Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:cobranca:manter_cronograma_de_cobranca

Manter Cronograma de Cobrança

O objetivo desta funcionalidade é manter os dados cadastrados sobre cronograma de cobrança, permitindo alterar, atualizar ou excluir o item da base de dados do sistema. Foram Alteradas as funcionalidades de Inserir Cronograma de Cobrança e Manter Cronograma de Cobrança para que sejam guardadas as informações de empresa e contrato de cobrança, associados na parametrização da ação de cobrança. Essa informação será válida para a geração do boletim de cobrança e das ações de cobrança.

Atenção: cronogramas de grupos automáticos não podem ser alterados, apenas consultados.

A funcionalidade pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Cobrança > Cronograma de Cobrança > Manter Cronograma de Cobrança.

Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Na tela de filtro acima, informe os campos que deseja filtrar e clique no botão . Em seguida, o sistema exibe a tela contendo os itens que atenderam aos parâmetros informados no filtro:

Para remover um item cadastrado, marque o checkbox (opcionalmente pode-se marcar no link Todos para remover todos os itens filtrados), e, em seguida, clique no botão .

Ao clicar no botão , o sistema exibe o relatório contendo os cronogramas cadastrados, conforme modelo apresentado aqui.

Para atualizar um item do cronograma, clique no link correspondente do campo Grupo. Em seguida, a tela Atualizar Cronograma de Cobrança, é exibida conforme modelo abaixo.

Ao clicar no link do campo Ação de Cobrança, o sistema expande os dados para complementação da ação de cobrança, conforme instrução para preenchimento:

Finalmente, depois de realizadas as modificações que julgar necessárias, clique no botão . O sistema efetua algumas validações:

  • Verificar existência de dados:
    • Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem Tabela « nome da tabela » inexistente e cancela a operação.
    • Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção e cancela a operação.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar um cronograma e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno;
    • Caso contrário, é exibida a mensagem: Cronograma de Cobrança do « descrição do grupo » referente a « mês/ano de referência » atualizado com sucesso, quando da atualização do cronograma de cobrança, ou « Quantidade » Cronograma(s) de Cobrança removido(s) com sucesso, quando da remoção do(s) cronograma(s), bem como apresenta os links com as opções Menu Principal, e Realizar outra Manutenção de Cronograma de Cobrança, desviando para as telas correspondentes.
  • Cronograma de cobrança possui atividades já realizadas:
    • Caso o usuário tenha selecionado um cronograma de cobrança que possua alguma atividade já realizada, o sistema exibe a mensagem Não é possível excluir o(s) cronograma(s) de cobrança selecionado(s) devido à existência de atividades já realizadas.
  • Validar Data Prevista das Atividades:
    • Caso o usuário informe uma data prevista para qualquer atividade e de qualquer ação que ainda não esteja comandada com o mês/ano menor que o mês/ano do cronograma em relação a data atual, o sistema exibe a mensagem Data prevista deve ser maior ou igual a mês/ano do cronograma data atual.
    • Caso o usuário informe a data prevista de uma das atividades menor que a data prevista da atividade anterior, na ordem de execução pré-definida de uma mesma ação de cobrança, será exibida a mensagem Datas previstas das atividades devem seguir a ordem pré-definida das atividades da ação do cronograma.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe a data prevista para nenhuma atividade, ou o usuário não informe a data prevista para todas as atividades obrigatórias das ações que estejam com o check-list Remover desmarcado, o sistema exibe a mensagem Existem Atividades das Ações de Cobrança não previstas para o cronograma.
  • Verificar a existência de ação sucessora:
    • Caso a ação de cobrança tenha ação sucessora, o sistema exibe a mensagem Ação de Cobrança « descrição da ação de cobrança » tem atividades sucessoras, não é possível remover.
  • Verificar cronograma sem ação de cobrança:
    • Caso todas as ações de cobrança tenham sido removidas do cronograma (check-list Remover marcado para todas as ações), o sistema exibe a mensagem Cronograma sem Ação de Cobrança. É necessário adicionar alguma ação ou desmarcar a remoção de alguma ação.
  • Verificar a existência de ação de cobrança para adicionar ao cronograma:
    • Caso não exista ação de cobrança para ser adicionada ao cronograma, o sistema exibe a mensagem Não há Ações de Cobrança para serem adicionadas ao cronograma.
  • Verificar atividade predecessora:
    • Para cada Ação de Cobrança que esteja com o check-list Remover desmarcado, o sistema verifica a data prevista das atividades predecessoras.
  • Verificar ação predecessora:
    • Para cada Ação de Cobrança que esteja com o check-list Remover desmarcado, o sistema verifica a data prevista das atividades da ação predecessora.
  • Verificar existência da ação de cobrança predecessora:
    • Caso a Ação de Cobrança selecionada tenha acão predecessora:
      • Caso a ação predecessora não esteja no cronograma ou esteja no cronograma com o check-list Remover marcado, o sistema exibe a mensagem Para adicionar esta Ação de Cobrança é necessário antes adicionar a ação ao cronograma, ou Para adicionar esta Ação de Cobrança a ação não pode ser removida, conforme o caso.
  • Verificar preenchimento da data prevista das atividades:
    • Caso o usuário não informe a data prevista para alguma atividade, o sistema exibe a mensagem É necessário informar a data prevista para as atividades das ações que, obrigatoriamente, devem constar no cronograma.
  • Verificar data prevista das atividades predecessoras:
    • Para cada Ação de Cobrança:
      • Caso o usuário informe a data prevista para uma atividade que tenha atividade predecessora e não informe a data prevista da predecessora, o sistema exibe a mensagem A data prevista da atividade predecessora da atividade « descrição da atividade » da ação « descrição da ação » deve ser informada.
      • Caso o usuário informe a data prevista para uma atividade que tenha atividade predecessora e não informe a data prevista da atividade predecessora ou a informe com valor inferior ao da atividade predecessora, o sistema exibe a mensagem A data prevista da atividade predecessora da atividade « Descrição da Atividade de Cobrança » da ação « Descrição da Ação de Cobrança » deve ser informada, ou A data prevista da atividade « Descrição da Atividade de Cobrança » da ação « Descrição da Ação de Cobrança » não pode ser inferior à data prevista de sua atividade predecessora, conforme o caso.
  • Verificar data prevista das atividades da ação predecessora:
    • Para cada Ação de Cobrança que tenha ação predecessora:
      • Caso o usuário informe data prevista para a atividade da ação e não informe a data prevista da atividade da ação de cobrança predecessora, ou informe alguma dessas datas com valor inferior aos das datas das atividades da ação de cobrança predecessora, o sistema exibe a mensagem A data prevista para as atividade da ação predecessora da ação « descrição da ação » deve ser informada, ou A data prevista da atividade « descrição da atividade » da ação « descrição da ação » não pode ser inferior à data prevista de sua atividade « descrição da atividade » da ação predecessora, conforme o caso.
      • Caso a atividade EMITIR da ação esteja com o check-list Comandar marcado e a atividade EMITIR da ação predecessora esteja com o check-list Comandar desmarcado, o sistema exibe a mensagem A atividade EMITIR da ação predecessora da ação « descrição da ação » deve ser comandada.
      • Caso a atividade EMITIR da ação predecessora já tenha perdido a validade, o sistema exibe a mensagem O prazo de validade da ação predecessora « descrição da predecessora » está vencido. Confirma data da atividade para a ação « descrição da ação »? Se o usuário confirmar, prossegue o processamento, caso contrário, aguarda a informação da nova data.
      • Caso a data informada para a atividade EMITIR não seja maior que NN dias da atividade EMITIR da ação predecessora, será exibida a mensagem A quantidade de dias entre a ação predecessora « descrição da ação predecessora » e a ação « descrição da ação » não é suficiente. Confirma a data da atividade para a ação « descrição da ação »? Se o usuário confirmar, prossegue o processamento, caso contrário, aguarda a informação da nova data.
  • OBSERVAÇÃO:
    • Sempre que o sistema exibir alguma mensagem relativa aos campos da Lista das Atividades da Ação de Cobrança, será exibida a tela no modo expandido.
  • Verificar existência critério para o conjunto rotas:
    • Caso não exista um critério associado para cada ação e cada uma das rotas do grupo de cobrança, o sistema exibe a mensagem Existem rotas sem critérios de cobrança definidos para alguma Ação de Cobrança.
  • Verificar ação sem predecessora:
    • Para cada Ação de Cobrança que não tenha ação predecessora:
    • Caso exista grupo de faturamento, e, caso a data de vencimento das contas do último ciclo de faturamento do grupo de faturamento, correspondente ao grupo de cobrança para o qual está sendo informado o cronograma, seja maior ou igual a data informada para a atividade EMITIR OU SIMULAR da ação em questão, o sistema exibe a mensagem A ação « descrição da ação » não contemplará as contas de referência « referência do grupo de faturamento ». Confirma a data da atividade para esta ação? Se o usuário confirmar, prossegue o processamento, caso contrário, aguardar a informação da nova data.

