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ajuda:seguranca:manter_solicitacao_de_acesso
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Manter Solicitação de Acesso

Os funcionários da empresa ou prestadores de serviços que solicitaram acesso ao sistema GSAN, e que os dados já se encontram cadastrados no sistema, esses dados poderão ser alterados ou excluídos, através desta funcionalidade, no caminho: Gsan > Segurança > Acesso > Solicitação de Acesso > Manter Solicitação de Acesso.

A funcionalidade “Manter Solicitação de Acesso” permite que os novos usuários autorizados sejam criados no banco de dados, e que só sejam liberados no sistema quando esses novos usuários estiverem com o Login e a Senha individuais para acesso (o Login e a Senha do banco de dados serão idênticos ao Login e Senha do usuário do sistema).

Inicialmente, ao clicar em “Autorizar Solicitação de Acesso”, o sistema exibe uma tela de filtro para seleção dos acessos que serão autorizados, de acordo com a tela abaixo:


Preenchimento dos Campos

Para selecionar as solicitações a serem autorizadas, informe no filtro os dados abaixo:

CampoPreenchimento dos Campos
AtualizarEste checkbox é para controle do fluxo de “Manter Solicitação de Acesso”.
Quando selecionado e existir apenas um registro a ser atualizado, o sistema direciona para a tela de “Atualizar Solicitação de Acesso”. Caso contrário, o sistema exibirá uma lista para seleção do(s) registro(s) a ser(em) atualizado(s).
Solicitante: 
Matrícula do FuncionárioInforme a matrícula do funcionário solicitante do acesso, ou selecione clicando no botão . O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Período de SolicitaçãoInforme a data de solicitação, no formato dd/mm/aaaa, correspondente a data de inicio e fim do período de solicitação de acesso, ou selecione a data desejada clicando no botão , link Pesquisar Data - Calendário, ao lado do campo.
Responsável pela Autorização: 
Matrícula do FuncionárioO sistema já exibe a matrícula do funcionário responsável pela autorização, podendo ser alterada pelo usuário.
O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.
Caso deseje alterar a matrícula exibida pelo sistema, informe a nova matrícula, ou selecione clicando no botão ao lado campo e o novo nome será exibido ao lado da matrícula.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Funcionário: 
EmpresaSelecione entre as opções fornecidas pelo sistema, a empresa a qual o solicitante está vinculado.
Matrícula do FuncionárioCaso não seja prestador de serviço, informe a matrícula do funcionário, ou selecione clicando no botão ao lado do campo. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Nome do UsuárioInforme o nome do usuário prestador de serviço.
Caso a matrícula do funcionário seja informado este campo não deverá ser preenchido.
Unidade de LotaçãoInforme a unidade administrativa a qual o usuário solicitante estará lotado, ou selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, clicando no botão ao lado do campo. O sistema exibe a unidade de lotação correspondente a código selecionado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Situação Solicitação de Acesso(*)Campo obrigatório - Escolha uma das situações exibidas a serem filtradas.
Abrangência do AcessoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Gerência RegionalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Unidade NegócioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
LocalidadeInforme o código da localidade, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
LoginInforme o “Login” que deverá ser informado no acesso.
Data de NascimentoInforme a data de nascimento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Tipo de UsuárioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Número do CPFInforme o número do CPF válido.
Situação do UsuárioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
NívelSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
EspecialSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.


Manter Solicitação de Acesso

Realizado o filtro, o sistema exibirá na tela apresentada abaixo uma lista de solicitações e, duas ações podem ser tomadas:

  • Para a solicitação de acesso que estiver cadastrada será possível a remoção - selecione o(s) checkbox(s) da(s) solicitação(ões) desejada(s) para remoção, ou “Todos”, e clique no botão ;
  • Caso deseje atualizar a solicitação, clique no hiperlink que contém o nome do Usuário.


Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:

  • Verificar se o funcionário, que foi informado como responsável da autorização, têm permissão para esse tipo de operação;
  • Verificar se o usuário, que foi informado para revalidar senha de acesso, têm permissão para esse tipo de operação;
  • Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA), onde esses grupos só serão exibidos para seleção na solicitação de acesso, quando o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais;
  • Solicitar um novo cadastramento de senha, quando o tipo do usuário informado na solicitação de acesso for diferente do tipo existente para o usuário da solicitação de acesso que está sendo atualizada. (Ex. Alterar o tipo de estagiário para prestador de serviço).

Atualizar Solicitação de Acesso

Quando o usuário é cadastrado no GSAN, recebe uma senha padrão chamada “gcom”.

Quando o usuário acessar pela primeira vez as funcionalidades do sistema será necessário mudar a senha inicialmente disponibilizada.

Quando o novo usuário for autorizado pelo seu superior, ele deve receber um e-mail padrão, enviado para o e-mail cadastrado no inserir solicitação de acesso,

informando que o acesso já está cadastrado no GSAN.

Na funcionalidade de “Atualizar Solicitação de Acessos”, o usuário será pesquisado pela matrícula do funcionário. Caso exista, todos os dados cadastrados do usuário aparecerão na tela podendo ser alterados, inclusive os campos: “Grupo” e “Abrangência”. Quando esses dados do usuário forem atualizados na solicitação de acesso, ele terá a situação alterada para “Aguardando Autorização” e precisará ser autorizado novamente pelo funcionário responsável (o acesso do cliente permanece o mesmo até a autorização ser confirmada).

O “Usuário responsável” deve revalidar o acesso de todos os usuários subordinados.

Ao clicar no hiperlink que contém o nome do Usuário, o sistema exibirá a tela “Atualizar Solicitação de Acesso”, permitindo fazer alterações das informações exibidas. Para atualizar, clicar no botão |.


