Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:seguranca:manter_funcionalidade

Manter Funcionalidade

O objetivo desta funcionalidade é permitir a manutenção (alteração ou exclusão) da funcionalidade para acesso ao sistema. Ela pode ser acessada via Menu do Sistema através do caminho: GSAN > Segurança > Acesso > Manter Funcionalidade. Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Marque o checkbox do campo Atualizar para que o sistema exiba a tela Atualizar Funcionalidade, caso só exista um registro que atenda aos parâmetros de pesquisa informados. Caso o checkbox esteja desmarcado e mais de um registro atenda aos parâmetros de pesquisa, será exibida a tela Manter Funcionalidade, onde será possivel escolher qual o registro deve ser atualizado, clicando no link do campo Descrição da Funcionalidade.

Dito isso, informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão . Com base nos parâmetros informados nos campos, é exibida a tela abaixo, contendo os registros que atenderam ao filtro de pesquisa:


Para excluir um ou mais itens da tela acima, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s) ou selecione todos os itens clicando no link Todos. Em seguida, clique no botão . Para atualizar os dados da produção de água, clique no link correspondente do campo Descrição da Funcionalidade. Feito isso, o sistema acessa a tela para atualização:


Agora, faça as modificações que julgar necessárias (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI). Em seguida, clique no botão . O sistema efetua algumas validações:

  1. Verificar existência da descrição:
    1. Caso a descrição já exista, o sistema exibe a mensagem: A descrição « descrição » já existe para outra funcionalidade. Informe outra.
  2. Validar caminho U.R.L.
    1. Caso o caminho U.R.L. informado não esteja dentro do padrão, o sistema exibe a mensagem: Caminho U.R.L. inválido. Informe outro.
  3. Verificar existência de dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção e cancela a operação.
  4. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à atualização da funcionalidade, o sistema exibe a mensagem: Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado ».
  5. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário tente atualizar uma funcionalidade já atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Essa funcionalidade foi atualizada por outro usuário. Realize uma nova atualização.
  6. Funcionalidade possui vínculos no sistema:
    1. Caso o usuário tenha selecionado uma funcionalidade que possua outros vínculos no sistema, o sistema exibe a mensagem: Não é possível excluir a(s) funcionalidade (s) selecionada(s) devido a vínculos com outras informações.
  7. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem « descrição da função » efetuada com sucesso.
  8. Verificar existência da funcionalidade:
    1. Caso a funcionalidade não exista, o sistema exibe a mensagem: Funcionalidade inexistente. Informe outra.


Tela de Sucesso


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Código Campo preenchido pelo sistema; não permite alteração.
Número de Ordem do MenuCampo obrigatório. Informe o número de ordem da disposição da funcionalidade no menu.
DescriçãoCampo obrigatório. Informe o nome da funcionalidade.
Descrição AbreviadaCampo obrigatório. Informe a descrição abreviada da funcionalidade.
Caminho MenuCampo obrigatório. Informe o caminho do Menu para se chegar à funcionalidade.
Caminho U.R.L.Campo obrigatório. Informe o caminho da U.R.L. de acordo com o padrão.
MóduloCampo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Nova JanelaCampo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não.
Indicador de Uso OLAPCampo obrigatório. Selecione uma das opções Ativo ou Inativo.
Ponto de Entrada.Campo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Categoria da FuncionalidadeCampo obrigatório. Informe o código da categoria da funcionalidade, ou clique no botão para selecionar a categoria desejada AQUI. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagá-lo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
DependênciasCaso haja alguma dependência a cadastrar, clique no botão e pesquise a funcionalidade dependente AQUI. Esta operação pode ser repetida várias vezes.
Caso deseje remover alguma dependência cadastrada, clique no botão (campo na tela: Remover).


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar um ou mais itens de funcionalidades dependentes.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) item(ns) selecionado(s) da base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.


Referências

Termos Principais

Acesso

Segurança

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/seguranca/manter_funcionalidade.txt · Última modificação: 06/07/2018 14:27 por tadeu.sarmento