Clicando no botão , da tela Atualizar Cronograma de Cobrança, o sistema acessa a tela abaixo, que permite selecionar novas ações de cobrança para o cronograma, entre as opções cadastradas. Em seguida, clique no botão .

A ação adicionada será exibida com um link.

Ao clicar no link da ação de cobrança, tela anterior, o sistema expande a tela exibindo os demais campos para atualização.

MODELO DE RELATÓRIO: CRONOGRAMAS DE COBRANÇA CADASTRADOS

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
GrupoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Mês/AnoCampo obrigatório - Informe o mês e o ano (formato mm/aaaa).
Dados da Ação de Cobrança:Cada ação de Cobrança é formada pelos campos:
Comandar;
Atividade;
Qtd. Máxima Documentos;
Predecessora;
Data Prevista; e
Data Realizada.
ComandarMarque o checkbox para comandar a ação.
AtividadeSão as atividades relacionadas a ação de cobrança:
Simular;
Emitir;
Encerrar.
Qtd. Máxima DocumentosQuando habilitado, informar a quantidade máxima de documentos.
PredecessoraRefere-se a atividade predecessora da ação de cobrança.
Data PrevistaQuando o grupo tenha execução automática, este campo de data de inicio do ciclo de cobrança será requerido, clicando no botão para selecionar a data desejada.
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.
Caso na atividade esteja informada a quantidade dias para execução da atividade a partir da data da ação informada, o sistema calcula as datas de execução de cada atividade e, a partir da data informada para iniciar o cronograma, somando a quantidade de dias com o valor diferente de nulo.
Data RealizadaExibida a data de realização da ação de cobrança.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma nova ação de cobrança.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a adição da nova ação de cobrança nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do relatório CRONOGRAMAS DE COBRANÇA CADASTRADOS.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o item marcado no checkbox ou na opção Todos.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização nas bases de dados.


Referências

Termos Principais

Cobrança

Cronograma de Cobrança


Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.

ajuda/cobranca/manter_cronograma_de_cobranca.txt · Última modificação: 22/01/2018 19:44 por tadeu.sarmento