Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:consultar_parametros_do_sistema

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:consultar_parametros_do_sistema [02/12/2016 20:04]
tadeu.sarmento
ajuda:consultar_parametros_do_sistema [22/11/2017 17:32] (atual)
tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[ajuda:​cadastro|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]] [[ajuda:​cadastro|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]]
 ====== Consultar Parâmetro do Sistema ====== ====== Consultar Parâmetro do Sistema ======
- +<​columns>​ 
-Esta funcionalidade permite consultar as informações cadastradas no sistema parâmetro, clicando no //link// correspondente aos dados que se deseja consultar. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|Gsan]] > [[:​ajuda:​Cadastro]] > [[:​ajuda:​Sistema Parâmetro]] > Consultar Parâmetro do Sistema**.+Esta funcionalidade permite consultar as informações cadastradas no sistema parâmetro, clicando no //link// correspondente aos dados que se deseja consultar. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​Cadastro]] > [[:​ajuda:​Sistema Parâmetro]] > Consultar Parâmetro do Sistema**. 
 +</​columns>​
  
 Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo: Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
Linha 19: Linha 20:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +<​columns>​
 As funcionalidades **[[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]]** e **Consultar Parâmetros do Sistema** foram alteradas para considerar um novo parâmetro referente à quantidade de vezes máxima permitida para que uma conta tenha seu vínculo com clientes alterado. As funcionalidades **[[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]]** e **Consultar Parâmetros do Sistema** foram alteradas para considerar um novo parâmetro referente à quantidade de vezes máxima permitida para que uma conta tenha seu vínculo com clientes alterado.
  
-Foi criada uma rotina com execução **BATCH** que, a partir do mês/ano de faturamento do início da parceria (indicado ​no parâmetros do sistema), calculará os valores de esgoto com a tarifa específica da PPP para as contas, por categoria. A rotina deve ser executada antes do Encerramento do Faturamento de cada mês. Caso a conta tenha sido retificada, serão atualizadas a conta retificada e a cancelada por retificação.+Foi criada uma rotina com execução **[[=ajuda:​batch|BATCH]]** que, a partir do mês/ano de faturamento do início da parceria (indicado ​nos parâmetros do sistema), calculará os valores de esgoto com a tarifa específica da PPP para as contas, por categoria. A rotina deve ser executada antes do //Encerramento do Faturamento// de cada mês. Caso a conta tenha sido retificada, serão atualizadas a conta retificada e a cancelada por retificação.
  
 Criada uma situação de esgoto, denominada //Factível Faturável//,​ parametrizada para que o esgoto seja cobrado a partir de uma quantidade de dias do início da situação, informada no parâmetros do sistema. Criada uma funcionalidade que permite alterar um imóvel com situação de esgoto //​Factível//​ ou //​Potencial//​ para //Factível Faturável//,​ gerando a respectiva ligação de esgoto no encerramento de Ordem de Serviço específica e parametrizada com a situação de //​Conclusão de Serviço//. O sistema também disponibiliza uma funcionalidade que voltará a situação do imóvel de //Factível Faturável//​ para a situação de //​Factível//,​ ou //​Potencial//,​ de acordo com a situação da rede de esgoto na quadra do imóvel. Essa operação deve acontecer da mesma forma que na mudança para a situação de //Factível Faturável//,​ ou seja, no encerramento de ordem de serviço específica,​ com a situação informada como //​Conclusão de Serviço//. A ligação de esgoto será excluída. Criada uma situação de esgoto, denominada //Factível Faturável//,​ parametrizada para que o esgoto seja cobrado a partir de uma quantidade de dias do início da situação, informada no parâmetros do sistema. Criada uma funcionalidade que permite alterar um imóvel com situação de esgoto //​Factível//​ ou //​Potencial//​ para //Factível Faturável//,​ gerando a respectiva ligação de esgoto no encerramento de Ordem de Serviço específica e parametrizada com a situação de //​Conclusão de Serviço//. O sistema também disponibiliza uma funcionalidade que voltará a situação do imóvel de //Factível Faturável//​ para a situação de //​Factível//,​ ou //​Potencial//,​ de acordo com a situação da rede de esgoto na quadra do imóvel. Essa operação deve acontecer da mesma forma que na mudança para a situação de //Factível Faturável//,​ ou seja, no encerramento de ordem de serviço específica,​ com a situação informada como //​Conclusão de Serviço//. A ligação de esgoto será excluída.
Linha 36: Linha 38:
  
