Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:seguranca:bloquear_desbloquear_acesso_usuario
A Versão Mais Recente deste documento é um rascunho.DiffEsta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (06/11/2015 18:45) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Essa é uma revisão anterior do documento!


Bloquear Desbloquear Acesso Usuário

O acesso do usuário às funcionalidades do GSAN pode ser bloqueado ou desbloqueado. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho Gsan > Segurança > Acesso > Usuário > Bloquear Desbloquear Acesso Usuário.

O usuário seleciona a opção “Bloquear Desbloquear Acesso Usuário”, o sistema exibe a tela para que sejam informados os dados para bloqueio/desbloqueio de acesso ao sistema, em seguida clique no botão .

  • O Gestor recebe comunicado de afastamento do funcionário, prestador de serviço, ou estagiário.
  • O Gestor cadastra período e motivo do afastamento, ficando registrados em histórico.
  • Caso o usuário seja afastado temporariamente, fica bloqueado no sistema se o período for superior a 15 (quinze) dias.

Opcionalmente, o Gestor pode atribuir um Espelho ao funcionário substituto, o qual fica com os mesmos poderes de acesso do funcionário afastado.

Na funcionalidade de Bloquear/Desbloquear usuário, quando informado o espelho para um usuário que estiver sendo bloqueado, serão colocadas as permissões especiais no usuário que será o seu espelho e o(s) grupo(s) de acesso(s).

Na Funcionalidade de login, como o usuário espelho pode ter mais de um grupo de acesso do usuário que foi bloqueado, quando acabar o bloqueio, todos os grupos que não são do usuário espelho serão retirados, assim como as permissões especiais.

Caso o usuário seja afastado definitivamente, o sistema fará o bloqueio sem data de término para o usuário e, em caso de retorno, o usuário é tratado como sendo um novo, podendo ser aproveitado os dados existentes e proceder como um novo processo de solicitação de acesso.

Verifica existência do login

  • Caso o login não exista, será exibida a mensagem “O login « Login » não existe. Informe outro”.

Verifica situação do usuário

  • Caso o usuário esteja com a senha pendente e a opção do tipo de afastamento seja igual a 3 (Nenhum), então será exibida a mensagem “Este usuário está em processo de confirmação de alteração de senha. Não é possível a realização desta funcionalidade.”.

Verifica nova situação do usuário

  • Caso o usuário selecione a nova situação do usuário igual a situação atual, será exibida a mensagem “Nova Situação do Usuário deve ser diferente da Situação Atual « xxxxxxxxxxxxx »”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “« descrição da função » efetuada com sucesso”.

Informar Afastamento Definitivo

  • Quando ocorrer o afastamento definitivo, o sistema exibe a mensagem “Usuário associado ao login informado foi afastado definitivamente do sistema GSAN”.

Valida Data Inicial

  • Caso a data inicial seja inválida, será exibida a mensagem “Data inválida”.
  • Caso a data inicial seja inferior a data atual, será exibida mensagem 'Data Inicial de Afastamento deve ser superior ou igual a data atual'.

Valida Data Final

  • Caso a data final seja inválida, será exibida a mensagem “Data inválida”.
  • Caso a data final seja inferior a data inicial, será exibida mensagem 'Data Final de Afastamento deve ser superior a data inicial'.
  • Caso a data final seja inferior a data atual, será exibida mensagem 'Data Final de Afastamento deve ser superior ou igual a data atual'.

Valida Usuário Espelho

  • Caso o usuário espelho seja afastado definitivamente do sistema, será exibida mensagem 'Usuário espelho informado foi afastado definitivamente do sistema'.
  • Caso o usuário espelho esteja cumprindo período de afastamento, será exibida mensagem 'Usuário espelho informado está afastado temporariamente do sistema'.
  • Caso o usuário espelho não esteja com o código da situação correspondente a 'ATIVO', será exibida mensagem 'Usuário espelho informado não está na situação ATIVO'.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Login(*)Campo Obrigatório - Informe o “Login” a ser bloqueado/desbloqueado, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. O nome do usuário será exibido ao lado do login.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Situação do UsuárioO sistema exibe a situação de acesso do usuário no GSAN, por exemplo:
“Se está Ativo”; ou
“Senha Pendente”.
Tipo de afastamentoEscolha uma das opções:
“Temporário”;
“Definitivo”; ou
“Nenhum”.
Caso a opção escolhida seja “Nenhum”, as informações ficarão disponíveis, apenas, para alteração de informação.
Motivo de AfastamentoSelecione o motivo do afastamento, conforme opções apresentadas pelo sistema.
Quando o “Motivo do Afastamento” for Afastamento Temporário, o sistema exibe somente as opções que estão relacionadas com a temporaridade do afastamento (ex.: Férias).
Período de AfastamentoInforme as datas, no formato dd/mm/aaaa, referente ao período de afastamento do usuário, ou selecione uma data clicando no botão , link Pesquisar Data - Calendário, ao lado do campo.
Será possível alterar a data de afastamento para uma data anterior a cadastrada.
Usuário EspelhoInforme o “Login” do usuário espelho“ (que substituirá no período de afastamento), ou selecione clicando no botão ao lado do campo.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
ObservaçãoCampo livre para descrever informações consideradas importantes com até 300 (trezentos) caracteres.


1 Funcionalidade dos Botões

{table} Botão
|Descrição da Funcionalidade
 {image:Lupa.gif}| Ao clicar neste botão, o sistema abre um popup permitindo pesquisar o conteúdo do campo por várias opções.
 {image:Borracha.gif}| Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
 {image:Calendario.gif}| Ao clicar neste botão, o sistema abre o calendário para seleção da data deseja, link [Pesquisar Datas>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario].  {image:Limpar.jpg}| Ao clicar neste botão, o sistema limpa as informações exibidas na tela.  {image:cancelar.jpg}| Ao clicar neste botão, o sistema cancela a transação e retorna à tela principal.  {image:concluir.jpg}|  Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do bloqueio/desbloqueio com base nos parâmetros informados.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/seguranca/bloquear_desbloquear_acesso_usuario.1446835513.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)