A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração dos dados ou exclusão) de clientes já existentes na base de dados. A funcionalidade pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Cliente > Manter Cliente. |
Feito isso, o sistema exibe a tela Filtrar Cliente. Após o filtro dos clientes para atualização de dados, a tela abaixo é visualizada:
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Atenção: esta funcionalidade não permite atualizar dados do cliente parametrizado como Cliente Usuário Desconhecido. Esta tela permite que você escolha a opção de manutenção que deseja fazer:
Para Alterar um cliente, clique sobre o link existente no campo Nome do cliente, que o sistema irá apresentar a tela para que você efetue a atualização das informações do cliente que você selecionou.
Para a CAERN e DESO, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um Registro de Atendimento aberto na situação Pendente, e que esteja associado ao cliente selecionado para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o encerramento do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você tenha Permissão Especial (ALTERAR CLIENTE SEM RA) não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você não tenha Permissão Especial e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: Não existe RA que permita manutenção para o cliente.
Para efetuar a Exclusão de clientes da base de dados, você deve efetuar dois procedimentos:
Você pode selecionar mais de um cliente para exclusão, ou todos os clientes da tela, clicando sobre o link Todos, existente no cabeçalho da tabela. Se clicar mais de uma vez sobre o link, o sistema irá selecionar e desmarcar a seleção dos clientes sucessivamente. Para solicitar a geração de um relatório com as informações dos clientes selecionados (conforme modelo AQUI), clique sobre o botão com a imagem de uma impressora , que fica no canto inferior direito da tela. O sistema apresentará uma janela solicitando que você escolha o formato de saída do relatório. Escolha o formato e clique no botão Gerar. Para instruções mais detalhadas de como gerar o relatório, clique em Informações - Como Gerar Relatório. Além da alteração e exclusão de clientes, esta opção também permite a emissão de um relatório com o resultado do filtro informado. Há restrição quanto às alterações realizadas nos dados dos clientes corporativos e corporativos telemedidos aos usuários que tenham a permissão especial Alterar Dados Cliente Corporativo. Criada permissão especial Alterar Dados Cliente Corporativo. A funcionalidade foi alterada para que os clientes dos tipos Corporativos e Corporativos Telemedidos sejam restritos aos usuários que tenham a permissão especial Alterar Dados Cliente Corporativo. Caso o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados será exibida a mensagem de permissão negada. A funcionalidade Manter Cliente é constituída por três links: Inicialmente, o sistema apresenta a tela Filtrar Cliente para que seja efetuado o filtro do(s) clientes(s) que se deseja efetuar a manutenção. Após a execução do filtro, o sistema irá apresentar a tela Manter Cliente (acima) com a relação dos clientes pesquisados; ou irá, direto, para a tela Atualizar Cliente. O sistema irá para a tela Manter Cliente, com a relação dos clientes pesquisados, quando o campo (check-box) Atualizar (tela Filtrar Cliente) estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1. O sistema irá, direto, para a tela Atualizar Cliente, quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo Atualizar estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1. Caso você deseje alterar as informações de um cliente já existente na base de dados, então mantenha o campo Atualizar marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, a apresentação de uma tela intermediária será evitada. Caso a sua opção seja pela exclusão de clientes já existentes, então o campo Atualizar deverá ser desmarcado, pois, obrigará que o sistema apresente a tela Manter Cliente, independentemente da quantidade de registros selecionados. O sistema apresenta uma tabela com a relação de clientes selecionados, de acordo com os argumentos de pesquisa informados na tela Filtrar Cliente. A relação dos clientes selecionados estará classificada pelo nome do cliente, que, também, tem um link para que você possa selecionar o cliente que deseja alterar. Caso no critério de pesquisa informado tenham sido selecionados mais de 10 (dez) clientes, o sistema irá montar um mecanismo de paginação ao final da página. Clicando sobre o número da página, você poderá navegar para as demais páginas. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Utilize este botão para remover um ou mais itens selecionados. | |
Utilize este botão para retornar à tela de filtro. | |
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do relatório de Clientes Cadastrados. |
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