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ajuda:seguranca:inserir_solicitacao_de_acesso
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Inserir Solicitação de Acesso

O objetivo desta funcionalidade é incluir uma nova solicitação de acesso ao GSAN, para funcionários da empresa ou prestadores de serviços, informando  o superior hierárquico responsável pela autorização do acesso.

A funcionalidade pode ser acessada no Caminho: Gsan > Segurança > Acesso > Solicitação de Acesso > Inserir Solicitação de Acesso.

O sistema exibirá a Matrícula e nome do usuário que efetuou o “login” (na tela Inserir Solicitação de Acesso).

Verifica existência de dados

  • Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem “Tabela « nome da tabela » inexistente” e cancela a operação.
  • Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem “Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção” e cancela a operação.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da Solicitação de Acesso, será exibida a mensagem “Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado »”.

Verifica sucesso da operação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Solicitação de Acesso inserida com sucesso.

Verifica existência da Unidade Organizacional

  • Caso o código da unidade organizacional não exista no sistema, será exibida a mensagem “Unidade Organizacional inexistente”.

Valida CPF

  • Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, ou o número do CPF estejam com todos os dígitos repetidos, será exibida a mensagem “CPF inválido”.
  • Caso exista outro usuário cadastrado com o mesmo número do CPF:
    • Caso a solicitação de acesso esteja AUTORIZADA:
      • Caso o usuário cadastrado para este CPF tenha situação igual a “INATIVO”, o sistema guarda a solicitação anterior.
      • Caso contrário, exibe a mensagem “Usuário com CPF « CPF informado » já cadastrado.”.
    • Caso contrário, exibe a mensagem “Já existe uma Solicitação Acesso cadastrada para este CPF aguardando autorização.”.

Valida Data

  • Caso a data informada não seja uma data válida, será exibida a mensagem “Data de nascimento informada inválida.”.
  • Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 18 anos de idade, será exibida a mensagem “O funcionário terá que possuir, no mínimo, 18 anos de idade”.

Verifica existência do funcionário

  • Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, será exibida a mensagem “Funcionário inexistente”.

Valida Período

  • Caso o Inicio do período seja maior que o Fim do Período, será exibida a mensagem “Período Inválido”.
  • Caso a diferença de meses entre o período inicial e o final seja superior a 12 meses, exibir a mensagem “Período de cadastramento não pode ser superior a 12 meses” e retornar para o passo correspondente no fluxo principal.


Na funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (podendo ser por nível ou por grupo especial), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado.

A funcionalidade contempla a abrangência dos usuários e a verificação se o usuário terá apenas um grupo de acesso.

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Funcionário Solicitante: 
Matrícula(*)Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário solicitante, ou selecione a matrícula clicando no botão ao lado do campo.
O sistema trará o nome correspondente a matrícula informado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Funcionário Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico: 
Matrícula(*)Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário superior hierárquico, ou selecione a matrícula clicando no botão ao lado do campo.
O sistema trará o nome correspondente a matrícula informado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Notificar Responsável por E-mailCaso a opção informada seja “Sim”, o sistema encaminhará um e-mail automático para o autorizador, caso seja “Não”, o e-mail não será encaminhado.
Usuário Responsável por Revalidar Usuário que está sendo inserido: 
Matrícula/CPF(*)Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela revalidação, ou o CPF em caso de prestador de serviço, ou selecione clicando no botão ao lado do campo.
O sistema exibirá o nome correspondente a matrícula informada.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Pesquisa do Usuário para Preenchimento dos Campos 
Matrícula/CPFInforme a matrícula do usuário, ou selecione a matrícula clicando no botão ao lado do campo, ou o CPF em caso de prestador de serviço, o sistema trará o nome correspondente a matrícula informado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.


