Para que isso ocorra, é cadastrado o processo 263 – PROGRAMAÇÃO AUTO. ROTEIRO, através da opção do GSAN Inserir Processo.
- As ordens de serviços não finalizadas no dia anterior, são priorizadas para a programação do dia seguinte para a mesma equipe.
- No dia seguinte, a ordem de serviço não executada por falta do equipamento necessário é programada para uma equipe do mesmo local que tenha o equipamento. Caso nenhuma equipe do mesmo local da ordem de serviço tenha o equipamento, a programação deve ser feita manualmente.
- São aplicadas regras de priorização parametrizadas no GSAN, para a geração das ordens de serviço para as equipes.
- Nas opções Inserir/Manter Tipo do Serviço, o usuário informa se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário poderá trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema GSAN que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço.
Validações do Sistema
- Verificar existência da unidade organizacional:
- Caso o código da unidade organizacional não exista, o sistema exibe a mensagem: Unidade Organizacional inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar existência do tipo de perfil serviço:
- Caso o código do tipo de perfil serviço, não exista, o sistema exibe a mensagem: Tipo do Perfil Serviço inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar equipe componente já existente:
- Caso o identificador do funcionário informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: Este Componente da Equipe já foi informado e retorna para o passo correspondente do fluxo principal.
- Verificar a existência do funcionário:
- Caso o código do funcionário não exista, o sistema exibe a mensagem: Código do Funcionário inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da equipe, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado» e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar quantidade de componentes da equipe em Tipo Perfil Serviço:
- Caso o usuário informe a quantidade de componentes da equipe diferente da quantidade de componentes da equipe do tipo de perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de componentes da equipe diferente do permitido em Tipo Perfil Serviço e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar quantidade de indicador de responsável:
- Caso o usuário informe mais de um responsável, o sistema exibe a mensagem: Equipe só pode possuir um responsável e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar sucesso da operação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem «descrição da função» efetuada com sucesso. Em qualquer caso, retorna em seguida para o passo dois do fluxo principal.
- Verificar existência do DDD:
- Caso o código do DDD não exista para o município informado, o sistema exibe a mensagem: DDD informado não está cadastrado no sistema e retorna para o passo correspondente no fluxo.
- Verificar existência do IMEI:
- Caso o usuário já tenha informado um IMEI, o sistema exibe a mensagem: IMEI já cadastrado e retorna para o passo correspondente do fluxo principal.
- Verificar equipamentos da equipe já existente:
- Caso o equipamento informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: Este Equipamento da Equipe já foi informado e retorna para o passo correspondente do fluxo principal.
- Verificar existência de dados:
- Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
- Verificar existência de usuário:
- Caso o código do usuário não exista, o sistema exibe a mensagem: Usuário inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar Obrigatoriedade do Tipo Perfil de Serviço:
- Caso o indicador de programação automática tenha sido informado como SIM e não tenha sido informado o tipo perfil de serviço, o sistema exibe a mensagem: Tipo Perfil de Serviço é Obrigatório e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Verificar Obrigatoriedade do Agrupamento Bairro Repavimentadora:
- Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora e não tenha sido informado o Agrupamento Bairro Repavimentadora, o sistema exibe a mensagem: Foi informado uma Unidade Repavimentadora. Informe o Agrupamento de Bairros da Repavimentadora e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
- Habilitar/Desabilitar Agrupamento Bairro Repavimentadora:
- Caso a unidade organizacional informada seja do tipo unidade repavimentadora, o sistema habilita o campo Agrupamento Bairro Repavimentadora. Caso contrário, o campo permanece desabilitado.
Tela para Adicionar Componentes da Equipe
Tela para Adicionar Equipamentos da Equipe
Tela de Sucesso
Quando acionado, o botão |
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Nome da Equipe | Campo obrigatório - Informe o nome da equipe com no máximo 20 (vinte) caracteres. |
Placa do Veículo | Informe a placa do veículo, alfanumérico com no máximo 8 (oito) caracteres. |
Carga do Trabalho Dia (hora) | Campo obrigatório - Informe a carga de trabalho dia, em horas, com 2 caracteres, sendo o conteúdo limitado a 24 horas. |
Código DDD do Município | Informe o código do DDD do município. |
Número do Telefone | Campo obrigatório - Informe o número do telefone com até 8 (oito) caracteres. |
Número do IMEI do Aparelho | Campo obrigatório - Informe o número do IMEI do aparelho com até 15 (quinze) dígitos. |
Unidade Organizacional | Campo obrigatório - Informe o código da unidade organizacional, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Agrupamento Bairro Repavimentadora | Este campo só será disponibilizado quando houver agrupamento de bairro para unidade repavimentadora. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Neste caso, a unidade repavimentadora, é um atributo necessário para programação das ordens de serviço de repavimentação por unidade e bairro do município. Este atributo só poderá ser informado quando a unidade organizacional informada for uma unidade do tipo repavimentadora. |
Natureza da Equipe | Campo obrigatório - Informe uma das opções disponibilizada pelo sistema. |
Tipo Perfil Serviço | Informe o tipo perfil Serviço, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Usuário Responsável pela Execução do Serviço | Informe o usuário responsável pela execução do serviço, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Indicador de Programação Automática | Selecione a opção Sim ou Não. Caso a opção escolhida seja Sim, o campo Usuário Responsável pela Execução do Serviço é obrigatório. |
Indicador de Manter Programação com OS do Dia Anterior | Campo visualizado conforme parametrização. Informe a opção Sim para o sistema considerar a programação da Ordem de Serviço do dia anterior, caso contrário, informe Não. O sistema exibe a opção Não como padrão, podendo ser modificada. |
Componentes da Equipe | Campo obrigatório - Para adicionar um componente da equipe, clique no botão ![]() Responsável: * Selecione obrigatoriamente a opção Sim ou Não. Funcionário: Informe o código (mátricula), ou clique no botão ![]() ![]() Nome do Componente: Informe o nome do componente da equipe. Para concluir o procedimento, clique no botão ![]() Para fechar a tela de popup, clique no botão ![]() Para excluir um componente da equipe, clique no botão ![]() |
Inclusão de Equipamentos Especiais | Para incluir equipamentos especiais para a equipe, clique no botão ![]() Responsável: Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Quantidade: Informe, obrigatoriamente, a quantidade de equipamento para a equipe. Para concluir o procedimento, clique no botão ![]() Para fechar a tela de popup, clique no botão ![]() Para excluir um equipamento cadastrado para a equipe, clique no botão ![]() |
Tipo de Equipe | Campo visualizado conforme parametrização. Permite indicar se a equipe inserida é terceirizada ou própria. Sendo esta informação de grande importância para controlar as equipes em operação. É relevante informar que este campo somente é exibido para empresa Manaus Ambiental. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo na base de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema abre a tela para adicionar registros. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite excluir o item cadastrado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos realizados, referente a última inclusão. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela o processo e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda o processo de inserção nas bases de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema fecha o popup. |
Referências
Termos Principais
Proposta Nº: 20170323038 – Implantação do GSANAS
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN