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Manter Solicitação de Acesso
Os funcionários da empresa ou prestadores de serviços que solicitaram acesso ao sistema GSAN, e que os dados já se encontram cadastrados no sistema, esses dados poderão ser alterados ou excluídos, através desta funcionalidade, no caminho: Gsan > Segurança > Acesso > Solicitação de Acesso > Manter Solicitação de Acesso.
A funcionalidade “Manter Solicitação de Acesso” permite que os novos usuários autorizados sejam criados no banco de dados, e que só sejam liberados no sistema quando esses novos usuários estiverem com o Login e a Senha individuais para acesso (o Login e a Senha do banco de dados serão idênticos ao Login e Senha do usuário do sistema).
Inicialmente, ao clicar em “Autorizar Solicitação de Acesso”, o sistema exibe uma tela de filtro para seleção dos acessos que serão autorizados, de acordo com a tela abaixo:
Preenchimento dos Campos
Para selecionar as solicitações a serem autorizadas, informe no filtro os dados abaixo:
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Atualizar | Este checkbox é para controle do fluxo de “Manter Solicitação de Acesso”. Quando selecionado e existir apenas um registro a ser atualizado, o sistema direciona para a tela de “Atualizar Solicitação de Acesso”. Caso contrário, o sistema exibirá uma lista para seleção do(s) registro(s) a ser(em) atualizado(s). |
Solicitante: | |
Matrícula do Funcionário | Informe a matrícula do funcionário solicitante do acesso, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Período de Solicitação | Informe a data de solicitação, no formato dd/mm/aaaa, correspondente a data de inicio e fim do período de solicitação de acesso, ou selecione a data desejada clicando no botão ![]() |
Responsável pela Autorização: | |
Matrícula do Funcionário | O sistema já exibe a matrícula do funcionário responsável pela autorização, podendo ser alterada pelo usuário. O sistema exibe o nome do funcionário correspondente a matrícula informada. Caso deseje alterar a matrícula exibida pelo sistema, informe a nova matrícula, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Dados do Funcionário: | |
Empresa | Selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, a empresa a qual o solicitante está vinculado. |
Matrícula do Funcionário | Caso não seja prestador de serviço, informe a matrícula do funcionário, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Nome do Usuário | Informe o nome do usuário prestador de serviço. Caso a matrícula do funcionário seja informado este campo não deverá ser preenchido. |
Unidade de Lotação | Informe a unidade administrativa a qual o usuário solicitante estará lotado, ou selecione entre as opções fornecidas pelo sistema, clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Situação Solicitação de Acesso(*) | Campo obrigatório - Escolha uma das situações exibidas a serem filtradas. |
Abrangência do Acesso | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Gerência Regional | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Unidade Negócio | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Localidade | Informe o código da localidade, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Login | Informe o “Login” que deverá ser informado no acesso. |
Data de Nascimento | Informe a data de nascimento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão ![]() |
Tipo de Usuário | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Número do CPF | Informe o número do CPF válido. |
Situação do Usuário | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Nível | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Especial | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Manter Solicitação de Acesso
Realizado o filtro, o sistema exibirá na tela apresentada abaixo uma lista de solicitações e, duas ações podem ser tomadas:
- Para a solicitação de acesso que estiver cadastrada será possível a remoção - selecione o(s) checkbox(s) da(s) solicitação(ões) desejada(s) para remoção, ou “Todos”, e clique no botão
;
- Caso deseje atualizar a solicitação, clique no hiperlink que contém o nome do Usuário.
Alteradas as funcionalidades inserir/manter solicitação de acesso:
- Verificar se o funcionário, que foi informado como responsável da autorização, têm permissão para esse tipo de operação;
- Verificar se o usuário, que foi informado para revalidar senha de acesso, têm permissão para esse tipo de operação;
- Restringir a visualização de grupos especiais específicos (ESPECIAL ADMINISTRADOR e ESPECIAL SEGURANÇA), onde esses grupos só serão exibidos para seleção na solicitação de acesso, quando o solicitante possuir acesso aos referidos grupos especiais;
- Solicitar um novo cadastramento de senha, quando o tipo do usuário informado na solicitação de acesso for diferente do tipo existente para o usuário da solicitação de acesso que está sendo atualizada. (Ex. Alterar o tipo de estagiário para prestador de serviço).
Atualizar Solicitação de Acesso
Quando o usuário é cadastrado no GSAN, recebe uma senha padrão chamada “gcom”.
Quando o usuário acessar pela primeira vez as funcionalidades do sistema será necessário mudar a senha inicialmente disponibilizada.
Quando o novo usuário for autorizado pelo seu superior, ele deve receber um e-mail padrão, enviado para o e-mail cadastrado no inserir solicitação de acesso,
informando que o acesso já está cadastrado no GSAN.
Na funcionalidade de “Atualizar Solicitação de Acessos”, o usuário será pesquisado pela matrícula do funcionário. Caso exista, todos os dados cadastrados do usuário aparecerão na tela podendo ser alterados, inclusive os campos: “Grupo” e “Abrangência”. Quando esses dados do usuário forem atualizados na solicitação de acesso, ele terá a situação alterada para “Aguardando Autorização” e precisará ser autorizado novamente pelo funcionário responsável (o acesso do cliente permanece o mesmo até a autorização ser confirmada).
O “Usuário responsável” deve revalidar o acesso de todos os usuários subordinados.
Ao clicar no hiperlink que contém o nome do Usuário, o sistema exibirá a tela “Atualizar Solicitação de Acesso”, permitindo fazer alterações das informações exibidas. Para atualizar, clicar no botão |.
O sistema exibirá as informações cadastradas, permitindo que sejam alterados os dados da solicitação de acesso, excetuando os dados do solicitante e do responsável pela autorização.
Na funcionalidade de Inserir/Atualizar solicitação de acesso, quando o usuário selecionar o grupo de acesso (podendo ser por nível ou por grupo especial), aparece apenas as permissões especiais das funcionalidades pertencentes ao grupo selecionado. São guardadas, também, as permissões especiais selecionadas para o usuário que está sendo cadastrado.
Foi alterada a descrição do e-mail enviado para o usuário, autorizador de acesso, para acrescentar as permissões especiais solicitadas, nas funcionalidades “Inserir Solicitação de Acesso” e “Manter Solicitação de Acesso”, visando verificar quais foram as permissões especiais selecionadas e incluir na descrição do e-mail. O sistema fará o controle das permissões já incluídas para o usuário e envia as descrições das novas permissões informadas.
Por exemplo, no e-mail será acrescentada: “O Prestador de serviços, CPF: xxxxxxxxx, nome PAULO xxxxxxxx, necessita da liberação de acesso para o(s) grupo(s) ESPECIAL CADASTRO, ACESSO NIVEL I e para a(s) permissão(ões) especial(is) ALTERAR CLIENTE INATIVO, PARCELAR - PLANOS ESPECIAIS, VALIDAR ACRÉSCIMOS POR IMPONTUALIDADE”.
Será enviado email para todos usuários do grupo ESPECIAL SEGURANÇA, informando que o usuário para o qual está sendo registrada a solicitação de acesso, fará parte de um grupo especial de acesso.
O sistema fará uma pesquisa para verificar se o grupo que está sendo atribuído ao usuário é um grupo do tipo especial e, sendo um grupo especial, o sistema seleciona todos os usuários que estejam associados ao grupo Especial Segurança e emite email informando sobre a solicitação de acesso de usuário para um grupo especial.
Será restringida a visualização da relação de permissões especiais do sistema. Apenas os usuários pertencentes aos grupos com a indicação de visualizar permissão especial serão habilitados para visualizar/atribuir permissões especiais a solicitação de acesso.
O sistema faz uma pesquisa para verificar se o usuário que está registrando a solicitação de acesso faz parte do grupo especial de segurança, caso encontre, o sistema exibe a relação de permissões especiais do sistema.
Alterada a crítica que valida a data final de cadastro do usuário, para aceitar o ano do período final maior que o ano corrente, respeitando um limite máximo de 12 (doze) meses, entre a data inicial e final do período de cadastramento informado.
Os acessos às funcionalidades “Inserir Solicitação de Acesso” e “Manter Solicitação de Acesso” não serão limitados, apenas, para funcionário. O solicitante poderá ser um usuário do sistema. Foram alteradas para validar se o tipo de usuário que está logado no sistema tem indicação para Inserir e Manter solicitação de acesso.
Exemplo: Se o tipo de usuário correspondente a prestador de serviços for parametrizado com indicador = “Sim”, o sistema disponibilizará as funcionalidades Inserir e Manter solicitação de acesso para todo usuário do tipo prestador de serviços que esteja vinculado ao grupo especial de segurança. O sistema pesquisa o tipo de usuário associado ao usuário logado no sistema para verificar se o indicador de usuário insere solicitação de acesso.
