A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta tela faz parte do processo Manter Cliente, e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, neste caso deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. |
Para a CAERN, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um Registro de Atendimento aberto na situação Pendente, e que esteja associado ao cliente selecionado na Manter Cliente para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o encerramento do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você tenha Permissão Especial não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você não tenha Permissão Especial e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: Não existe RA que permita manutenção para o cliente. |
O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Efetue as alterações que desejar, e clique no botão Concluir, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em cinco abas:
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada. A aba Pessoa tem uma característica diferente das demais abas. Ela terá uma formatação diferente, dependendo do tipo do cliente. Em função do tipo do cliente informado na aba anterior (Nome e Tipo), é que o sistema irá formatar a aba Pessoa, entre as opções: Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. |
Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Por solicitação da CAEMA, foi incluído o campo Documento Validado, de preenchimento obrigatório e visualizado apenas para esta empresa, sendo inicializado pelo sistema com a opção Não. Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa física da MANAM clique AQUI. Criada Permissão Especial para alterar a situação de Validado para Não Validado. Inicialmente, todos os clientes terão o CPF / CNPJ como Não Validado. No caso de inclusão de Cliente através da funcionalidade Inserir Cliente, o Cliente será cadastrado na situação de Não Validado. Atenção: o campo No. Documento é visualizado pela DESO. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo RG. Já o campo Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta é visualizado para todas as empresas e seu preenchimento é obrigatório. Marcar SIM neste campo, significa dizer que, para o cliente que está sendo atualizado, a impressão do CPF/CNPJ na conta será visualizada completa; se for marcado NÃO a visualização do CPF/CNPJ é feita com máscara. Exemplo: 663-XXX-XXX-63. No caso de o cliente ser Pessoa Jurídica, o procedimento é semelhante, conforme exemplo AQUI. Atenção: para marcar a opção SIM, é necessário possuir permissão especial. Caso contrário, o campo Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta fica desabilitado. Por solicitação da CASAL, os campos: CPF, RG, Data de Emissão, Órgão Expedidor, Estado, Data de Nascimento, Sexo e Nome da Mãe são visualizados como preenchimento obrigatório: Após a Validação, o CPF/CNPJ não mais poderá ser alterado, a não ser por usuário que possua Permissão Especial. Procedimentos a serem adotados na Atualização Cadastral através do Mobile:
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Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. Para acessar a tela de atualização dos dados do cliente pessoa jurídica da MANAM clique AQUI. |
A aba Pessoa tem uma característica diferente das demais abas. Ela terá uma formatação diferente, dependendo do tipo do cliente. Em função do tipo do cliente informado na aba anterior (Nome e Tipo), é que o sistema irá formatar a aba Pessoa, entre as opções: Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.
Campo | Orientações de Preenchimento |
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Cliente Responsável Superior | Informe o código de um cliente do tipo pessoa jurídica, existente na base de dados, e tecle Enter, ou clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa dos clientes responsáveis. Após a informação do código de um cliente existente, ou da seleção de um cliente na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade Pesquisar Responsável, clique aqui. |
CNPJ | Informe o número do CNPJ do cliente com 14 dígitos. Regra associada: O sistema irá verificar se o número é válido. Caso o indicador para aceitar CNPJ já cadastrado para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CNPJ para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa. |
Ramo de Atividade | Selecione, na lista apresentada, o ramo da atividade do cliente que você está inserindo. |
Atividade Econômica | Informe a atividade econômica do tipo de pessoa jurídica existente na base de dados, e tecle Enter, ou clique em , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup onde será possível efetuar a pesquisa. |
Inscrição Estadual | Informe a inscrição estadual do cliente, com até 14 dígitos. |
Estado | Selecione, na lista apresentada, o Estado do cliente que você está inserindo. Regra associada: Campo obrigatório, caso a Inscrição Estadual seja informada. |
Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta | Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma máscara. Exemplo: 663-XXX-XXX-63. Regra associada: caso você não tenha permissão especial para alterá-lo, o campo segue desabilitado. |
