
Approvals: 0/1
Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Manter Anormalidade de Consumo
O objetivo desta funcionalidade é alterar ou excluir uma anormalidade de consumo, podendo ser acessada no caminho GSAN > Micromedição > Hidrômetro > Manter Anormalidade de Consumo.
Verifica preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização da anormalidade de consumo, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido»”.
Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário esteja tentando atualizar uma anormalidade de consumo e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, será exibida a mensagem “Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.
Verifica sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno.
Inicialmente o sistema exibe uma tela de filtro. Informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão .
Com base nos parâmetros informados, será exibida a tela com os registros que atenderam ao filtro, que ficam disponíveis para manter, clicando no hiperlink “Descrição” será exibida a tela para atualização.
Para excluir um ou mais itens, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para marcar todos os itens, clique no hiperlink “Todos”, e, em seguida, clique no botão .
Ao clicar no botão , o sistema gera o relatório contendo os dados da tela “Manter Anormalidade de Consumo”, conforme modelo apresentado abaixo.
Caso na tela de filtro o checkbox do campo “Atualizar” esteja marcado e só exista um registro que atende aos parâmetros informados, o sistema exibe a tela “Atualizar Anormalidade de Consumo”. Caso o checkbox esteja desmarcado, será exibida a tela “Manter Anormalidade de Consumo”, onde será possivel escolher qual o registro deve ser atualizado, clicando no hiperlink do campo “Descrição”.
Esta tela permite fazer as modificações que julgar necessárias e, em seguida, clique no botão .
Por solicitação da Caern, foi criado um indicador “Indicador Regra para o Cálculo de Consumo para Imóvel Condomínio” como parâmetro nas anormalidades de consumo, para indicar se essas anormalidades serão levadas em consideração no cálculo de consumo das medições individualizadas.
Com esse parâmetro criado, foi alterada a geração de arquivos “texto” para leitura, de forma a incluí-lo no arquivo de ida. De forma semelhante, foi alterado o carregamento dos arquivos “texto” no celular, para que esse parâmetro seja salvo nas bases de dados.
No celular o cálculo do consumo verifica se deve ou não levar em consideração essas anormalidades. Caso o parâmetro para o cálculo do consumo esteja com a opção “Sim”, o sistema ignora o estouro de consumo para o imóvel condomínio e a anormalidade será utilizada. Caso a opção seja “Não”, é considerado o consumo real, mesmo que caia em uma das Anormalidades de Leituras “EC - Estouro de Consumo”, “AC - Alto Consumo” e “BC - Baixo Consumo”, o sistema ignora a regra, fazendo com que a leitura informada seja levada em consideração no calculo, independentemente do histórico de consumo.
No celular será enviado no arquivo de retorno o parâmetro utilizado para essa cálculo. Isso se faz necessário para evitar que uma mudança no parâmetro com os arquivos já gerados, gere distorções entre o cálculo do GSAN e o realizado no celular.
Alterado o cálculo de consumo do GSAN para levar em consideração o PARÂMETRO RETORNADO. Caso o parâmetro para o cálculo do consumo esteja com a opção “Sim”, o sistema ignora o estouro de consumo para o imóvel condomínio e a anormalidade será utilizada. Caso a opção seja “Não”, é considerado o consumo real, mesmo que caia em uma das Anormalidades de Leituras “EC - Estouro de Consumo”, “AC - Alto Consumo” e “BC - Baixo Consumo”, o sistema ignora a regra, fazendo com que a leitura informada seja levada em consideração no calculo, independentemente do histórico de consumo do imóvel.
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Código | Código da anormalidade de consumo cadastrada no sistema, e não é permitida alteração. |
Descrição(*) | Campo obrigatório - Informe a Descrição, com no máximo 25 (vinte e cinco) caracteres. |
Descrição Abreviada | Informe a Descrição abreviada, com no máximo 5 (cinco) caracteres. |
Mensagem da Conta | Informe a mensagem da conta, com no máximo 100 (cem) caracteres. |
Indicador de Permissão Especial para Revisar | Informe o indicador de permissão especial para revisão de conta com a opção “Sim”, caso contrário, marque a opção “Não”. O sistema inicializa com a opção “Não”. |
Indicador de Foto Obrigatória | Informe o indicador para tornar a foto obrigatória para a anormalidade com a opção “Sim”, caso contrário, marque a opção “Não”. O sistema inicializa com a opção “Não”. A anormalidade de consumo Estouro de Consumo e Alto Consumo obriga o registro de uma foto do hidrômetro no momento da leitura, esse indicador receberá valor Sim. |
Indicador Regra para o Cálculo de Consumo para Imóvel Condomínio | Caso o parâmetro para o cálculo do consumo esteja marcado com a opção “Sim”, a anormalidade será utilizada; Caso a opção seja “Não”, o sistema ignora a regra, fazendo com que a leitura informada seja levada em consideração no calculo, independentemente do histórico de consumo. |
Indicador de Uso | Caso a anormalidade de consumo esteja ativa, informe a opção “Ativo”, caso contrário, marque a opção “Inativo”. |
MODELO DE RELATÓRIO: ANORMALIDADES DE CONSUMO CADASTRADAS
= Tela de Sucesso =
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema remove um ou mais itens marcados no checkbox. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório contendo as Anormalidades de Consumo cadastradas. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados nas bases de dados. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN