A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração ou exclusão) de imóveis já existentes na base de dados. A funcionalidade pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Imóvel > Manter Imóvel. |
Além da alteração e exclusão de imóveis, esta opção também permite a emissão de um relatório com o resultado do filtro informado. Há restrição quanto às alterações realizadas nos dados dos clientes corporativos e corporativos telemedidos aos usuários que tenham a permissão especial Alterar Dados Cliente Corporativo. |
Essa permissão especial foi criada para que os clientes dos tipos Corporativos e Corporativos Telemedidos sejam restritos. Caso o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados, será exibida a mensagem de permissão negada. |
Nas opções Incluir Imóvel e Manter Imóvel, caso o Indicador de Atualização Cadastral esteja marcado com SIM para os setores e quadras, seus respectivos campos não ficarão disponibilizados. Inicialmente, o sistema apresenta a tela Filtrar Imóvel para que seja efetuado o filtro do(s) imóveis(s) que se deseja efetuar a manutenção. Após a execução do filtro, o sistema apresentará a tela Manter Imóvel, com a relação dos imóveis pesquisados; ou irá, direto, para a tela Atualizar Imóvel. O sistema irá para a tela Manter Imóvel, com a relação dos imóveis pesquisados, quando o campo (check-box) Atualizar estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior que 1. O sistema irá direto para a tela Atualizar Imóvel quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo Atualizar estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1. O quadro, abaixo, apresenta as condições possíveis e a tela a ser apresentada. |
Campo Atualizar | Qtd. Registros Selecionados | Tela Apresentada |
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Marcado | 1 registro | Atualizar Imóvel |
Marcado | mais de 1 registro | Manter Imóvel |
Desmarcado | 1 registro | Manter Imóvel |
Desmarcado | mais de 1 registro | Manter Imóvel |
Portanto, caso você deseje alterar as informações de um imóvel já existente na base de dados, mantenha o campo Atualizar marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, a apresentação de uma tela intermediária será evitada. Caso a sua opção seja pela exclusão de imóveis já existentes, então o campo Atualizar deverá ser desmarcado, pois, obrigará que o sistema apresente a tela Manter Imóvel, independente da quantidade de registros selecionados. A funcionalidade restringe as alterações cadastrais nos imóveis associados a clientes específicos como: usuário, proprietário, ou responsável, apenas, para usuários com permissão especial. Criada a permissão especial Atualizar Dados de Imóveis Associados a Clientes Específicos. Na funcionalidade Manter Imóvel, caso o imóvel se enquadre na situação supracitada e o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados, será exibida a mensagem de permissão negada, padrão do sistema. Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar os clientes que só poderão ter os imóveis alterados pelos usuários com permissão especial. Foram alteradas as funcionalidades Inserir Cliente e Atualizar Cliente, para a colocação do indicador de atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial. Caso o indicador esteja marcado como Sim, não será possível atualizar os imóveis ligados a este cliente, sem que o usuário tenha permissão especial. O indicador tem o valor default NÃO e só poderá ser alterado por usuários que tenham a permissão especial. Foi criado um processo que encaminhará o imóvel excluído para o ambiente virtual. A exclusão só será efetivamente concluída após a aprovação da exclusão e fechamento do faturamento. Na funcionalidade Manter Imóvel, ao excluirmos um imóvel, esta exclusão não será concluída imediatamente. O imóvel ficará no ambiente virtual aguardando uma autorização para exclusão. No momento da exclusão, o sistema informará: Este imóvel está em processo de faturamento. A exclusão do imóvel somente será efetivada no encerramento do faturamento. Confirma exclusão no encerramento do faturamento?. Se a opção for Sim, o sistema irá encaminhar a exclusão para o ambiente virtual para aprovação. Caso contrário, a exclusão não será efetuada, voltando à tela anterior. Na tela de aprovação será possível efetuar a confirmação de uma exclusão do imóvel, que só será efetivada no momento em que ocorrer o fechamento do faturamento. Ao ocorrer o fechamento do faturamento, haverá um processo que efetivará, em definitivo, a exclusão do imóvel. Enquanto a exclusão não estiver efetivada em definitivo, caso o usuário consulte o imóvel, será informado: Imóvel será excluído após o fechamento do faturamento. Quando da alteração da inscrição na opção Manter Imóvel, o sistema verifica se existe alteração registrada na sala virtual (para matrícula que tenha vindo da rotina de Ressetorização) e que ainda não tenha sido autorizada. Se