 O sistema permite que arquivos de imagens tenham seus tamanhos redimensionados,​ de forma a aperfeiçoar o processo de armazenagem. O usuário seleciona uma das opções disponibilizadas pelo sistema no campo da tela **Redimensionar Imagem para**. Documentos do tipo //PDF// e //DOC// serão compactados no momento da armazenagem,​ e descompactados,​ automaticamente,​ ao serem solicitados. Esse processo será transparente para o usuário, onde o arquivo sempre será apresentado no seu formato original (PDF ou DOC). O sistema permite que arquivos de imagens tenham seus tamanhos redimensionados,​ de forma a aperfeiçoar o processo de armazenagem. O usuário seleciona uma das opções disponibilizadas pelo sistema no campo da tela **Redimensionar Imagem para**. Documentos do tipo //PDF// e //DOC// serão compactados no momento da armazenagem,​ e descompactados,​ automaticamente,​ ao serem solicitados. Esse processo será transparente para o usuário, onde o arquivo sempre será apresentado no seu formato original (PDF ou DOC).
 +</​columns>​
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 41: Linha 44:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +<​columns>​
 O tamanho máximo da mensagem a ser enviada para o cliente, via SMS, no banco de dados suporta até 300 (trezentos) caracteres, mas foi limitada a 164 caracteres por restrições da operadora. O tamanho máximo da mensagem a ser enviada para o cliente, via SMS, no banco de dados suporta até 300 (trezentos) caracteres, mas foi limitada a 164 caracteres por restrições da operadora.
  
Linha 49: Linha 53:
   * **Arredondamento Matemático:​** - na divisão da soma dos consumos pela quantidade de meses parametrizados para o cálculo da média, caso a parte decimal seja inferior a 0,4, será feito o arredondamento para baixo; caso contrário, ou seja, a parte decimal seja 0,5 ou mais, será feito o arredondamento para cima.   * **Arredondamento Matemático:​** - na divisão da soma dos consumos pela quantidade de meses parametrizados para o cálculo da média, caso a parte decimal seja inferior a 0,4, será feito o arredondamento para baixo; caso contrário, ou seja, a parte decimal seja 0,5 ou mais, será feito o arredondamento para cima.
   * **Arredondamento para Mais:** - na divisão da soma dos consumos pela quantidade de meses parametrizados para o cálculo da média, caso haja alguma casa decimal será somado 1 a parte inteira do quociente.   * **Arredondamento para Mais:** - na divisão da soma dos consumos pela quantidade de meses parametrizados para o cálculo da média, caso haja alguma casa decimal será somado 1 a parte inteira do quociente.
 +</​columns>​
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 60: Linha 65:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +<​columns>​
 Por solicitação da **CAERN**, foi incluído o indicador //Utiliza Tarifa de Simulação para Histograma//,​ quando for //Sim//, indica que se deseja utilizar tarifa de simulação para histograma, caso  contrário, encontra-se registrado com a opção //Não//. Por solicitação da **CAERN**, foi incluído o indicador //Utiliza Tarifa de Simulação para Histograma//,​ quando for //Sim//, indica que se deseja utilizar tarifa de simulação para histograma, caso  contrário, encontra-se registrado com a opção //Não//.
  
Linha 66: Linha 72:
 Por solicitação da **CAERN**, foi alterada a tela **[[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]] - Aba [[:​ajuda:​Faturamento Tarifa Social]]**, para incluir o campo //Número Máximo de Dias Entre Data Ligação e Leitura para Tratar como Nova Ligação//,​ visando ao Faturamento do consumo medido em ligações novas. Por solicitação da **CAERN**, foi alterada a tela **[[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]] - Aba [[:​ajuda:​Faturamento Tarifa Social]]**, para incluir o campo //Número Máximo de Dias Entre Data Ligação e Leitura para Tratar como Nova Ligação//,​ visando ao Faturamento do consumo medido em ligações novas.
  
