Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:manter_contrato_de_demanda
A Versão Mais Recente deste documento é um rascunho.DiffEsta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (27/06/2016 17:39) é um Rascunho.
Approvals: 0/1
A Versão Anteriormente Aprovada (14/10/2015 19:11) está disponível.Diff

Essa é uma revisão anterior do documento!


Manter Contrato de Demanda

O objetivo desta funcionalidade é alterar ou remover o contrato de demanda cadastrado no sistema GSAN. Ela pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Faturamento > Manter Contrato de Demanda.

Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Preencha acima os campos que julgar necessários e clique em . O sistema efetua algumas validações:

  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização do contrato de demanda, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido»”.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar um contrato de demanda e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, será exibida a mensagem “Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.
  • Contrato de demanda possui vínculos no sistema:
    • Caso o usuário tenha selecionado um contrato de demanda que possua outros vínculos no sistema, será exibida a mensagem “Não é possível excluir o(s) contrato de demanda(es) selecionado(s) devido a vínculos com outras informações”.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno.
  • Validar Data:
    • Caso a Data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem “Data Inválida”.
  • Data Fim anterior a Data Início:
    • Caso a Data Início do Contrato seja superior à Data Fim do Contrato informada, será exibida a mensagem “Data Início do Contrato deve ser anterior ou igual à Data Fim do Contrato”.
  • Verificar existência do contrato de demanda:
    • Caso o código do contrato já exista no sistema, será exibida a mensagem “Contrato de Demanda já existe no cadastro”.
  • Validar informação de Data de Encerramento e Motivo de Cancelamento:
    • Caso seja informado o campo Data de Encerramento e não seja informado o campo Motivo de Cancelamento, será exibida a mensagem “Informe Motivo de Cancelamento”.
  • Caso seja informado o campo Motivo de Cancelamento e não seja informado o campo Data de Encerramento, será exibida a mensagem “Informe Data de Encerramento”.
  • Data Encerramento anterior a Data Início:
    • Caso a Data de Encerramento do Contrato informada seja anterior à Data de Início do Contrato, será exibida a mensagem “Data de Encerramento do Contrato deve ser igual ou superior à Data de Início do Contrato”.
  • Verifica existência de dados
    • Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» inexistente” e cancela a operação.
    • Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem “Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção” e cancela a operação.
  • Verifica contrato de demanda encerrado
    • Caso o imóvel informado tenha um contrato de demanda que não foi encerrado, o sistema não permite alterar o contrato e será exibida a mensagem “O imóvel «xxxxxxx» possui um contrato de demando não encerrado”.

Após as validações, o sistema executa o filtro e exibe a tela abaixo, contendo os itens cadastrados que atenderam aos parâmetros informados:

Atualize as informações, realizando as modificações que julgar necessárias e clique no botão .

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Número do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe o número do contrato de demanda, com no máximo 10 (dez) caracteres.
Imóvel(*)Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para pesquisar o imóvel desejado. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Data de Inicio do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe uma data válida para o inicio do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
A data informada neste campo será replicada para a data de fim do contrato, mas permite alteração.
Data de Fim do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe uma data válida para o fim do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
A data exibida pode ser alterada.
Data de Encerramento do ContratoInforme uma data válida para o encerramento do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Motivo de CancelamentoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.


Tela de Sucesso

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema executa o filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados, link Pesquisar Imóvel.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) item(ns) marcados no checkbox.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados referente ao contrato de demanda.



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/manter_contrato_de_demanda.1467049155.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)