Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_ligacao_de_agua_com_sem_instalacao_de_hidrometro_sem_ra

Efetuar Ligação de Água com/sem Instalação de Hidrômetro sem RA

Esta funcionalidade tem como objetivo registrar as informações relativas à ligação de água com ou sem instalação de hidrômetros e sem Registro de Atendimento (RA), com base na matrícula do imóvel.

A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Ligação de Agua com/sem Instalação de Hidrômetro sem RA.

Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: Alterar Dados da Cobrança de Serviços.

Caso o imóvel esteja associado ao cliente como CLIENTE INFORME SEU NOME A COMPESA, e o usuário for efetuar a ligação de água, ou ligação de esgoto sem RA, o sistema apresenta a mensagem de crítica: Não é permitido efetuar a ligação de água/esgoto de imóvel associado ao cliente CLIENTE INFORME SEU NOME A COMPESA.

Dito isso, informe os campos necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique no botão . O sistema efetua algumas validações:

  • Verificar existência da matrícula do imóvel:
    • Caso não exista a matrícula do imóvel informada, o sistema exibe a mensagem: Matrícula do Imóvel inexistente.
  • Validar Situação de Água do Imóvel:
    • Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL, FACTÍVEL, EM FISCALIZAÇÃO OU EM ANÁLISE, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel <> está inválida para efetuar a ligação, a situação da água deve ser Potencial, Factível ou Em Fiscalização.
  • Verificar existência de dados:
    • Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela <> inexistente e cancela a operação.
    • Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela <> sem dados para seleção e cancela a operação.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de água, o sistema exibe a mensagem: Informe <xxxxxx>.
  • Verifica sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Ligação de Água com instalação de hidrômetro do imóvel <xxxx> efetuada com sucesso.
  • Verificar situação do imóvel:
    • Caso a situação do imóvel não seja ativa, o sistema exibe a mensagem: Imóvel <xxxxxx> não está ativo.
  • Verificar situação rede de água da quadra:
    • Caso a empresa não utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na quadra do imóvel, o sistema exibe a mensagem: Não existe rede de água na quadra do imóvel <xxxxxxx>.
    • Caso a empresa utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na face de quadra do imóvel, o sistema exibe a mensagem: Não existe rede de água na face de quadra do imóvel <xxxxx>.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário tente atualizar um imóvel que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Verificar Situação do Hidrômetro:
    • Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro Inexistente.
    • Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro com situação <xxxxxx> não pode ser instalado.
  • Verificar tarifa de consumo associada:
    • Caso exista tarifa de consumo associada ao perfil da ligação selecionado:
      • Caso a tarifa de consumo do imóvel seja diferente da tarifa de consumo associada ao perfil, o sistema exibe a mensagem: Tarifa de consumo do imóvel é diferente da tarifa permitida para o perfil selecionado.
  • Verificar existência da ligação de água:
    • Caso já exista ligação de água para o imóvel, o sistema atualiza a ligação de água existente.
  • Verificar Situação do Tombamento:
    • Caso o tombamento informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: Tombamento do Hidrômetro Inexistente.
    • Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro com situação <> não pode ser instalado.

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Matrícula do ImóvelCampo obrigatório. Informe a matrícula do imóvel ou selecione clicando no botão , link Pesquisar Imóvel, ao lado do campo. O sistema exibe a identificação do imóvel em seguida. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Cliente Usuário O cliente usuário é exibido e não é permitida alteração.
CPF ou CNPJO CPF/CNPJ é exibido e não é permitida alteração.
Situação da Ligação de ÁguaA Situação da Ligação de Água é exibida e não é permitida alteração.
Regra associada: Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL, FACTÍVEL ou EM FISCALIZAÇÃO, a ligação de água não é efetuada.
Situação da Ligação de EsgotoA Situação da Ligação de Esgoto é exibida e não é permitida alteração.
Data da LigaçãoCampo obrigatório - Informe a data da ligação no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão ao lado do campo, link Pesquisar Data - Calendário.
Diâmetro da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Material da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Perfil da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Local de Instalação do RamalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Existe Lacre?Informe Sim caso o hidrômetro exista lacre, caso contrário marque a opção Não.
Número do Lacre da LigaçãoEste campo só será disponibilizado caso o hidrômetro exista lacre.
Matrícula do FuncionárioInforme a matrícula do funcionário com até oito dígitos ou clique em para pesquisar AQUI.
Tipo HidrômetroMarque em Micromedidor ou Macromedidor, de acordo com o tipo que será instalado. Campo visualizado dependendo da parametrização
Número do Hidrômetro / TombamentoCaso seja Micromedidor, Informe o número do hidrômetro ou selecione clicando no botão ao lado do campo.
Caso seja Macromedidor, informe o número do tombamento, ou selecione clicando no botão .
Para apagar o conteúdo do campo, clicar no botão ao lado do campo em exibição.
O hidrômetro para ser instalado é necessário que esteja na situação de Disponível, caso contrário, o sistema emite uma mensagem.
Data de InstalaçãoInforme a data de instalação no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou selecione clicando no botão ao lado do campo, link Pesquisar Data - Calendário.
Local de InstalaçãoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
ProteçãoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Leitura InstalaçãoInforme a leitura que consta no hidrômetro no momento da instalação. Campo deve ser numérico.
Número do Selo de HidrômetroInforme o número do selo. Campo alfanumérico.
CavaleteSelecione uma das opções COM indica que o hidrômetro será instalado em cavalete, caso contrário, informe SEM.
TelemedidoCampo obrigatório, visualizado conforme parametrização -  Informe a opção Sim para indicar que o imóvel possui medição telemedido, caso contrário, informe a opção Não. Com esta informação, fica independente do perfil do imóvel.


Funcionalidade dos Botões


BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar o conteúdo do campo.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz os procedimentos de efetuar ligação limpando o conteúdo da tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna a tela principal.
Ao clicar neste botão, comanda o processo para efetivação da ligação de água com/sem instalação de hidrômetro nas bases de dados.

Referências

Termos Principais

Hidrômetro

Macromedidor

Micromedidor

Ordem de Serviço


Exportar página para o formato Open Document

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/efetuar_ligacao_de_agua_com_sem_instalacao_de_hidrometro_sem_ra.txt · Última modificação: 12/11/2018 20:25 por tadeu.sarmento