-Ao clicar no //​link//​ **__Arrecadação Financeiro__**,​ o sistema exibe a tela abaixo.+Ao clicar no //​link//​ **__Arrecadação Financeiro__**,​ o sistema exibe a tela abaixo
 +</​columns>​
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 72: Linha 79:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +<​columns>​
 Por solicitação da **CAERN**, foi disponibilizado para empresas que utilizam Postgrees o Processo de Baixa Automática,​ considerando as situações e as regras descritas a seguir: Por solicitação da **CAERN**, foi disponibilizado para empresas que utilizam Postgrees o Processo de Baixa Automática,​ considerando as situações e as regras descritas a seguir:
   * Quando a conta entregue ao cliente, através do ISC, por qualquer motivo, não tiver sido transmitida para o GSAN, e o valor da conta não for superior ao valor informado no sistema parâmetro, campo //Valor Máximo a ser Baixado//, será retificada mediante um crédito ou débito, conforme seja um pagamento a menor ou a maior, e efetuada a //baixa// da conta e do recebimento.   * Quando a conta entregue ao cliente, através do ISC, por qualquer motivo, não tiver sido transmitida para o GSAN, e o valor da conta não for superior ao valor informado no sistema parâmetro, campo //Valor Máximo a ser Baixado//, será retificada mediante um crédito ou débito, conforme seja um pagamento a menor ou a maior, e efetuada a //baixa// da conta e do recebimento.
Linha 77: Linha 85:
   * Para efetivação da retificação,​ os parâmetros são repassados para a funcionalidade //Retificar Conta//.   * Para efetivação da retificação,​ os parâmetros são repassados para a funcionalidade //Retificar Conta//.
   * Este novo procedimento será incluído no processo de Encerramento da Arrecadação,​ anterior ao step que classifica os pagamentos e as devoluções.   * Este novo procedimento será incluído no processo de Encerramento da Arrecadação,​ anterior ao step que classifica os pagamentos e as devoluções.
 +</​columns>​
  
-Ao clicar no "​Hiperlink" ​**__Medição Cobrança__** o sistema exibe a tela abaixo:+Ao clicar no //​link// ​**__Medição Cobrança__** o sistema exibe a tela abaixo:
  
-Foi incluído um indicador "​Remover Restrição do Cliente no SPC/SERASA após o pagamento da entrada do parcelamento?", ​ para determinar se a retirada dos itens negativados permanecerá na realização do parcelamento,​ ou se será realizado apenas após o pagamento da entrada do parcelamento. Caso esse indicador esteja com valor = NÃO, a retirada dos itens negativados será realizada no momento em que o parcelamento for efetuado. Caso esteja com valor = SIM, a retirada dos itens negativados será realizada no momento em que a entrada do parcelamento for efetuada, e registrada no sistema através da funcionalidade registrar movimento de arrecadadores ou incluir pagamento. A situação do imóvel na condição de negativado, será retirada após a execução do **Processo batch 135**, que verifica se os itens foram retirados da situação de negativado e atualizados para situação parcelado.  +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :​ajuda:​cad_-_sistemparametroconsultar_-_medicaocobranca2.png?​nolink ​ |}} 
 +</​WRAP>​
  
-{{:​ajuda:​cad_-_sistemparametroconsultar_-_medicaocobranca2.png?nolink|}} +<​columns>​ 
-\\+Foi incluído um indicador, **Remover Restrição do Cliente no SPC/SERASA após o pagamento da entrada do parcelamento?**,  para determinar se a retirada dos itens negativados permanecerá na realização do parcelamento,​ ou se será realizado apenas após o pagamento da entrada do parcelamento. Caso esse indicador esteja com valor = //NÃO//, a retirada dos itens negativados será realizada no momento em que o parcelamento for efetuado. Caso esteja com valor = //SIM//, a retirada dos itens negativados será realizada no momento em que a entrada do parcelamento for efetuada e registrada no sistema através da funcionalidade registrar movimento de arrecadadores ou incluir pagamento. A situação do imóvel na condição de negativado, será retirada após a execução do **Processo batch 135**, que verifica se os itens foram retirados da situação de negativado e atualizados para situação parcelado. 
 +</​columns>​
  
-Ao clicar no "​Hiperlink"​ **__Atendimento Segurança__**,​ o sistema exibe a tela abaixo. 
  
-Foi modificada a funcionalidade para gerar uma situação especial de faturamento para o imóvel queapós a visita de confirmação de anormalidade de hidrômetro,​ fixa consumo de água em um valor parametrizado,​ ou na sua média de consumo, o que for maior. O imóvel não deve constar da rota de leitura, não deve ser visualizado como "NÃO MEDIDO",​ bem como não deve entrar na relação de imóveis ​serem emitidas ordens de serviço de instalação/​substituição de hidrômetro da micromedição.+Ao clicar no //link// **__Atendimento Segurança__**, o sistema exibe tela abaixo.
  
