Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:operacional:manter_sistema_de_abastecimento
Esta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (31/08/2017 01:11) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Essa é uma revisão anterior do documento!


Manter Sistema de Abastecimento

O objetivo desta funcionalidade é manter os dados do sistema de abastecimento cadastrado no GSAN, podendo ser acessada no caminho: Gsan > Operacional > Sistema de Abastecimento > Manter Sistema de Abastecimento.

As empresas que utilizam a versão do Gsan em Postgree, a funcionalidade pode ser acessada através do caminho Gsan > Operacional >Manter Sistema de Abastecimento.

O usuário seleciona a opção “Manter Sistema de Abastecimento” e o sistema, inicialmente, exibe a tela de filtro, para que sejam informados os parâmetros, que podem ser filtrados pelas seguintes opções:

  • Código;
  • Descrição;
  • Descrição Abreviada;
  • Tipo de Captação;
  • Fonte de Captação;
  • Indicador de Uso.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização do sistema de abastecimento, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido»” e retornar para o passo correspondente no fluxo principal.

Atualização realizada por outro usuário

  • Caso o usuário esteja tentando atualizar um sistema de abastecimento e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem “Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno.

Verifica existência da fonte

  • Caso o código da fonte informado não exista no sistema, será exibida a mensagem “Fonte de Captação inexistente”.

Informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão .


Com base nos parâmetros informados, o sistema exibe a tela resultante do filtro, conforme abaixo.

Para excluir um ou mais itens, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para remover todos os itens, clique no hiperlink Todos e, em seguida, clique no botão .

Para gerar o relatório dos sistemas cadastrados clique no botão , conforme modelo apresentado abaixo.


Para atualizar um item, clique no hiperlink do campo “Descrição”, Tela “Manter Sistema de Abastecimento”, e será exibida a tela abaixo. Faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão .


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Descrição(*)Campo obrigatório - Informe a descrição do sistema de abastecimento, com no máximo 20 (vinte) caracteres.
Descrição Abreviada(*)Campo obrigatório - Informe a descrição abreviada do setor de abastecimento, com no máximo 06 (seis) caracteres.
Indicador de UsoMarque a opção “Ativo” para o ítem que se encontra disponível para uso no sistema, caso contrário, marque a opção “Inativo”.
Tipo de CaptaçãoInforme o código do tipo de captação, ou clique no botão para selecionar o tipo desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Fonte de CaptaçãoInforme o código da fonte de captação, com no máximo 3 (três) digitos, ou clique no botão para selecionar a fonte desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.


MODELO DE RELATÓRIO: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO CADASTRADOS


Tela de Sucesso


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove das bases de dados o(s) item(ns) selecionado(s) no checkbox.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema gera o relatório SISTEMAS DE ABASTECIMENTO CADASTRADOS.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados nas bases de dados.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/operacional/manter_sistema_de_abastecimento.1504141869.txt.gz · Última modificação: 28/06/2018 13:59 (edição externa)