
Approvals: 0/1 A Versão Anteriormente Aprovada (06/11/2015 18:53) está disponível.

Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Bloquear Desbloquear Acesso Usuário
O acesso do usuário às funcionalidades do GSAN pode ser bloqueado ou desbloqueado. A funcionalidade pode ser acessada através do caminho Gsan > Segurança > Acesso > Usuário > Bloquear Desbloquear Acesso Usuário.
O usuário seleciona a opção “Bloquear Desbloquear Acesso Usuário”, o sistema exibe a tela para que sejam informados os dados para bloqueio/desbloqueio de acesso ao sistema, em seguida clique no botão .
- O Gestor recebe comunicado de afastamento do funcionário, prestador de serviço, ou estagiário.
- O Gestor cadastra período e motivo do afastamento, ficando registrados em histórico.
- Caso o usuário seja afastado temporariamente, fica bloqueado no sistema se o período for superior a 15 (quinze) dias.
Opcionalmente, o Gestor pode atribuir um Espelho ao funcionário substituto, o qual fica com os mesmos poderes de acesso do funcionário afastado.
Na funcionalidade de Bloquear/Desbloquear usuário, quando informado o espelho para um usuário que estiver sendo bloqueado, serão colocadas as permissões especiais no usuário que será o seu espelho e o(s) grupo(s) de acesso(s).
Na Funcionalidade de login, como o usuário espelho pode ter mais de um grupo de acesso do usuário que foi bloqueado, quando acabar o bloqueio, todos os grupos que não são do usuário espelho serão retirados, assim como as permissões especiais.
Caso o usuário seja afastado definitivamente, o sistema fará o bloqueio sem data de término para o usuário e, em caso de retorno, o usuário é tratado como sendo um novo, podendo ser aproveitado os dados existentes e proceder como um novo processo de solicitação de acesso.
Verifica existência do login
- Caso o login não exista, será exibida a mensagem “O login « Login » não existe. Informe outro”.
Verifica situação do usuário
- Caso o usuário esteja com a senha pendente e a opção do tipo de afastamento seja igual a 3 (Nenhum), então será exibida a mensagem “Este usuário está em processo de confirmação de alteração de senha. Não é possível a realização desta funcionalidade.”.
Verifica nova situação do usuário
- Caso o usuário selecione a nova situação do usuário igual a situação atual, será exibida a mensagem “Nova Situação do Usuário deve ser diferente da Situação Atual « xxxxxxxxxxxxx »”.
Verifica sucesso da transação
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “« descrição da função » efetuada com sucesso”.
Informar Afastamento Definitivo
- Quando ocorrer o afastamento definitivo, o sistema exibe a mensagem “Usuário associado ao login informado foi afastado definitivamente do sistema GSAN”.
Valida Data Inicial
- Caso a data inicial seja inválida, será exibida a mensagem “Data inválida”.
- Caso a data inicial seja inferior a data atual, será exibida mensagem 'Data Inicial de Afastamento deve ser superior ou igual a data atual'.
Valida Data Final
- Caso a data final seja inválida, será exibida a mensagem “Data inválida”.
- Caso a data final seja inferior a data inicial, será exibida mensagem 'Data Final de Afastamento deve ser superior a data inicial'.
- Caso a data final seja inferior a data atual, será exibida mensagem 'Data Final de Afastamento deve ser superior ou igual a data atual'.
Valida Usuário Espelho
- Caso o usuário espelho seja afastado definitivamente do sistema, será exibida mensagem 'Usuário espelho informado foi afastado definitivamente do sistema'.
- Caso o usuário espelho esteja cumprindo período de afastamento, será exibida mensagem 'Usuário espelho informado está afastado temporariamente do sistema'.
- Caso o usuário espelho não esteja com o código da situação correspondente a 'ATIVO', será exibida mensagem 'Usuário espelho informado não está na situação ATIVO'.
Preenchimento dos Campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Login(*) | Campo Obrigatório - Informe o “Login” a ser bloqueado/desbloqueado, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Situação do Usuário | O sistema exibe a situação de acesso do usuário no GSAN, por exemplo: “Se está Ativo”; ou “Senha Pendente”. |
Tipo de afastamento | Escolha uma das opções: “Temporário”; “Definitivo”; ou “Nenhum”. Caso a opção escolhida seja “Nenhum”, as informações ficarão disponíveis, apenas, para alteração de informação. |
Motivo de Afastamento | Selecione o motivo do afastamento, conforme opções apresentadas pelo sistema. Quando o “Motivo do Afastamento” for Afastamento Temporário, o sistema exibe somente as opções que estão relacionadas com a temporaridade do afastamento (ex.: Férias). |
Período de Afastamento | Informe as datas, no formato dd/mm/aaaa, referente ao período de afastamento do usuário, ou selecione uma data clicando no botão ![]() Será possível alterar a data de afastamento para uma data anterior a cadastrada. |
Usuário Espelho | Informe o “Login” do usuário espelho“ (que substituirá no período de afastamento), ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Observação | Campo livre para descrever informações consideradas importantes com até 300 (trezentos) caracteres. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo. |
![]() | Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema abre o calendário para seleção da data desejada, link Pesquisar Data - Calendário. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do bloqueio/desbloqueio com base nos parâmetros informados. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN