A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Forma abreviada para Registro de Atendimento.
Conjunto de procedimentos adotados pelo poder público, ou mesmo por iniciativa privada, de forma a reduzir ou eliminar as perdas e os desperdícios no uso dos recursos hídricos, melhorando a eficiência das captações, na condução e tratamento de águas brutas, bem como na distribuição e consumo de água tratada.
Corresponde à limitação do consumo dos recursos hídricos, de forma a garantir a distribuição racional para todos os usuários, em conseqüência de uma situação hidrológica crítica, nomeadamente as secas prolongadas.
Processo natural ou artificial através do qual um aquífero recebe água proveniente do ciclo hidrológico de forma direta, ou indiretamente através de outra formação, lago ou rio.
O mesmo que faturamento bruto.
O mesmo que faturamento líquido.
Valor do faturamento da Companhia de Saneamento e Abastecimento , no que diz respeito às atividades de produção e distribuição de água, coleta, tratamento e disposição final de esgotos, além das receitas indiretas de outros serviços prestados. É o mesmo que faturamento líquido (ou receita líquida).
Valor faturado decorrente da prestação do serviço de abastecimento de água, resultante exclusivamente da aplicação de tarifas.
Valor faturado decorrente da prestação do serviço de esgotamento sanitário, resultante exclusivamente da aplicação de tarifas.
Valor faturado decorrente das atividades-fim da Companhia de Saneamento e Abastecimento, resultante da exclusiva aplicação das tarifas. Resultado da soma da Receita Operacional Direta de Água e Receita Operacional Direta de Esgoto.
Valor faturado decorrente da prestação de outros serviços vinculados aos serviços de água ou de esgotos, mas não contemplados na tarifação: ligações, religações, sanções, manutenção de hidrômetros, acréscimos por impontualidade etc.
Resultado da soma da Receita Operacional Direta (Água, Esgoto e Água Exportada) e da Receita Operacional Indireta.
Cobrança de valores já faturados em meses anteriores.
Volume de água, subterrânea ou superficial, disponível para qualquer uso durante determinado período de tempo, numa determinada região.
Recursos que se esgotam ou que quando explorados e, ultrapassado determinado limite, fica inviabilizada a sua renovação dentro dos limites da vida humana.
Recursos que podem ser renovados por via natural ou artificial, num período de tempo relativamente curto.
Conjunto de canalizações, compreendendo coletores, coletores-tronco, interceptores, emissários, estações elevatórias, sifões invertidos e órgãos acessórios destinados ao transporte das águas residuárias até um local predeterminado.
Conjunto de tubulações e peças acessórias interligadas, instaladas ao longo das vias públicas ou nos passeios, junto às unidades ou prédios, conduzindo a água aos pontos de consumo (moradias, escolas, hospitais etc.).
É o processo utilizado para retificação, cancelamento ou inclusão de faturas(contas).
É considerada um agrupamento de municípios com interesse de integração de ações de desenvolvimento e investimentos. Cada município será associado a uma Região de Integração - RI.
Documento eletrônico ou impresso que tem por objetivo registrar as solicitações de serviço e reclamações dos clientes, bem como acompanhar e controlar a sua execução.
Intervenção procedida no ramal predial de água para remoção de dispositivos de vedação, visando à regularização do abastecimento ao imóvel onde foi efetuado o corte.
O mesmo que aquífero.
Obra de engenharia que tem as finalidades de funcionar como volantes da distribuição, atendendo à variação horária do consumo, assegurar uma reserva de água para combate a incêndios, manter uma reserva de água para atender a condições de emergência (acidentes, reparos nas instalações etc.), atender à demanda nos casos de interrupções de energia elétrica (sistemas com recalques) e manutenção de pressões na rede distribuidora.
Todos os resíduos sólidos ou semi-sólidos que não têm utilidade, originados em residências, indústrias, comércio, instituições, hospitais e logradouros públicos e cuja composição ou quantidade não permite que se escoe livremente.
Pessoa ou empresa responsável pelo pagamento dos débitos de determinada ligação.
Reinstalação do ramal predial de água no imóvel onde foi efetuada a supressão, visando à regularização do abastecimento.
Intervenção procedida no ramal predial de esgoto para remoção de dispositivos de obstrução, visando à regularização da coleta de esgoto do imóvel onde foi efetuado o tamponamento.
Resultado de análise físico-químico-bacteriológica, que ficou situado fora dos valores de referência adotados como padrão pela Portaria 518/04 do Ministério da Saúde.
A revisão do volume de água/volume esgotado do imóvel, procedida pela Companhia de Saneamento e Abastecimento anteriormente à entrega da fatura ao cliente, por detecção de possíveis anormalidades.
A revisão do volume de água/volume esgotado do imóvel, procedida pela Companhia de Saneamento e Abastecimento após emissão e distribuição das faturas mensais, em decorrência de questionamento do cliente.