Preenchimento dos Campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Funcionário Solicitante: | |
Matrícula do Funcionário(*) | Campo obrigatório - O sistema trará a matrícula e nome do funcionário que efetuou o login do sistema. |
Responsável pela Autorização - Superior Hierárquico: | |
Matrícula do Funcionário(*) | Campo obrigatório - O sistema trará a matrícula e nome do superior hierárquico do funcionário solicitante da solicitação do acesso. |
Notificar Responsável por E-mail | Escolha a opção “Sim” para o sistema enviar, automaticamente, e-mail notificando o superior hierárquico da solicitação de acesso a ser autorizada. A opção “Não” o e-mail não será enviado. |
Usuário Responsável por Revalidar as Senhas(*) | Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário responsável pela validação, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Dados do Usuário: | |
Tipo de usuário(*) | Campo obrigatório - Deverá ser escolhida uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Empresa | Este campo refere-se ao nome da empresa a qual o prestador está vinculado e estará disponível para seleção quando o Tipo de Usuário for “Prestador de Serviço”. Quando se tratar de funcionário, apenas será exibido o nome da empresa. |
Matrícula do Funcionário | Informe a matrícula do funcionário, caso o Tipo de Usuário não seja prestador de serviço, ou selecione clicando no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Nome do Usuário | O sistema exibe o nome do usuário associado a solicitação de acesso. |
Número do CPF(*) | Campo obrigatório - Informe o número do CPF do usuário. |
Data de Nascimento(*) | Campo obrigatório - Informe a data de nascimento no formato dd/mm/aaaa, ou selecione clicando no botão ![]() |
Unidade de Lotação(*) | Campo obrigatório - Informe a unidade administrativa, ou selecione clicando botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Usuário(*) |
*E-mail(*)*| Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com um e-mail válido.
*Período de Cadastramento(*)*|Campo obrigatório - Deverá ser preenchido com uma data válida, no formato dd/mm/aaaa, correspondente ao inicio e fim do período de cadastramento. Opcionalmente poderá ser escolhida a data clicando no botão {image:Calendario.gif}, link [Pesquisar Datas>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/calendario], lado do campo.
*Competência para Retificação*
|Este campo deverá ser preenchido com o número de vezes a média de consumo do imóvel.
*Acesso do Usuário*:|
*Abrangência do Acesso(*)*|Campo obrigatório - Selecionar uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
*Gerência Regional*|Caso a “Abrangência do Acesso” selecionada seja *GERÊNCIA REGIONAL,* este campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
*Unidade de Negócio*|Caso a “Abrangência de Acesso” selecionada seja *UNIDADE DE NEGÓCIO,* este campo será disponibilizado, selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
*Localidade*|Caso a “Abrangência do Acesso” selecionada seja *LOCALIDADE,* este campo será disponibilizado. \\Informar o código da localidade, ou selecionar a localidade clicando no botão {image:Lupa.gif}, link [Pesquisar Localidade>http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/cadastroLocalizacaoLocalidadePesquisar], ao lado do campo. \\O sistema exibe o nome da localidade correspondente.\\Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {image:Borracha.gif} ao lado do campo.
*Nível*|Selecionar uma das opções de *grupo de acesso* ao qual o solicitante ficará vinculado.
*Especial*|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
{table}
1 Funcionalidade dos botões
{table}
Botão|Descrição da Funcionalidade
{image:Lupa.gif}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade de pesquisa da opção escolhida. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma tela de pesquisa para o domínio do campo.
{image:Borracha.gif}|Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo.
{image:Calendario.gif}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\[Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário>AjudaGSAN.calendario].
{image:Limpar.jpg}|Utilize este botão para limpar todos os campos da tela.
{image:Desfazer.png}|Utilize este botão para desfazer o último procedimento realizado.
{image:cancelar.jpg}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
{image:Filtrar.jpg}|Utilize este botão filtrar a opção escolhida.
{image:atualizar.jpg}|Utilize este botão para efetivar a atualização das modificações efetuadas.
{image:Voltar.jpg}|Utilize este botão para voltar a tela anterior.
{image:Remover.png}|Utilize este botão para remover o registro selecionado na lista.
{image:Voltarfiltro.jpg}|Utilize este botão para voltar a tela do filtro
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