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ajuda:cobranca:gerar_relatorio_de_acompanhamento_de_clientes_negativados

Gerar Relatório Acompanhamento de Clientes Negativados

Esta funcionalidade tem como objetivo gerar o relatório de acompanhamento de clientes negativados, agrupando a negativação por imóvel e por cliente. A funcionalidade pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Cobrança > Negativação > Gerar Relatório Acompanhamento de Clientes Negativados.

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Para gerar o relatório, o sistema disponibiliza duas opções:

  • Analítico;
  • Sintético.

Selecione as opções desejadas para geração do relatório e clique no botão (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique aqui). Por solicitação da CAEMA, foi criada uma opção para exportar o Relatório em referência para o Excel, nas opções Analítico e Sintético.

Antes de gerar o relatório, o sistema efetua algumas validações:

  • Caso o usuário tenha selecionado a opção de gerar o relatório no formato ANALÍTICO:
    • Caso o formato selecionado tenha sido PDF, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera o Relatório Analítico em PDF;
  • Caso o formato selecionado tenha sido EXCEL, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera Relatório Analítico em formato Excel;
  • Caso o usuário tenha selecionado a opção de gerar o relatório no formato SINTÉTICO:
    • Caso o formato selecionado tenha sido PDF, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera Relatório Sintético em PDF;
  • Caso o formato selecionado tenha sido Excel, o sistema gera relatório de acordo com os dados retornados e gera Relatório Sintético em formato excel.
  • Verificar retorno de grupos de cobrança:
    • Caso nenhum grupo de cobrança tenha sido retornado, o sistema seleciona todos os grupos de cobrança.
  • Verificar retorno de gerências regionais:
    • Caso nenhuma gerência regional tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as gerências regionais.
  • Verificar retorno de unidades de negócio:
    • Caso nenhuma unidade de negócio tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as unidades de negócios.
  • Verificar retorno do elo:
    • Caso o elo não tenha sido retornado, o sistema seleciona todos os elos.
  • Caso a gerência tenha sido informada, só seleciona os elos da gerência.
  • Caso a unidade de negócio tenha sido informada, só seleciona os elos da unidade de negócio.
  • Verificar retorno de localidade:
    • Caso a localidade não tenha sido retornada, seleciona todas as localidades.
    • Caso a gerência tenha sido informada, só seleciona as localidades da gerência.
    • Caso a unidade de negócio tenha sido informada, só seleciona as localidades da unidade de negócio.
    • Caso o elo tenha sido informado só seleciona as localidades do elo.
  • Verificar retorno de setor comercial:
    • Caso o setor comercial não tenha sido retornado, seleciona todos os setores.
    • Caso a localidade tenha sido informada, só seleciona os setores da localidade.
  • Verificar retorno da quadra:
    • Caso a quadra não tenha sido retornada, seleciona todas as quadras.
    • Caso o setor comercial tenha sido informado, só seleciona as quadras do setor.
  • Verificar retorno de perfis de imóvel:
    • Caso nenhum perfil de imóvel tenha sido retornado, seleciona todos os perfis.
  • Verificar retorno de categorias:
    • Caso nenhuma categoria de tenha sido retornada, seleciona todas as categorias.
  • Verificar retorno de tipo de cliente:
    • Caso nenhum tipo de cliente tenha sido retornado, seleciona todos os tipos de cliente.
  • Verificar retorno de esferas de poder:
    • Caso nenhuma esfera de poder de tenha sido retornada, seleciona todas as esferas de poder.
  • Nenhum registro encontrado:
    • Caso a busca não retorne nenhum registro, o sistema exibe a mensagem A pesquisa não retornou nenhum resultado.
  • Verificar existência da situação de cobrança:
    • Caso o imóvel não esteja em nenhuma situação de cobrança, o sistema atribui a expressão Negativações Aceitas e Sem Situação de Cobrança ao Título da Situação.
  • Verificar existência de parcelamento:
    • Caso não existam dados de parcelamento, o sistema exibe a linha dos dados de parcelamento apenas com os títulos dos campos.
  • Verificar retorno de motivos de rejeição:
    • Caso nenhum motivo de rejeição tenha sido retornado, o sistema seleciona as negativações, independentemente do motivo de rejeição.
  • Verificar retorno de situação de água:
    • Caso nenhuma situação de água tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as situações de água.
  • Verificar retorno de situação de esgoto:
    • Caso nenhuma situação de esgoto tenha sido retornada, o sistema seleciona todas as situações de esgoto.


MODELO - ANALÍTICO: Acompanhamento dos Clientes Negativados

MODELO - SINTÉTICO: Acompanhamento dos Clientes Negativados


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Tipo RelatórioSelecione a opção:
Analítico; ou
Sintético.
NegativadorCampo obrigatório - Selecione uma ou mais opções de negativador.
Período do Envio da NegativaçãoInforme as datas válidas, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar as datas desejadas.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.
Título do ComandoSelecione o comando desejado, clicando no botão .
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão sob o campo em exibição.
Grupo de CobrançaSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
Gerência RegionalSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
Unidade de NegócioSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
Localidade PóloInforme o código da localidade, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
LocalidadeInforme o código da localidade, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Setor ComercialInforme o código o setor comercial, ou clique no botão , link Pesquisar Setor Comercial, para selecionar a opção desejada. O nome do setor será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
QuadraInforme a quadra.
Perfil do ImóvelSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
CategoriaSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
Tipo de ClienteSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
Esfera de PoderSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
Situação Ligação de ÁguaSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
Situação Ligação de EsgotoSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
Apenas Negativações RejeitadasCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.
Motivos da RejeiçãoSelecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema.
Formato do RelatórioPara gerar o relatório em PDF, marque a opção PDF, ou selecione a opção EXCEL para que o relatório seja gerado em formato Excel.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no hiperlink Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução de geração do relatório, de acordo com a opção selecionada.


Referências

Termos Principais

Cobrança

Negativação


Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.

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