Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:processo_de_telemetria
A Versão Mais Recente deste documento é um rascunho.DiffEsta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (31/01/2018 14:58) é um Rascunho.
Approvals: 0/1
A Versão Anteriormente Aprovada (23/06/2015 21:24) está disponível.Diff

Essa é uma revisão anterior do documento!


Funcionalidades Mais Acessadas

Processo de Telemetria

Este processo tem como objetivo orientar os usuários sobre a medição individualizada dos prédios, onde as leituras são realizadas via telemetria.

O processo é composto pelos seguintes procedimentos:

  1. Atualizar Perfil do Imóvel, inicialmente, o usuário atualiza o perfil do imóvel no GSAN, na funcionalidade: Manter Imóvel, Aba Característica, (caminho GSAN > Cadastro > Imovel > Manter Imóvel), selecionando a opção Imóvel Telemedido. - O imóvel com perfil telemedido não é gerado no arquivo de dados para leitura, através do dispositivo móvel.
  2. Processar Leitura Via Telemetria, que deve ser acionada pela empresa responsável por fornecer os dados das leituras realizadas, passando para o GSAN via parâmetro, através do serviço Processar Requisição Telemetria disponibilizado no GSAN no endereço Webservice: “http://servidor/gsan/processarRequisicaoTelemetriaAction.do? dadosTelemetria = DADOS";
    1. O sistema fará a gravação dos dados nas tabelas:
      1. Movimento de telemetria (para cada processamento realizado):
        1. Data do Envio;
        2. Quantidade de leituras;
      2. Movimento de telemetria Registro (para cada Leitura recebida):
        1. Data/Hora da Leitura;
        2. Número da Inscrição;
        3. Matrícula do imóvel;
        4. Número da Leitura;
        5. Número do hidrômetro;
        6. Indicador do status de leitura processada;
      3. Será realizada a consistência/gravação das leituras no GSAN, executando a funcionalidade de Consistir Leitura Telemetria.
      4. Consistir Leitura Telemetria para realizar as consistências dos dados gravados.
      5. Inconsistências encontradas, serão gravadas na tabela de log e retornadas para o operador, conforme o tipo de inconsistência ocorrida, com a descrição na tabela de Telemetria Retorno Motivo;
        1. Caso não exista inconsistência, será recuperado o Grupo de Faturamento do Imóvel, passando as matrículas e leituras recebidas, marcando este(s) registro(s) na tabela Movimento de Telemetria Registro como processado, através das funcionalidades:
          1. Consistir Leituras;
          2. Calcular Consumos;
          3. Atualizar Leituras;
  3. Consultar Dados Rejeitados Telemetria, possibilita que o usuário consultar os dados rejeitados durante a transmissão de leituras;
  4. Consultar Leituras Transmitidas Via Telemetria, possibilita que o usuário consultar os dados das leituras transmitidas;
  5. Retornar Dados Imóvel / Conta Telemetria: esta funcionalidade Webservice é acionada via parâmetro Matrícula e Indicador de Poço (1 para não poço, 2 para poço), com o seguinte tratamento:
    1. Caso não exista a matrícula o sistema retorna Matrícula não cadastrada;
    2. Caso exista a matrícula, mas o indicador de poço passado é incompatível com o imóvel, o sistema retorna Matrícula com indicador de poço incompatível;
    3. Caso exista a matrícula e o indicador de poço seja compatível com o imóvel, o sistema retorna as seguintes informações:
      1. Matrícula do imóvel;
      2. Tipo de Ligação;
      3. Inscrição do imóvel: (código da localidade + código do setor comercial + número da quadra + número do lote + número do sublote);
      4. Categoria do imóvel: (Descrição da principal categoria do imóvel);
      5. Subcategoria do Imovel: (Descrição da principal subcategoria do imóvel);
      6. Grupo de faturamento;
      7. Nome da gerência da localidade do imóvel;
      8. Nome da localidade do imóvel;
      9. Número do hidrômetro;
      10. Data da instalação do hidrômetro;
      11. Data de vencimento do hidrômetro;
      12. Média de consumo;
      13. Ultima referência (mês/ano) faturada;
      14. Leitura da ultima referência;
      15. Consumo faturado da ultima referencia;
      16. Valor da conta para ultima referência;
      17. Data de vencimento da conta para ultima referência;
      18. Data de pagamento da ultima conta paga;
      19. Valor total do débito do imóvel;
      20. Total de contas em aberto.


Fluxo do Processo de Telemetria

Para melhor entendimento do processo de telemetria, apresentamos abaixo os fluxos:

  1. Atualizar Perfil do Imóvel;
  2. Processar Leitura Via Telemetria;
  3. Consultar Leituas Transmitidas Via Telemetria;
  4. Consultar Dados Rejeitados Telemetria; e
  5. Retornar Dados do Imóvel Telemetria.



Referências

Termos Principais

Micromedição



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/processo_de_telemetria.1517410682.txt.gz · Última modificação: 31/01/2018 14:58 por tadeu.sarmento