Campo | Orientação para Preenchimento |
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CPF | Campo obrigatório para algumas empresas. Informe o número do CPF do cliente com 11 dígitos. Regra associada: O sistema irá verificar se o número é válido. Caso o indicador para aceitar CPF já cadastrado para outro cliente esteja igual a 2, o sistema permite cadastrar o mesmo CPF para mais de um cliente. Caso contrário, o sistema acusa a duplicidade e retorna para o passo correspondente no fluxo principal. Campo pode ser opcional, dependendo da parametrização da empresa. |
No. Documento / RG | Campo obrigatório para algumas empresas. Este campo é composto pelos campos relacionados abaixo. Regra associada: Ao informar um dos campos que compõem o RG, os demais, obrigatoriamente, deverão ser informados. Número do RG: Informe o número do RG do cliente com no máximo 13 dígitos. O sistema irá verificar se o número informado é válido. Data de Emissão: Informe a data de emissão do RG, ou clique no botão do calendário , para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. A data de emissão do RG não pode ser superior à data corrente, nem inferior à data de nascimento, caso este campo tenha sido informado. Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente. Órgão Expedidor: Selecione o órgão expedidor do RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. Estado: Selecione estado da federação que emitiu o RG, entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. O campo No. Documento é visualizado pela DESO. Ele permite caracteres alfanuméricos, que possibilitam a inserção de número de passaporte (para estrangeiros) no lugar do número da identidade. Para as demais empresas, o campo é substituído pelo RG. |
Data de Nascimento | Campo obrigatório para algumas empresas. Informe a data de nascimento do cliente, ou clique no botão do calendário , para selecionar a data a partir do calendário. Ao digitar a data não é necessário informar as barras, pois o sistema as coloca automaticamente. Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário, que é acionada ao se clicar no campo correspondente. |
Profissão | Selecione a profissão, entre as profissões apresentadas na lista. |
Sexo | Campo obrigatório para algumas empresas. Selecione o sexo do cliente entre as opções apresentadas na lista associada ao campo. |
Nome da Mãe | Campo obrigatório para algumas empresas. Informe por extenso o nome da mãe do cliente. |
Raça/Cor | Selecione a raça/cor do cliente, entre as opções disponíveis na lista. |
Nacionalidade | Selecione a nacionalidade do cliente, entre as opções disponíveis na lista. |
Estado Civil | Selecione o estado civil do cliente, entre as opções disponíveis na lista. |
Indicador de impressão CPF/CNPJ sem Máscara na 2ª via da conta | Campo obrigatório. Define se o CPF/CNPJ do cliente será visualizado em conta de maneira completa, ou se protegido por uma máscara. Exemplo: 663-XXX-XXX-63. |
Renda | Campo Opcional, informe o valor da Renda do Cliente |
Óbito | Campo Opcional, informe se o cliente está vivo com o valor SIM/NÃO |
Caso você retorne para a aba anterior (Nome e Tipo) e modifique o tipo do cliente, modificando, também, o tipo da pessoa; o sistema irá apresentar uma tela, comunicando a perda das informações para o tipo antigo e solicitando a confirmação da operação. Confirmando a operação o sistema irá desprezar as informações anteriores e formatar a tela com os campos do novo tipo em branco. |
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Manter Cliente. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do cliente tiver sido realizada com sucesso. Cliente de código (Código do Cliente) atualizado com sucesso. O sistema apresentará três opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
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Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do imóvel que esta sendo atualizado. Basta posicionar o mouse sobre o botão, que o sistema apresentará a janela com o resumo. |
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Estando com a aba formatada para Pessoa Jurídica, este botão será apresentado para acionar a funcionalidade Pesquisar Responsável. | |
Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente. | |
Estando na aba formatada para Pessoa Física, ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir do calendário. Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário, link Pesquisar Data - Calendário. | |
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior. | |
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba. |
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Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente. | |
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, e posicionará na aba Nome e Tipo. | |
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal. | |
Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela Manter Cliente ou a tela Filtrar Cliente. | |
Utilize este botão (visualizado para a MANAM) para remover o número do CPF cadastrado e inserir outro. | |
Utilize este botão (visualizado para a MANAM) para remover o número do CNPJ cadastrado e inserir outro. |