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Tabela de conteúdos
Inserir Registro Atendimento Simplificado
O objetivo desta funcionalidade é inserir ou reiterar registro de atendimento simplificado, referente à ocorrências de faltas de água e paralisações do sistema de coleta de esgotos, programadas ou não, em áreas ou regiões, cujo fato e previsão de normalização sejam conhecidos.
A funcionalidade implementada por solicitação da Caern, pode ser acessada no caminho Gsan > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Inserir Registro Atendimento Simplificado.
A funcionalidade permite que sejam informados e/ou alterados os dados da ocorrência, mantendo os registro sobre MUNICÍPIO; LOCALIDADE; BAIRRO; TIPO DA OCORRÊNCIA; MOTIVO DA OCORRÊNCIA; DESCRIÇÃO DA OCORRÊNCIA; DATA E HORA DA OCORRÊNCIA; ÁREAS AFETADAS; DATA E HORA PREVISTA DE REGULARIZAÇÃO; DATA E HORA PREVISTA DA REPROGRAMAÇÃO; DATA E HORA DA REGULARIZAÇÃO.
Inicialmente, o sistema exibe a tela para que sejam informados os campos necessários para realizar a inclusão do registro de atendimento simplificado. A tela é composta por dados comuns a todas as telas, e dados que dependem do “Tipo de Atendimento”:
- Dados Comuns:
- Data do Atendimento;
- Hora do Atendimento;
- Nome Solicitante;
- Tipo de Atendimento;
- Documento.
- Dados que depende do Tipo de Atendimento:
- Operacional:
- Município;
- Localidade;
- Bairro;
- Tipo de Ocorrência;
- Comercial;
- Reiteração:
- Número do Protocolo;
- Número do Registro de Atendimento;
- Observação;
- Informação:
- Localidade;
- Descrição da Informação
Verifica preenchimento do documento
- Caso o tipo de atendimento escolhido seja “Operacional” e o indicador obrigatoriedade seja “Sim” no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem “Informe o documento CPF”.
- Caso o tipo de atendimento escolhido seja “Comercial” e o indicador obrigatoriedade seja “Sim” no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem “Informe o documento CPF”.
- Caso o tipo de atendimento escolhido seja “Reiteração”, o indicador obrigatoriedade seja “Sim” no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem “Informe o documento CPF”.
- Caso o tipo de atendimento escolhido seja “Informação” e o indicador obrigatoriedade seja “Sim” no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem “Informe o documento CPF”.
Verifica preenchimento dos campos
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à operação, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»”.
Nenhuma Ocorrência encontrada
- Caso a busca não retorne nenhum registro, o sistema exibe a mensagem “A pesquisa não retornou nenhuma Ocorrência Operacional”.
Verifica preenchimento dos dados do RA
- Caso o usuário informe o “Nº do Protocolo”, o sistema bloqueia os campos do “Nº do Registro de Atendimento”;
- Caso o usuário informe o “Nº do Registro de Atendimento”, o sistema bloqueia o campo do “Nº do Protocolo”.
Verifica existência RA para o Protocolo
- Caso o “Nº do Protocolo” seja informado e não exista “RA”, o sistema exibe a mensagem “O número do protocolo informado não é válido”.
Verifica existência da localidade
- Caso o código da localidade não exista no sistema, será exibida a mensagem “Localidade inexistente”.
Verifica preenchimento do dados do RG
- Caso a “Unidade da Federação” ou o “Órgão Expedidor” tenha sido informado, e o “RG” não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem “O RG deve ser informado.”.
- Caso o “RG” ou a “Unidade de Federação” tenha sido informado, e o “Órgão Expedidor” não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem “O Órgão Expedidor deve ser selecionado.”.
- Caso o “RG” ou o “Órgão Expedidor” tenha sido informado e a “Unidade de Federação” não tenha sido informada, o sistema exibe a mensagem “A Unidade de Federação deve ser selecionada.”.
TELA TIPO DE ATENDIMENTO: COMERCIAL
Quando o tipo de atendimento for COMERCIAL, o sistema exibe a tela normal do “Inserir Registro de Atendimento”, com o mesmo número de protocolo, usará o nome e o documento informado como o solicitante do registro de atendimento.
