Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:seguranca:bloquear_desbloquear_acesso_usuario
Esta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (31/08/2017 01:11) é um Rascunho.
Approvals: 0/1
A Versão Anteriormente Aprovada (06/11/2015 18:53) está disponível.Diff

Essa é uma revisão anterior do documento!


Bloquear Desbloquear Acesso Usuário

O acesso do usuário às funcionalidades do GSAN pode ser bloqueado ou desbloqueado. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho Gsan > Segurança > Acesso > Usuário > Bloquear Desbloquear Acesso Usuário.

O usuário seleciona a opção “Bloquear Desbloquear Acesso Usuário”, o sistema exibe a tela para que sejam informados os dados para bloqueio/desbloqueio de acesso ao sistema, em seguida clique no botão .

  • O Gestor recebe comunicado de afastamento do funcionário, prestador de serviço, ou estagiário.
  • O Gestor cadastra período e motivo do afastamento, ficando registrados em histórico.
  • Caso o usuário seja afastado temporariamente, fica bloqueado no sistema se o período for superior a 15 (quinze) dias.

Opcionalmente, o Gestor pode atribuir um Espelho ao funcionário substituto, o qual fica com os mesmos poderes de acesso do funcionário afastado.

Na funcionalidade de Bloquear/Desbloquear usuário, quando informado o espelho para um usuário que estiver sendo bloqueado, serão colocadas as permissões especiais no usuário que será o seu espelho e o(s) grupo(s) de acesso(s).

Na Funcionalidade de login, como o usuário espelho pode ter mais de um grupo de acesso do usuário que foi bloqueado, quando acabar o bloqueio, todos os grupos que não são do usuário espelho serão retirados, assim como as permissões especiais.

Caso o usuário seja afastado definitivamente, o sistema fará o bloqueio sem data de término para o usuário e, em caso de retorno, o usuário é tratado como sendo um novo, podendo ser aproveitado os dados existentes e proceder como um novo processo de solicitação de acesso.

Verifica existência do login

  • Caso o login não exista, será exibida a mensagem “O login « Login » não existe. Informe outro”.

Verifica situação do usuário

  • Caso o usuário esteja com a senha pendente e a opção do tipo de afastamento seja igual a 3 (Nenhum), então será exibida a mensagem “Este usuário está em processo de confirmação de alteração de senha. Não é possível a realização desta funcionalidade.”.

Verifica nova situação do usuário

  • Caso o usuário selecione a nova situação do usuário igual a situação atual, será exibida a mensagem “Nova Situação do Usuário deve ser diferente da Situação Atual « xxxxxxxxxxxxx »”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “« descrição da função » efetuada com sucesso”.

Informar Afastamento Definitivo

  • Quando ocorrer o afastamento definitivo, o sistema exibe a mensagem “Usuário associado ao login informado foi afastado definitivamente do sistema GSAN”.

Valida Data Inicial

  • Caso a data inicial seja inválida, será exibida a mensagem “Data inválida”.
  • Caso a data inicial seja inferior a data atual, será exibida mensagem 'Data Inicial de Afastamento deve ser superior ou igual a data atual'.

Valida Data Final

  • Caso a data final seja inválida, será exibida a mensagem “Data inválida”.
  • Caso a data final seja inferior a data inicial, será exibida mensagem 'Data Final de Afastamento deve ser superior a data inicial'.
  • Caso a data final seja inferior a data atual, será exibida mensagem 'Data Final de Afastamento deve ser superior ou igual a data atual'.

Valida Usuário Espelho

  • Caso o usuário espelho seja afastado definitivamente do sistema, será exibida mensagem 'Usuário espelho informado foi afastado definitivamente do sistema'.
  • Caso o usuário espelho esteja cumprindo período de afastamento, será exibida mensagem 'Usuário espelho informado está afastado temporariamente do sistema'.
  • Caso o usuário espelho não esteja com o código da situação correspondente a 'ATIVO', será exibida mensagem 'Usuário espelho informado não está na situação ATIVO'.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Login(*)Campo Obrigatório - Informe o “Login” a ser bloqueado/desbloqueado, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. O nome do usuário será exibido ao lado do login.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Situação do UsuárioO sistema exibe a situação de acesso do usuário no GSAN, por exemplo:
“Se está Ativo”; ou
“Senha Pendente”.
Tipo de afastamentoEscolha uma das opções:
“Temporário”;
“Definitivo”; ou
“Nenhum”.
Caso a opção escolhida seja “Nenhum”, as informações ficarão disponíveis, apenas, para alteração de informação.
Motivo de AfastamentoSelecione o motivo do afastamento, conforme opções apresentadas pelo sistema.
Quando o “Motivo do Afastamento” for Afastamento Temporário, o sistema exibe somente as opções que estão relacionadas com a temporaridade do afastamento (ex.: Férias).
Período de AfastamentoInforme as datas, no formato dd/mm/aaaa, referente ao período de afastamento do usuário, ou selecione uma data clicando no botão , link Pesquisar Data - Calendário, ao lado do campo.
Será possível alterar a data de afastamento para uma data anterior a cadastrada.
Usuário EspelhoInforme o “Login” do usuário espelho“ (que substituirá no período de afastamento), ou selecione clicando no botão ao lado do campo.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
ObservaçãoCampo livre para descrever informações consideradas importantes com até 300 (trezentos) caracteres.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.
Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.
Ao clicar neste botão, o sistema abre o calendário para seleção da data desejada, link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do bloqueio/desbloqueio com base nos parâmetros informados.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/seguranca/bloquear_desbloquear_acesso_usuario.1504141869.txt.gz · Última modificação: 10/07/2018 12:30 (edição externa)