 

Dados do Usuário 
Tipo de usuário(*)Campo obrigatório - Deverá ser escolhida uma das opções oferecidas pelo sistema.
Caso tenha sido escolhida a opção de notificar responsável por e-mail = “Sim”, e o tipo de usuário seja Prestador de Serviço, o sistema envia uma mensagem contendo o nome do prestador de serviço, solicitando a liberação para o grupo de acesso solicitado.
Caso a solicitação seja para funcionário, a mensagem será dada contendo os dados do funcionário e solicitando a liberação de acesso para o grupo solicitado.
EmpresaEste campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e estará disponível para seleção quando o Tipo de Usuário for “Prestador de Serviço”.
Quando o usuário for funcionário, o campo será exibido, mas não permite alteração.
Matrícula do FuncionárioInforme a matrícula do funcionário, caso o Tipo de Usuário não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão ao lado do campo.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Nome do UsuárioInforme o nome do usuário quando o Tipo de Usuário for prestador de serviço.
Se a opção escolhida no Tipo de Usuário for diferente de prestador de serviço este campo ficará indisponível.
Número do CPF(*)Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário.
Data de Nascimento(*)Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Data - Calendário, ao lado do campo.
Unidade de Lotação(*)Campo obrigatório - Informe o código da unidade administrativa da empresa, ou selecione clicando no botão ao lado do campo.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Este campo poderá ser modificado pelo usuário.
Login(*)Campo obrigatório - Caso o Tipo de Usuário seja “Prestador de Serviço” deverá ser preenchido com o CPF do solicitante de acesso.
Caso seja funcionário, deverá ser preenchido com a matrícula.
E-mail(*)Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com um e-mail válido.
Este campo poderá ser modificado pelo usuário.
Período de Cadastramento(*)Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com as datas de inicio e fim do período de cadastramento.
O campo data tem o formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Opcionalmente poderá ser escolhida a data clicando no botão , link Pesquisar Data - Calendário, ao lado do campo.
Este campo poderá ser modificado pelo usuário.
Competência para RetificaçãoEste campo deverá ser preenchido com a competência para retificação, com o número de vezes a média de consumo.
Acesso do Usuário: 
Abrangência do Acesso(*)Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Gerência RegionalCaso a “Abrangência do Acesso” selecionada seja GERÊNCIA REGIONAL este campo será habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Unidade de NegócioCaso a “Abrangência de Acesso” selecionada seja UNIDADE DE NEGÓCIO este campo será habilitado, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
LocalidadeCaso a “Abrangência do Acesso” selecionada seja LOCALIDADE este campo será habilitado.
Informe o código da localidade ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Localidade, ao lado do campo.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
NívelSelecionar uma das opções de Grupo de Acesso ao qual o solicitante ficará vinculado.
EspecialSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Permissões EspeciaisNeste quadro são disponibilizadas as permissões especiais, que poderão ser liberadas para o solicitante.
Marque/Desmarque uma ou mais opções no(s) checkbox(s) correspondente(s).


O campo “Competência para Retificação” foi incluído na funcionalidade de Inserir/Atualizar/Autorizar solicitação de acesso.

A funcionalidade de Retificar Contas foi alterada para verificar se o usuário logado no sistema tem competência para retificar conta. Caso não possua, a retificação só será permitida se o grupo ao qual o usuário pertence tiver essa competência.

A funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso deverá ter uma permissão especial para preencher esse campo (competência de retificação).

Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:

  • Verificar se o funcionário, que foi informado como responsável da autorização, têm permissão para esse tipo de operação;
  • Verificar se o usuário, que foi informado para revalidar senha de acesso, têm permissão para esse tipo de operação;
  • Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA), onde esses grupos só serão exibidos para seleção na solicitação de acesso, quando o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais.

Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades ”Inserir Solicitação de Acesso“ e ”Manter Solicitação de Acesso“, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema fará o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas.

Por exemplo, no e-mail será acrescentada: “O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE”.

Será enviado e-mail para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso.

O sistema fará uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.

Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso.

O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança, caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.

Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado.

O acesso às funcionalidades Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso não será mais limitada, apenas, para funcionário. O solicitante poderá ser um usuário do sistema. Foram alteradas para validar se o tipo de usuário que está logado no sistema tem indicação para Inserir e Manter solicitação de acesso.

Exemplo: Se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = “Sim”, o sistema disponibilizará as funcionalidades Inserir Solicitação de Acesso e Manter Solicitação de Acesso para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.
Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.
Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Utilize este botão para efetivar a transação.




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