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Inserir Registro Atendimento Simplificado

O objetivo desta funcionalidade é inserir ou reiterar um registro de atendimento simplificado, referente às ocorrências de faltas de água e paralisações do sistema de coleta de esgotos, programadas ou não, em áreas ou regiões, cujo fato e previsão de normalização sejam conhecidos. A funcionalidade (implementada por solicitação da Caern), pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: Gsan > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Inserir Registro Atendimento Simplificado.

Feito isso, o sistema visualiza as telas abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

TELA TIPO DE ATENDIMENTO: COMERCIAL

Quando o campo Tipo de Atendimento estiver marcado como COMERCIAL, o sistema exibe a tela normal do Inserir Registro de Atendimento abaixo, com o mesmo número de protocolo, usando o nome e o documento informado como o solicitante do registro de atendimento.

TELA TIPO DE ATENDIMENTO: OPERACIONAL

Quando o campo Tipo de Atendimento estiver marcado como OPERACIONAL e a opção do tipo da ocorrência não for Falta de Água ou Paralisação da Coleta de Esgotos, o sistema exibirá a tela normal do Inserir Registro de Atendimento abaixo, com o mesmo número de protocolo, e usando o nome e o documento informado como o solicitante do registro de atendimento.

Acima, o sistema exibe os motivos específicos do tipo da ocorrência selecionada. Informe o município da ocorrência, opcionalmente, a localidade e/ou o bairro e o sistema, exibe todas as ocorrências cadastradas para o município sem data de regularização, bem como aquelas em que a data corrente seja menor ou igual à data de regularização, somada à quantidade de dias definida nos parâmetros do sistema. O sistema exibirá todas as ocorrências, os campos de descrição da ocorrência, e as áreas afetadas serão exibidas de forma completa e sem uso de barra de rolagem, com seleção igual a Não, e o usuário deve indicar qual a ocorrência exibida que corresponde à reclamação do cliente, gravando-a para futuras consultas gerenciais. O tipo de especificação para gravação deve ser a que tem encerramento automático. Caso não tenha ocorrência registrada para a reclamação do cliente, o sistema exibe a tela normal do Inserir Registro de Atendimento com o mesmo número de protocolo e usa o nome e o documento informado como o solicitante do registro de atendimento.

TELA TIPO DE ATENDIMENTO: REITERAÇÃO

Quando o campo Tipo de Atendimento estiver marcado como REITERAÇÃO, o sistema libera a pesquisa do registro de atendimento pelo número do protocolo, matrícula do imóvel, ou número do registro de atendimento. O usuário deve informar uma observação e a reiteração do registro de atendimento será gravada.

TELA TIPO DE ATENDIMENTO: INFORMAÇÃO

Quando o campo Tipo de Atendimento estiver marcado como INFORMAÇÂO, o usuário pode informar a localidade de origem e o conteúdo da informação solicitada. Esses dados serão gravados e atrelados ao registro de atendimento aberto.

De um modo geral, a funcionalidade de Inserir Registro Atendimento Simplificado permite que sejam informados e/ou alterados os dados da ocorrência, mantendo os registro sobre MUNICÍPIO; LOCALIDADE; BAIRRO; TIPO DA OCORRÊNCIA; MOTIVO DA OCORRÊNCIA; DESCRIÇÃO DA OCORRÊNCIA; DATA E HORA DA OCORRÊNCIA; ÁREAS AFETADAS; DATA E HORA PREVISTA DE REGULARIZAÇÃO; DATA E HORA PREVISTA DA REPROGRAMAÇÃO; DATA E HORA DA REGULARIZAÇÃO.

Inicialmente, o sistema exibe a tela para que sejam informados os campos necessários para realizar a inclusão do registro de atendimento simplificado. A tela é composta por dados comuns a todas as telas, e dados que dependem do Tipo de Atendimento:

  • Dados Comuns:
    • Data do Atendimento;
    • Hora do Atendimento;
    • Nome Solicitante;
    • Tipo de Atendimento;
    • Documento.
  • Dados que dependem do Tipo de Atendimento:
    • Operacional:
      • Município;
      • Localidade;
      • Bairro;
      • Tipo de Ocorrência;
    • Comercial;
    • Reiteração:
      • Número do Protocolo;
      • Número do Registro de Atendimento;
      • Observação;
    • Informação:
      • Localidade;
      • Descrição da Informação.

Após o preenchimento dos campos, clique em . O sistema efetua algumas validações:

  • Verificar preenchimento do documento:
    • Caso o tipo de atendimento escolhido seja Operacional e o indicador obrigatoriedade seja Sim no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem Informe o documento CPF.
    • Caso o tipo de atendimento escolhido seja Comercial e o indicador obrigatoriedade seja Sim no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem Informe o documento CPF.
    • Caso o tipo de atendimento escolhido seja Reiteração, o indicador obrigatoriedade seja Sim no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem Informe o documento CPF.
  • Caso o tipo de atendimento escolhido seja Informação e o indicador obrigatoriedade seja Sim no sistema parâmetro, e não tenha informado CPF, o sistema exibe a mensagem Informe o documento CPF.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à operação, será exibida a mensagem Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  • Nenhuma Ocorrência encontrada:
    • Caso a busca não retorne nenhum registro, o sistema exibe a mensagem A pesquisa não retornou nenhuma Ocorrência Operacional.
  • Verificar preenchimento dos dados do RA:
    • Caso o usuário informe o Nº do Protocolo, o sistema bloqueia os campos do Nº do Registro de Atendimento;
    • Caso o usuário informe o Nº do Registro de Atendimento, o sistema bloqueia o campo do Nº do Protocolo.
  • Verificar existência RA para o Protocolo:
    • Caso o Nº do Protocolo seja informado e não exista RA, o sistema exibe a mensagem O número do protocolo informado não é válido.
  • Verificar existência da localidade:
    • Caso o código da localidade não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem Localidade inexistente.
  • Verificar preenchimento do dados do RG:
    • Caso a Unidade da Federação ou o Órgão Expedidor tenha sido informado, e o RG não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem O RG deve ser informado.
    • Caso o RG ou a Unidade de Federação tenha sido informada, e o Órgão Expedidor não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem O Órgão Expedidor deve ser selecionado.
    • Caso o RG ou o Órgão Expedidor tenha sido informado e a Unidade de Federação não tenha sido informada, o sistema exibe a mensagem A Unidade de Federação deve ser selecionada.

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Número do ProtocoloO sistema calcula o número do protocolo: (Ano corrente (AAAA) + Origem (1) + Sequencial do Protocolo. Não é permitida alteração.
Data do AtendimentoCampo obrigatório - Este campo é informado pelo sistema, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), e não permite alteração.
Hora do AtendimentoCampo obrigatório - Este campo é informado pelo sistema, no formato hh:mm (hora, minuto), e não permite alteração.
Nome do SolicitanteCampo obrigatório - Informe o nome do solicitante, com no máximo 60 (sessenta) caracteres.
Tipo do AtendimentoCampo obrigatório - As telas são compostas por informações, variando conforme o tipo de atendimento.
Selecione uma das opções desejada:
* Operacional - Inicialmente o sistema posiciona nesta opção, mas permite alteração.
* Comercial;
* Reiteração;
* Informação.
Documento:
CPFInforme o número do CPF, com no máximo 11 (onze) dígitos. O sistema faz a validação e, caso o número do CPF tenham todos os dígitos repetidos, será exibida a mensagem “Número do CPF inválido.”
RGInforme o número do RG, com no máximo 13 (treze) dígitos.
Org.ExpedidorCaso o campo RG tenha sido informado, este campo será obrigatório. Selecione o Orgão Expedidor entre as opções disponibilizadas pelo sistema.
UFCaso o campo RG tenha sido informado, este campo será obrigatório. Selecione a Unidade da Federação entre as opções disponibilizadas pelo sistema.
MunicípioCaso o tipo de atendimento seja Operacional este campo é obrigatório. Informe o código do município, com no máximo 5 (cinco) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Município, para selecionar o município desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado campo em exibição.
Caso o município informado não exista no sistema, será exibida a mensagem “Município inexistente”.
LocalidadeSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
BairroSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Tipo de OcorrênciaSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Número do ProtocoloQuando o tipo de atendimento for Reiteração, informe o número do protocolo que deseja reiterar, com no máximo 14 (catorze) dígitos.
Número do Registro de AtendimentoInforme o número do registro de atendimento, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Registro de Atendimento, para selecionar o RA desejado. A descrição do Registro de Atendimento será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado campo em exibição.
Caso o Nº do Registro de Atendimento informado não seja válido, o sistema exibe a mensagem Registro de Atendimento Inexistente.
Caso o usuário não informe o número do protocolo e o número do RA, o sistema exibe a mensagem Informe o Registro de Atendimento para Reiteração”.
ObservaçãoCampo obrigatório - Informe a observação desejada, com no máximo 365 (trezentos e sessenta e cinco) caracteres.
Caso o usuário não informe a observação, será exibida a mensagem “Informe a observação”.
LocalidadeCampo obrigatório - Caso a opção seleciona do tipo de atendimento seja Informação, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Descrição da Informação(*)Campo obrigatório - Informe a observação desejada, com no máximo 400 (quatrocentos) caracteres.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a conclusão dos procedimentos de inserir registro de atendimento simplificado.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar as ocorrências operacionais para o atendimento informado.




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