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Este processo tem como objetivo orientar aos usuários sobre a separação dos débitos dos clientes e imóvel.
Para efetuar a alteração do vínculo de clientes com imóvel e contas, inicialmente o usuário deve abrir um R.A. - Registro de Atendimento para o imóvel que deseja efetuar a alteração do vínculo.
Nesse Registro de Atendimento, o usuário deve selecionar os parâmetros abaixo, conforme tela a seguir:
Com o Registro de Atendimento aberto e ainda pendente, o usuário deverá acessar a funcionalidade GSAN > Faturamento > Conta > Alterar Vinculo de Clientes com Imóvel e Contas e informar a matrícula do imóvel para efetuar as alterações desejadas. Conforme tela a seguir:
Após informar a matrícula do imóvel desejado, o sistema irá carregar os dados referentes ao imóvel, bem como todos os vínculos existentes de clientes com o imóvel informado, conforme tela a seguir:
Com a tela carregada, o usuário tem as seguintes opções:
Após efetuar as alterações desejadas, o usuário deverá selecionar o botão para concluir as alterações. Nesse momento, o sistema irá fazer as seguintes validações:
Para efetuar a alteração de vínculos, é necessário que tenha sido efetuada alguma inclusão ou remoção. A simples alteração das datas não se configura como uma alteração. Dessa forma, caso deseje apenas alterar uma data, deverá remover esse vínculo e inseri-lo novamente.
Para que o período esteja todo preenchido, a “data de início de vínculo” do novo cliente deverá ser igual a “data de fim de vínculo” do cliente anterior.
Após essas validações, o sistema irá efetuar as alterações solicitadas e encerrará, automaticamente, o registro de atendimento.
Na aba “Dados Adicionais” da funcionalidade GSAN > Atendimento ao Público > Consultar Imóvel será exibida uma lista de todo o histórico de clientes com o imóvel, conforme tela a seguir:
O histórico dos vínculos da conta, são exibidas na funcionalidade de “Consultar Conta”, separando os clientes atuais e anteriores, conforme tela a seguir:
Na funcionalidade GSAN > Atendimento ao Público > Emitir Segunda Via da Conta Sem Taxa, caso o cliente da conta seja diferente do cliente atual do imóvel, e o parâmetro “Perguntar o Cliente que Será Impresso na 2a Via da Conta” esteja ativo, o sistema irá perguntar qual o cliente deverá ser impresso na segunda via, conforme telas a seguir:
Além de permitir a emissão da conta, de acordo com o que foi selecionado, o sistema também irá armazenar o histórico das emissões de segunda via e a respectiva opção selecionada (Cliente Conta ou Cliente Atual). Esse histórico é exibido na aba “Documento Cobrança” da funcionalidade de GSAN > Atendimento ao Público > Consultar Imóvel, conforme tela a seguir:
Na aba “Débitos do imóvel” da funcionalidade de GSAN > Atendimento ao Público > Consultar Imóvel foi incluída uma lista dos débitos separados por cliente, conforme tela a seguir:
Para essa opção, o usuário deverá expandir o(s) cliente(s) que deseja incluir no extrato, clicando no hiperlink do valor do débito, selecionar os débitos que deverão ser incluídos e selecionar o botão . Nessa opção, caso selecione débitos de apenas um cliente, o extrato sairá em nome do cliente selecionado. Caso contrário, será emitido um extrato do imóvel.
A opção “Emitir Extrato de Débitos por Cliente”, a qual permitirá emitir um extrato com todos os débitos do imóvel, para isso o usuário deverá selecionar o botão .
Para melhor entendimento do Processo Separação dos Débitos Clientes e Imóvel, apresentamos abaixo os fluxos:
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