TELA TIPO DE ATENDIMENTO: OPERACIONAL
Quando o tipo de atendimento for OPERACIONAL e a opção do tipo da ocorrência não for “Falta de Água” ou “Paralisação da Coleta de Esgotos”, o sistema exibirá a tela normal do “Inserir Registro de Atendimento” com o mesmo número de protocolo, usará o nome e o documento informado como o solicitante do registro de atendimento. O sistema exibirá os motivos específicos do tipo da ocorrência selecionada. O usuário deve informar o município da ocorrência, opcionalmente, a localidade e/ou o bairro e o sistema, exibido todas as ocorrências cadastradas para o município sem data de regularização, bem como aquelas em que a data corrente seja menor ou igual à data de regularização, somada a quantidade de dias definida nos parâmetros do sistema. O sistema exibirá todas as ocorrências, os campos de descrição da ocorrência, e as áreas afetadas serão exibidas de forma completa e sem uso de barra de rolagem, e com seleção igual a “Não”, e o usuário deve indicar qual a ocorrência exibida que corresponde à reclamação do cliente, gravando a mesma para futuras consultas gerenciais. O tipo de especificação para gravação deve ser a que tem encerramento automático. Caso não tenha ocorrência registrada para a reclamação do cliente, o sistema exibe a tela normal do “Inserir Registro de Atendimento” com o mesmo número de protocolo e usa o nome e o documento informado como o solicitante do registro de atendimento.
TELA TIPO DE ATENDIMENTO: REITERAÇÃO
Quando o tipo de atendimento for REITERAÇÃO, o sistema libera a pesquisa do registro de atendimento pelo número do protocolo, matrícula do imóvel, ou número do registro de atendimento. O usuário deve informar uma “observação” e a reiteração do registro de atendimento será gravada.
TELA TIPO DE ATENDIMENTO: INFORMAÇÃO
Quando o tipo de atendimento for INFORMAÇÂO, o usuário pode informar a localidade de origem e o conteúdo da informação solicitada. Esses dados serão gravados e atrelados ao registro de atendimento aberto.
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Número do Protocolo | O sistema calcula o número do protocolo: (Ano corrente (AAAA) + Origem (1) + Sequencial do Protocolo. Não é permitida alteração. |
Data do Atendimento(*) | Campo obrigatório - Este campo é informado pelo sistema, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), e não permite alteração. |
Hora do Atendimento(*) | Campo obrigatório - Este campo é informado pelo sistema, no formato hh:mm (hora, minuto), e não permite alteração. |
Nome do Solicitante(*) | Campo obrigatório - Informe o nome do solicitante, com no máximo 60 (sessenta) caracteres. |
Tipo do Atendimento(*) | Campo obrigatório - As telas são compostas por informações, variando conforme o tipo de atendimento. Selecione uma das opções desejada: * Operacional - Inicialmente o sistema posiciona nesta opção, mas permite alteração. * Comercial; * Reiteração; * Informação. |
Documento: | |
CPF | Informe o número do CPF, com no máximo 11 (onze) dígitos. O sistema faz a validação e, caso o número do CPF tenham todos os dígitos repetidos, será exibida a mensagem “Número do CPF inválido.” |
RG | Informe o número do RG, com no máximo 13 (treze) dígitos. |
Org.Expedidor | Caso o campo RG tenha sido informado, este campo será obrigatório. Selecione o “Orgão Expedidor” entre as opções disponibilizadas pelo sistema. |
UF | Caso o campo RG tenha sido informado, este campo será obrigatório. Selecione a “Unidade da Federação” entre as opções disponibilizadas pelo sistema. |
Município | Caso o tipo de atendimento seja “Operacional” este campo é obrigatório. Informe o código do município, com no máximo 5 (cinco) dígitos, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() Caso o município informado não exista no sistema, será exibida a mensagem “Município inexistente”. |
Localidade | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Bairro | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Tipo de Ocorrência | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Número do Protocolo | Quando o tipo de atendimento for “Reiteração”, informe o número do protocolo que deseja reiterar, com no máximo 14 (catorze) dígitos. |
Número do Registro de Atendimento | Informe o número do registro de atendimento, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() Caso o Nº do Registro de Atendimento informado não seja válido, o sistema exibe a mensagem “Registro de Atendimento Inexistente”. Caso o usuário não informe o número do protocolo e o número do RA, o sistema exibe a mensagem “Informe o Registro de Atendimento para Reiteração”. |
Observação(*) |
Caso o usuário não informe a observação, será exibida a mensagem “Informe a observação”.|
Localidade(*) | Campo obrigatório - Caso a opção seleciona do tipo de atendimento seja “Informação”, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Descrição da Informação(*) | Campo obrigatório - Informe a observação desejada, com no máximo 400 (quatrocentos) caracteres. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a conclusão dos procedimentos de inserir registro de atendimento simplificado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar as ocorrências operacionais para o atendimento informado. |
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