O sistema exibirá as informações cadastradas, permitindo que sejam alterados os dados da solicitação de acesso, excetuando os dados do solicitante e do responsável pela autorização.

Na funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (podendo ser opcionalmente por nível ou por grupo especial), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado.


Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades “Inserir Solicitação de Acesso” e “Manter Solicitação de Acesso”, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema fará o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas.

Por exemplo, no e-mail será acrescentada: “O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE”.

Será enviado email para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso.

O sistema fará uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.

Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso.

O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança, caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.

Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado.

O acesso às funcionalidades Inserir e Manter solicitação de acesso não será mais limitada, apenas, para funcionário. O solicitante poderá ser um usuário do sistema. Foram alteradas para validar se o tipo de usuário que está logado no sistema tem indicação para Inserir e Manter solicitação de acesso.

Exemplo: Se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = “Sim”, o sistema disponibilizará as funcionalidades Inserir e Manter solicitação de acesso para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.


1 Preenchimento dos Campos

{table}  Campos|Orientações para Preenchimento
*Funcionário Solicitante:*|  *Matrícula do Funcionário(*)*|Campo obrigatório - O sistema trará a matrícula e nome do funcionário que efetuou o login do sistema. *Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico:*|  *Matrícula do Funcionário(*)*|Campo obrigatório - O sistema trará a matrícula e nome do superior hierárquico do funcionário solicitante da solicitação do acesso. *Notificar Responsável por E-mail*|Escolha a opção “*Sim*” para o sistema enviar, automaticamente, e-mail notificando o superior hierárquico da solicitação de acesso a ser autorizada. A opção “*Não*” o e-mail não será enviado. *Usuário Responsável por Revalidar as Senhas(*)*|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela validação, ou selecione clicando no botão {image:Lupa.gif} ao lado do campo. O sistema exibirá o nome correspondente a matrícula inormada.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo em exibição.
*Dados do Usuário:\\*|  *Tipo de usuário(*)*|Campo obrigatório - Deverá ser escolhida uma das opções disponibilizadas pelo sistema. *Empresa*|Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e estará disponível para seleção quando o *Tipo de Usuário* for Prestador de Serviço. Quando se tratar de funcionário, apenas será exibido o nome da empresa.
*Matrícula do Funcionário*|Informe a matrícula do funcionário, caso o *Tipo de Usuário* não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão {image:Lupa.gif} ao lado do campo. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo em exibição. *Nome do Usuário\\*|O sistema exibe o nome do usuário associado a solicitação de acesso.
*Número do CPF(*)*|Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário. *Data de Nascimento(*)*|Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa, ou selecione clicando no botão {image:Calendario.gif}, link [Pesquisar Datas>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario], ao lado do campo. *Unidade de Lotação(*)*|Campo obrigatório - Informe a unidade administrativa, ou selecione clicando botão {image:Lupa.gif} ao lado do campo. O sistema exibe o nome da unidade de lotação correspondente ao código informado.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} que se encontra sob o campo unidade de lotação.
*Usuário(*)*|Campo obrigatório - Caso o *Tipo de Usuário* seja Prestador de Serviço deverá ser preenchido com o CPF do solicitante de acesso. Caso seja funcionário deverá ser preenchido com a matrícula. Este deve ser o “login” de acesso ao sistema.
*E-mail(*)*| Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com um e-mail válido. *Período de Cadastramento(*)*|Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com uma data válida, no formato dd/mm/aaaa, correspondente ao inicio e fim do período de cadastramento. Opcionalmente poderá ser escolhida a data clicando no botão {image:Calendario.gif}, link [Pesquisar Datas>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario], lado do campo. *Competência para Retificação*
|Este campo deverá ser preenchido com o número de vezes a média de consumo do imóvel.
*Acesso do Usuário*:|  *Abrangência do Acesso(*)*|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema. *Gerência Regional*|Caso a “Abrangência do Acesso” selecionada seja *GERÊNCIA REGIONAL,* este campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
*Unidade de Negócio*|Caso a “Abrangência de Acesso” selecionada seja *UNIDADE DE NEGÓCIO,* este campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
*Localidade*|Caso a “Abrangência do Acesso” selecionada seja *LOCALIDADE,* este campo será disponibilizado. \\Informar o código da localidade, ou selecionar a localidade clicando no botão {image:Lupa.gif}, link [Pesquisar Localidade>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/cadastroLocalizacaoLocalidadePesquisar], ao lado do campo. \\O sistema exibe o nome da localidade correspondente.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo.
*Nível*|Selecionar uma das opções de *grupo de acesso* ao qual o solicitante ficará vinculado. *Especial*|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
{table}

1 Funcionalidade dos botões


{table} Botão|Descrição da Funcionalidade {image:Lupa.gif}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo. {image:Borracha.gif}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo. {image:Calendario.gif}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\[Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário>AjudaGSAN.calendario]. {image:Limpar.jpg}|Utilize este botão para limpar todos os campos da tela.  {image:Desfazer.png}|Utilize este botão para desfazer o último procedimento realizado.
{image:cancelar.jpg}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. {image:Filtrar.jpg}|Utilize este botão filtrar a opção escolhida.
{image:atualizar.jpg}|Utilize este botão para efetivar a atualização das modificações efetuadas. {image:Voltar.jpg}|Utilize este botão para voltar a tela anterior.  {image:Remover.png}|Utilize este botão para remover o registro selecionado na lista.  {image:Voltarfiltro.jpg}|Utilize este botão para voltar a tela do filtro




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