Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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ajuda:arrecadacao:informar_situacao_expurgo_do_pagamento

Informar Situação Expurgo do Pagamento

O objetivo desta funcionalidade é inserir ou remover a situação de expurgo (exclusão) de pagamentos. Ela pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Arrecadação > Pagamento > Informar Situação Expurgo do Pagamento.

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, o usuário seleciona a opção de informar o Mês/Ano da Arrecadação no formato (MM/AAAA), e o Código do Cliente. Após a seleção do cliente, o usuário informa uma data para seleção dos pagamentos para os imóveis onde consta o cliente como responsável. Feito isso, o sistema exibe nos campos Quantidade de Pagamentos Expurgados e não Expurgados suas respectivas quantidades para os parâmetros informados.

Ao clicar em , o sistema exibe a quantidade de pagamentos indicados como expurgados, com as opções disponíveis para o usuário:

  • Informar a situação de pagamento expurgado:
    • Caso o usuário marque o pagamento, o sistema atualiza as bases de dados com o pagamento expurgado.
  • Retirar a situação de pagamento expurgado:
    • Caso o usuário desmarque o pagamento, o sistema atualiza o campo com valor igual à retirada da situação de pagamento expurgado e data atual.

Ao clicar em , o sistema conclui o procedimento. Antes, realiza algumas validações:

  • Verificar existência do código do cliente:
    • Caso o código de cliente informado não exista no sistema, será exibida a mensagem Cliente Inexistente.
  • Verificar a existência de pagamento:
    • Caso não exista pagamento para o cliente informado, será exibida a mensagem Não existem pagamentos para esta data para o cliente informado.

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Mês/Ano ArrecadaçãoInforme o mês e o ano da arrecadação, no formato mm/aaaa (mês, ano).
Código do ClienteInforme o código do cliente, ou clique no botão para selecionar o cliente desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo Código do Cliente, clique no hiperlink Pesquisar Cliente.
Data PagamentoCampo obrigatório - Informe a data referente ao pagamento, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar as datas desejadas.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.
Quantidade de Pagamentos ExpurgadosO sistema exibe a quantidade de pagamentos expurgados para os parâmetros informados.
Quantidade de Pagamentos Não ExpurgadosO sistema exibe a quantidade de pagamentos não expurgados para os parâmetros informados.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema exibe os pagamentos sujeitos a expurgos.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema conclui os procedimentos de informar o expurgo de pagamentos.

Referências

Termos Principais

Arrecadação




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ajuda/arrecadacao/informar_situacao_expurgo_do_pagamento.txt · Última modificação: 28/09/2017 19:36 por tadeu.sarmento