
Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (13/10/2016 13:00) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Manter Diâmetro do Hidrômetro
O objetivo desta funcionalidade é permitir a manutenção (alteração ou exclusão) do diâmetro de um hidrômetro cadastrado. Ela pode ser acessada via Menu de Sistema por dois caminhos:
Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:
Observação
Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Marque o checkbox do campo Atualizar para que o sistema exiba a tela Atualizar Diâmetro do Hidrômetro, caso só exista um registro que atenda aos parâmetros de pesquisa informados. Caso o checkbox esteja desmarcado e mais de um hidrômetro atenda aos parâmetros de pesquisa, será exibida a tela Manter Diâmetro de Hidrômetro, onde será possivel escolher qual o registro deve ser atualizado, clicando no link do campo Descrição.
Atenção: por solicitação da Casal, os hidrômetros cadastrados possuem um novo formato de numeração: 5×7.
Depois, preencha os campos com os parâmetros que julgar necessários e clique no botão . Com base nos parâmetros informados, é exibida a tela com os registros que atenderam ao filtro:
Para excluir um ou mais itens da tela acima, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s) ou selecione todos os itens clicando no link Todos. Em seguida, clique no botão .
Ao clicar no botão , o sistema gera o relatório contendo os dados da tela Manter Diâmetro do Hidrômetro, conforme modelo AQUI.
Para atualizar os dados do diâmetro do hidrômetro, clique no link correspondente do campo Descrição. Feito isso, o sistema acessa a tela para atualização:
Acima, preencha os campos obrigatórios Descrição, Descrição Abreviada, Número da Ordem e Indicador de Uso (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI). Em seguida, clique no botão . O sistema executa algumas validações:
- Verificar preenchimento dos campos:
- Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização do diâmetro do hidrômetro, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido».
- Atualização realizada por outro usuário:
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um diâmetro do hidrômetro e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
- Verificar sucesso da transação:
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.
Tela de Sucesso
Relatório com os Diâmetros Cadastrados
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Código | Informado pelo sistema e não permite alteração. |
Descrição | Campo obrigatório - Informe a descrição do diâmetro, com no máximo 20 (vinte) caracteres. |
Descrição Abreviada | Campo obrigatório - Informe a descrição abreviada do diâmetro, com no máximo 5 (cinco) caracteres. |
Número da Ordem | Campo obrigatório - Informe o número da ordem de serviço que gerou a solicitação para atualizar os dados, com no máximo 4 (quatro) caracteres. |
Valor a ser cobrado por depreciação | Informe com no máximo 3 inteiros e dois decimais, o valor a ser cobrado por depreciação, na forma mensal de uma taxa de compensação. |
Tipo do Débito | Informe o tipo de débito relativo à depreciação do hidrômetro com no máximo 4 dígitos ou clique em ![]() ![]() |
Indicador de Uso | Campo obrigatório - Informe a opção Ativo para o registro permanecer em uso no sistema; caso contrário, selecione a opção Inativo. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema remove um ou mais itens marcados no checkbox. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório contendo os diâmetros dos hidrômetros cadastrados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados nas bases de dados. |