-Incluídos indicadores nas funcionalidades "[[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]"​ e "​Consultar Parâmetros do Sistema",​ de modo a que sejam informados quatro novos parâmetros no sistema: +<WRAP center round box 100%> 
-  * **Indicador "​Consumo de Água Informado para Anormalidade de Hidrômetro"​** ​refere-se ao consumo de água a ser fixado para o imóvel quando ocorrer a confirmação da anormalidade de hidrômetro e for gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente,​ 15m³); +{{  ​:ajuda:cad_-_consultarparametrossistema_-_aba_atendimentoserguranca_-_compesa.png?​nolink ​ |}} 
-  * **Indicador "​Quantidade de Meses da Instalação e/ou Substituição de Hidrômetro"​** - refere-se à quantidade de meses a ser considerada desde que houve uma instalação e/ou substituição de hidrômetro para o imóvel, e foi gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente,​ 6 meses); +</WRAP>
-  * **Indicador Quantidade de Vezes da Incidência de Anormalidade de Hidrômetro** - refere-se à quantidade de vezes da incidência da anormalidade de hidrômetro para o imóvel e foi gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente,​ 2 meses).+
  
-Alteradas as funcionalidades "​[[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]]"​ e "​Consultar Parâmetros do Sistema", ​para permitir informar e consultar ​novo parâmetro: Bloquear funcionalidades ​de Instalação/Substituição ​de hidrômetro.+<​columns>​ 
 +Foi modificada a funcionalidade para gerar uma situação especial de faturamento ​para o imóvel que, após a visita de confirmação de anormalidade de hidrômetro,​ fixa o consumo de água em um valor parametrizado,​ ou na sua média de consumo, o que for maior. O imóvel não deve constar da rota de leitura, não deve ser visualizado como **NÃO MEDIDO**, bem como não deve entrar na relação de imóveis a serem emitidas ordens de serviço ​de instalação/substituição ​de hidrômetro ​da micromedição.
  
-Para selecionar os imóveis com situação ​de esgoto igual POTENCIAL ou FACTÍVEL, a ordem de serviço ​a ser gerada ​e a quantidade de dias para seu encerramento automático serão parametrizados na funcionalidade dos parâmetros do sistemaatravés dos parâmetros:​ "​Número ​de Dias para Encerramento ​da Ordem de Serviço Factível Faturável"​ e "​Serviço ​da Ordem de Serviço Seletiva Factível Faturável"​.+Incluídos indicadores nas funcionalidades **[[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]]** e **Consultar Parâmetros do Sistema**, ​de modo que sejam informados quatro novos parâmetros no sistema: 
 +  * **Indicador Consumo ​de Água Informado para Anormalidade de Hidrômetro** - refere-se ao consumo de água a ser fixado para o imóvel quando ocorrer a confirmação da anormalidade de hidrômetro ​for gerada ​respectiva situação especial de faturamento (inicialmente,​ 15m³); 
 +  * **Indicador Quantidade de Meses da Instalação e/ou Substituição de Hidrômetro** - refere-se à quantidade de meses a ser considerada desde que houve uma instalação e/ou substituição de hidrômetro ​para o imóvele foi gerada a respectiva situação especial ​de faturamento (inicialmente,​ 6 meses); 
 +  * **Indicador Quantidade de Vezes da Incidência ​de Anormalidade de Hidrômetro** - refere-se à quantidade de vezes da incidência da anormalidade ​de hidrômetro para o imóvel em que foi gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente,​ 2 meses).
  
-{{:ajuda:cad_-_consultarparametrossistema_-_aba_atendimentoserguranca_-_compesa.png?​nolink|}} +Alteradas as funcionalidades **[[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]** e **Consultar Parâmetros do Sistema**, para permitir informar e consultar o novo parâmetro: Bloquear funcionalidades de Instalação/​Substituição de hidrômetro.
-\\+
  
-Por solicitação da CAERN, foi incluído o campo para identificar quantos dias as informações ​de paralisações ficarão disponíveis no sistema, ​partir da data da regularização da ocorrênciaindicação ​de obrigatoriedade quanto ​solicitação ​de documento do solicitante. A atualização foi disponibilizada ​para as empresas que utilizam Postgreesconforme tela abaixo.+Para selecionar os imóveis com situação ​de esgoto igual POTENCIAL ou FACTÍVEL, a ordem de serviço ​ser gerada e a quantidade ​de dias para seu encerramento automáticoserão parametrizados na funcionalidade dos parâmetros do sistema, através dos parâmetros:​ **Número de Dias para Encerramento da Ordem de Serviço Factível Faturável** e **Serviço da Ordem de Serviço Seletiva Factível Faturável**.
  
-Visando possibilitar a criação de novas situações de água e esgoto na exclusão de imóvel, para exclusão com débito e  reativar um imóvel excluído, foram incluídas novas situações de água e esgoto denominadas "​Cancelada/​Inexistente",​ que serão parametrizadas para não faturar e também atualizada nas bases de dados do sistema gerencial. O sistema disponibiliza os parâmetros "​Situação de Água na Exclusão de Imóvel"​ e "​Situação de Esgoto na Exclusão de Imóvel"​. Esses campos não serão obrigatórios. 
  
