A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Esta opção do sistema permite a retificação de contas dos imóveis vinculados a um macromedidor e foi feita inicialmente para a DESO. O acesso a esta funcionalidade pode ser realizado através do Menu do sistema, no caminho: GSAN > Faturamento > Conta > Retificar Contas Medição Individualizada. Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo: |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Acima, você visualiza a tela para retificação de volumes do condomínio e/ou das unidades individualizadas associadas a um imóvel condomínio com forma de faturamento Rateio com conta faturada para o macromedidor. Para acessá-la, é preciso que o usuário tenha uma permissão especial. Para a retificação, informe obrigatoriamente a Matrícula do Imóvel Condomínio e Mês/Ano do Faturamento no formato MM/AAAA. Em seguida, clique em . O sistema visualiza os dois cenários das telas abaixo. Esses cenários dependem do fato de a conta do imóvel condomínio já ter sido paga ou não: |
Acima, temos o cenário da conta paga. Nesse caso, os ajustes efetuados através da funcionalidade geram ou um crédito a realizar ou um débito a cobrar para o valor de água das unidades Individualizadas e/ou o valor de esgoto das unidades individualizadas, dependendo dos valores anteriores e atuais. |
Acima, temos o cenário da conta não paga. Nesse caso, o sistema apresenta o campo: Opção de Atualização: Retificar Conta ou Gerar um ajuste para conta subsequente, visualizado logo acima do quadro para consulta com os dados do imóvel condomínio.
Porém, para gerar tanto o ajuste quanto a retificação da conta em aberto refaturada, é preciso clicar, no quadro Contas dos Imóveis, sobre a matrícula do imóvel condomínio (diferenciado dos demais nas telas 2 e 3 pela cor vermelha) ou de um ou mais dos imóveis das unidades individuais. Feito isso, você seleciona a conta ou as contas que deseja retificar. Para cada conta selecionada é apresentada a tela com os dados da conta faturada, conforme exemplos AQUI: |
Note que na Tela 5 existe a observação A conta não será retificada, os novos valores de água/esgoto serão considerados para geração de um débito ou crédito na conta da próxima referência do macromedidor e na Tela 6 não há. Isso porque a primeira já está paga, o que só permite o ajuste e a segunda está em aberto, estando a retificação ou o ajuste dependendo do que for selecionado na Tela 3, em resposta à pergunta sobre a retificação ou o ajuste. Aliás, sem selecionar a opção da Tela 3, o sistema não permite que você passe para a Tela 5, visualizando a seguinte mensagem de crítica: |
Voltando: tanto na Tela 5 quanto na Tela 6, os campos habilitados para retificar as contas selecionadas são:
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Em seguida, retorna para a Tela 2, trazendo agora os detalhes da conta retificada e o botão habilitado para confirmar a operação: |
Acima, no quadro Contas a Retificar verifique as contas retificadas na funcionalidade, e confirme os dados. Caso queira excluir a conta retificada, clique em . Para confirmar a retificação, clique em . |
Campo | Preenchimento dos Campos |
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Matrícula do Imóvel Condomínio | Campo obrigatório. Informe a matrícula do imóvel condomínio ou clique em e pesquise AQUI. |
Mês/Ano do Faturamento | Campo obrigatório. Informe o mês e o ano do faturamento, no formato MM/AAAA. |