existir, o sistema exibe a mensagem Já existe alteração de inscrição para a matrícula na Sala Virtual Registrada através da Rotina de Ressetorização. Ajustes na Rotina de Ressetorização - quando a alteração da inscrição for pela rotina de ressetorização (Batch), o sistema verifica, durante a geração dos registros para a sala virtual, se existe uma alteração de inscrição para a matrícula, registrada pela opção Manter Imóvel e que ainda não tenha sido autorizada. Se existir, o registro gerado pela opção Manter Imóvel deve ser cancelado. Por solicitação da CAERN, o sistema foi adequado para aceitar a exclusão de um imóvel com débito vencido ou a vencer, na funcionalidade Manter Imóvel que, além de alterar a situação do imóvel para excluído, serão alteradas as situações da ligação de água e de esgoto com a nova situação criada Cancelada/Inexistente e o perfil do imóvel para Cancelado/Inexistente. A situação da ligação de água e de esgoto (e o perfil do imóvel) serão guardados antes da exclusão. Na Aba Endereço foi incluído um campo para que seja informada uma observação no momento da exclusão do imóvel. Caso a situação de água ou esgoto no Informar Parâmetros do Sistema, aba Atendimento/Segurança, não estejam informadas, o sistema não permite a exclusão de imóvel com débito. No caso de exclusão, atualiza somente o indicador de exclusão. Por solicitação da Compesa, se ocorrer alteração do cliente proprietário ou usuário e, caso o cliente esteja associado a outro imóvel como Cliente Usuário, com o imóvel na situação Tarifa Social, o imóvel pesquisado será excluído da Tarifa Social, passando para a situação Normal, e o motivo da exclusão cadastrado para a tarifa social será Proprietário/usuário em mais de um imóvel. |
No momento de abrir um registro de atendimento, na aba Dados Gerais, foi criado o Tipo de Especificação Conta Braille, associado ao Tipo de Solicitação ALTERAÇÃO CADASTRAL, tratada na abertura da RA, a ser tramitado automaticamente, criado para Unidade destino ATUALIZAÇÃO CADASTRAL definida pela CAERN, possibilitando ao usuário solicitar através da funcionalidade Loja Virtual, opção: Solicitar Conta em Braille. Procedimentos para Habilitar o imóvel para gerar Conta Braille:
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Após percorrer o Menu de sistema GSAN > Cadastro > Imovel > Manter Imóvel, a funcionalidade Filtrar Imóvel é acessada. Preencha os campos necessários e clique no botão . Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo: |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Ao clicar no link do campo Endereço Imóvel o sistema abrirá a tela Atualizar Imóvel. O sistema apresenta uma tabela com a relação de imóveis selecionados, de acordo com os argumentos de pesquisa informados na tela Filtrar Imóvel. A relação dos imóveis selecionados estará classificada pela matrícula do imóvel. Na tela apresentada com o resultado do filtro existe um link no endereço do imóvel para que você possa selecionar o imóvel que deseja alterar. Caso, para o critério de pesquisa informado, tenham sido selecionadas mais de 10 imóveis, o sistema irá montar um mecanismo de paginação no final da página. Clicando sobre o número da página, você poderá navegar para as demais páginas. Esta tela permite que você escolha a opção de manutenção que deseja fazer:
Para alterar um imóvel, clique sobre o link existente no endereço do imóvel, que o sistema irá apresentar a tela para que você efetue a atualização das informações do imóvel que você selecionou. Para efetuar a exclusão de imóveis da base de dados, você deve efetuar dois procedimentos: 1) Selecionar os imóveis que deseja excluir, clicando sobre o campo (check-box) existente na coluna mais à esquerda da tabela; 2) Clicar no botão para solicitar ao sistema que efetue a remoção dos imóveis selecionados. Você pode selecionar mais de um imóvel para exclusão, ou todos os imóveis da tela, clicando sobre o link Todos, existente no cabeçalho da tabela. Se clicar mais de uma vez sobre o link, o sistema irá selecionar e desmarcar a seleção dos imóveis sucessivamente. No campo Observação da exclusão, informe os motivos da exclusão dos imóveis selecionados. Para solicitar a geração de um relatório com as informações dos imóveis selecionados, clique sobre o botão com a imagem de uma impressora , que fica no canto inferior direito da tela. O sistema apresentará uma janela solicitando que você escolha o formato de saída do relatório. Escolha o formato e clique no botão Gerar. Para instruções mais detalhadas, clique em: como gerar o relatório. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Ao clicar neste botão, o sistema remove o item selecionado da base de dados. | |
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro. | |
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do relatório contendo os dados do item selecionado. |
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