-{{:​ajuda:​cad_-_consultarparametrossistema_-_aba_atendimentoserguranca_-_caern.png?​nolink|}}+Por solicitação da **CAERN**, foi incluído o campo para identificar quantos dias as informações de paralisações ficarão disponíveis no sistema, a partir da data da regularização da ocorrência,​ e a indicação de obrigatoriedade quanto à solicitação de documento do solicitante. A atualização foi disponibilizada para as empresas que utilizam Postgrees, conforme tela abaixo.
  
-Verifica existência ​de parâmetros +Visando possibilitar a criação ​de novas situações de água e esgoto na exclusão de imóvel, para exclusão com débito e reativar um imóvel excluído, foram incluídas novas situações de água e esgoto denominadas ​**Cancelada/​Inexistente**,​ que serão parametrizadas para não faturar e também atualizada nas bases de dados do sistema gerencial. O sistema disponibiliza ​os parâmetros ​**Situação de Água na Exclusão de Imóvel** e **Situação de Esgoto na Exclusão de Imóvel**. Esses campos ​não serão obrigatórios. 
-  ​Caso os parâmetros não existam no sistema, exibe a mensagem "​Parâmetros inexistentes"​.+</​columns>​
  
-Atualização realizada por outro usuário +<WRAP center round box 100%> 
-  ​* Caso o usuário esteja tentando atualizar os parâmetros do sistema e os mesmos já tenham sido atualizados durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem "​Parâmetros foram atualizados por outro usuário. Realize uma nova atualização"​.+{{  :​ajuda:​cad_-_consultarparametrossistema_-_aba_atendimentoserguranca_-_caern.png?​nolink ​ |}} 
 +</​WRAP>​
  
-Verifica sucesso da transação +<columns> 
-  * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem "<xxxxxxefetuada com sucesso"​.+O sistema efetua algumas verificações:​
  
-Valida CNPJ +  * Verificar existência de parâmetros:​ 
-  * Caso o dígito verificador do CNPJ seja inválido, exibe a mensagem ​"Dígito verificador do CNPJ não confere".+    * Caso os parâmetros não existam no sistema, é exibida a mensagem: //​Parâmetros inexistentes//​. 
 +  ​* Atualização realizada por outro usuário: 
 +    * Caso o usuário esteja tentando atualizar os parâmetros do sistema que já tenham sido atualizados durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: //​Parâmetros foram atualizados por outro usuário. Realize uma nova atualização//​. 
 +  * Verificar sucesso da transação:​ 
 +    * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: //<​xxxxxx>​ efetuada com sucesso//​. 
 +  * Validar CNPJ: 
 +    ​* Caso o dígito verificador do CNPJ seja inválido, ​o sistema ​exibe a mensagem: //Dígito verificador do CNPJ não confere//. 
 +  * Validar número mínimo de dias para emissão do vencimento:​ 
 +    * O valor informado não poderá ser superior a //15//, se sim, exibe a mensagem: //O número mínimo de dias não poderá ser superior a 15//. 
 +  * Validar número mínimo de meses: 
 +    * O valor informado não poderá ser superior a //12//, se sim, exibe a mensagem: //O número mínimo de meses não poderá ser superior a 12//. 
 +  * Verificar existência da unidade: 
 +    * Caso a unidade informada não exista no sistema, exibe a mensagem //Unidade inexistente//​. 
 +</​columns>​
  
-Valida número mínimo de dias para emissão do vencimento 
-  * O valor informado não poderá ser superior a "​15",​ se sim, exibe a mensagem "O número mínimo de dias não poderá ser superior a 15". 
  
-Valida número mínimo de meses 
-  * O valor informado não poderá ser superior a "​12",​ se sim, exibe a mensagem "O número mínimo de meses não poderá ser superior a 12". 
  
-Verifica existência da unidade +===== Referências ===== 
-  Caso a unidade informada não exista no sistema, exibe a mensagem "​Unidade inexistente"​.+**[[=postgres:​cadastro:​uc0061|Consultar Parâmetros Sistema]]**
  
  
 +==== Termos Principais ====
  
 +**[[=ajuda:​sistema_parametro|Sistema Parâmetro]]**
 +
 +\\
 \\ \\
-\\    
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique ​**[[:Ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/consultar_parametros_do_sistema.1480709040.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)