A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
O objetivo desta funcionalidade é fornecer um relatório com a posição, mensal e consolidada das contas a receber, a vencer e vencidas, sendo os vencidos por faixa de dias de atraso. Os valores são gerados após o processamento dos encerramentos do faturamento e arrecadação, fornecendo, dessa forma, uma posição referente ao final do mês de referência com os valores que já foram contabilizados. |
Esta opção pode ser acessada via Menu do Sistema, através do caminho: GSAN > Relatório > Cobrança > R0990 - Relatório Documentos A Receber. Atenção: Para utilizar essa funcionalidade, é preciso ser rodado a rotina (Processo) que gera os dados na tabela. Para inserir ou consultar o Processo ver o módulo Batch. Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir: |
Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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As informações do relatório são abertas por categoria (RESIDENCIAL, COMERCIAL, INDUSTRIAL e PUBLICO) e por tipo de documento (CONTA, DEBITO A COBRAR, GUIA DE PAGAMENTO e CRÉDITO A REALIZAR). As faixas de dias em atraso podem ser alteradas, sendo que, na solicitação do relatório, as faixas definidas como padrão são apresentadas e é permitido ao usuário solicitante adicionar e/ou remover faixas. Este relatório é bastante utilizado pela área financeira das empresas de saneamento, uma vez que permite analisar o perfil dos créditos a receber dos usuários por categoria e por dias de atraso, podendo também ser usado para definição de políticas de cobrança, pois, como se sabe, quanto mais antigo um débito, mais difícil é o seu recebimento. Além disso, algumas categorias de imóveis são mais difíceis de negociar, como por exemplo, imóveis enquadrados na categoria pública. No filtro para solicitação do relatório, é possível selecionar uma ou mais categorias, um ou mais perfis de imóvel e também uma ou mais esferas de poder, permitindo que a análise seja focada em um universo específico de imóveis com débito. Ainda no filtro, é possível que o solicitante informe vários níveis de totalização, permitindo a visualização do relatório pelo Total do Estado, Gerência Regional, Unidade de Negócio ou Localidade. Antes de gerar o relatório, o sistema efetua algumas validações:
Dito isso, preencha os campos obrigatórios Mês e ano de referencia do Resumo e Opções de Totalização. Clique agora no botão . O sistema visualiza a tela a seguir: |
Nela, adicione obrigatoriamente a faixa de dias vencidos e preencha os campos obrigatórios: Descrição da Faixa, Valor Inicial da Faixa e Valor Final da Faixa. Observação: Se o valor informado na faixa estiver contido em algum intervalo de faixa já cadastrado, o sistema notificará, informando que o valor informado está contido em outra faixa já cadastrada. Ex: Se já existir uma faixa 1-15, você não poderá criar uma faixa 10-20 (pois o valor 10 está contido na faixa já criada). Depois de inserir a faixa, a tela retorna com os campos Faixas de dias vencidos preenchidos: |
Ao clicar em , o relatório será criado com base no que foi solicitado: |
Lembrando que os campos com os totais, exibem a quantidade de documentos e o valor dos documentos acumulados para as categorias Privadas (Residencial Comercial e Industrial). Além disso, a coluna Total traz a soma dos valores da Categoria Particular (residencial+comercial+industrial) com os valores da Categoria Pública. No final do quadro, onde são apresentados os valores vencidos de CONTA e GUIA DE PAGAMENTO, distribuidos por faixa de valores, é incluído o total de valores vencidos da CONTA (somatório dos valores das faixas) e o total de valores vencidos de GUIAS DE PAGAMENTO (somatório dos valores das faixas). Observação: todos os filtros informados constam no cabeçalho. O relatório gerado é um acumulado dos documentos até o ano/mês de referência; porém, não será apresentado o posicionamento de referência do mês anterior ao especificado. |
Campo | Preenchimento dos Campos |
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Mês/Ano de Referência | Campo obrigatório. Informe o período para a geração do relatório no formato DD/AAAA. |
Tipo de Categoria | Selecione o tipo de categoria, entre as opções disponibilizadas pelo sistema. |
Categoria | Selecione a categoria, entre as opções disponibilizadas pelo sistema. |
Perfil do Imóvel | Selecione o perfil do imóvel, entre as opções disponibilizadas pelo sistema. |
Esfera de Poder | Selecione a esfera de poder, entre as opções disponibilizadas pelo sistema. |
Opção de Totalização | Campo obrigatório. Selecione a opção de totalização, entre as opções disponibilizadas pelo sistema. |
Ger. Regional | Selecione a gerência regional, entre as opções disponibilizadas pelo sistema. |
Unidade de Negócio | Selecione uma das empresas disponibilizadas pelo sistema. |
Localidade | Selecione a localidade, entre as opções disponibilizadas pelo sistema ou clique em para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido ao lado do campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique em ao lado do campo de exibição. |
Descrição da Faixa | Campo obrigatório. Informe a faixa de dias de atraso do documento a receber. |
Valor Inicial da Faixa | Campo obrigatório. Informe o valor inicial da faixa de dias de atraso do documento a receber. |
Valor Final da Faixa | Campo obrigatório. Informe o valor final da faixa de dias de atraso do documento a receber. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar faixas de dias vencidos para geração do relatório. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. | |
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. | |
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.. | |
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do relatório resumo, com base nos parâmetros informados. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite fechar a tela de popup. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite inserir a faixa de dias vencidos para documentos a vencer. |
R0990 - Relatório Documentos A Receber
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