Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:manter_contrato_de_demanda
A Versão Mais Recente deste documento é um rascunho.DiffEsta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (04/08/2015 19:18) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Essa é uma revisão anterior do documento!


Manter Contrato de Demanda

O objetivo desta funcionalidade é alterar ou remover o contrato de demanda cadastrado no sistema GSAN, podendo ser acessada no caminho: Gsan > Faturamento > Manter Contrato de Demanda.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização do contrato de demanda, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido»”.

Atualização realizada por outro usuário

  • Caso o usuário esteja tentando atualizar um contrato de demanda e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, será exibida a mensagem “Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.

Contrato de demanda possui vínculos no sistema

  • Caso o usuário tenha selecionado um contrato de demanda que possua outros vínculos no sistema, será exibida a mensagem “Não é possível excluir o(s) contrato de demanda(es) selecionado(s) devido a vínculos com outras informações.”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno

Valida Data

  • Caso a Data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem “Data Inválida”.

Data Fim anterior a Data Início

  • Caso a Data Início do Contrato seja superior à Data Fim do Contrato informada, será exibida a mensagem “Data Início do Contrato deve ser anterior ou igual à Data Fim do Contrato”.

Verifica existência do contrato de demanda

  • Caso o código do contrato já exista no sistema, será exibida a mensagem “Contrato de Demanda já existe no cadastro”.

Validar informação de Data de Encerramento e Motivo de Cancelamento

  • Caso seja informado o campo Data de Encerramento e não seja informado o campo Motivo de Cancelamento, será exibida a mensagem “Informe Motivo de Cancelamento”.
  • Caso seja informado o campo Motivo de Cancelamento e não seja informado o campo Data de Encerramento, será exibida a mensagem “Informe Data de Encerramento”.

Data Encerramento anterior a Data Início

  • Caso a Data de Encerramento do Contrato informada seja anterior à Data de Início do Contrato, será exibida a mensagem “Data de Encerramento do Contrato deve ser igual ou superior à Data de Início do Contrato”.

Verifica existência de dados

  • Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» inexistente” e cancela a operação.
  • Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção” e cancela a operação.

Verifica contrato de demanda encerrado

  • Caso o imóvel informado tenha um contrato de demanda que não foi encerrado, o sistema não permite alterar o contrato e será exibida a mensagem “O imóvel «xxxxxxx» possui um contrato de demando não encerrado.”.

Informe os parâmetros que julgar necessário, e clique no botão .


Após a execução do filtro, o sistema exibe a tela abaixo, contendo os itens cadastrados que atenderam aos parâmetros informados.

Para remover um ou mais itens, marque o(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para excluir todos os itens, clique no hiperlink Todos, em seguida, clique no botão .

Para atualizar um item, clique no hiperlink do campo “Descrição”.

Após clicar no hiperlink do campo “Descrição”, o sistema exibe a tela “Atualizar Contrato de Demanda”. Faça as modificações que julgar necessário e clique no botão .


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Número do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe o número do contrato de demanda, com no máximo 10 (dez) caracteres.
Imóvel(*)Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para pesquisar o imóvel desejado. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Data de Inicio do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe uma data válida para o inicio do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
A data informada neste campo será replicada para a data de fim do contrato, mas permite alteração.
Data de Fim do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe uma data válida para o fim do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
A data exibida pode ser alterada.
Data de Encerramento do ContratoInforme uma data válida para o encerramento do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Motivo de CancelamentoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.


Tela de Sucesso



= Funcionalidade dos Botões =

(% height=“205” width=“821” %)




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/manter_contrato_de_demanda.1438715911.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)