Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_religacao_com_substituicao_de_hidrometro

Efetuar Religação com Substituição de Hidrômetro

O objetivo desta funcionalidade é efetuar a religação de água com substituição de hidrômetro. A funcionalidade pode ser acessada quando chamada pela funcionalidade que encerra a execução da ordem de serviço ou chamada diretamente via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Religação com Substituição de Hidrômetro.

Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Acima, informe os campos obrigatórios (sinalizados por um asterisco vermelho ) e demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique no botão . O sistema confere algumas validações.

A nova funcionalidade poderá ser chamada pela funcionalidade que encerra a execução da ordem de serviço, ou diretamente através do Menu. Se for chamada através do Menu, será necessário informar a identificação de uma ordem de serviço, ou selecionar uma das que foram listadas através da opção de pesquisa. A ordem informada será validada quanto ao tipo de Solicitação/Especificação, bem como a situação em que ela se encontra (pendente, concluída, etc.). Quando for selecionada através da pesquisa, não é permitida que a identificação seja alterada. Os dados do imóvel que foram associados à OS serão apresentados sem permitir alteração.

Quando chamada pela funcionalidade que encerra a execução da ordem de serviço, o quadro Dados da Geração dos Débitos é exibido com os seguintes campos:

  1. Tipo de Débito e Valor do Débito - com valores já preenchidos pela pesquisa e sem permitir alteração;
  2. Percentual de Cobrança - caso o motivo da não cobrança do débito não esteja selecionado, selecionar neste campo o percentual de cobrança do débito, entre as opções: 100%, 70% ou 50%;
  3. Quantidade de Parcelas - caso o motivo da não cobrança do débito não esteja selecionado, selecionar neste campo a quantidade de parcelas;
  4. Taxa de Juros - com valores já preenchidos pela pesquisa e sem permitir alteração;
  5. Valor Total - com valores já preenchidos pela pesquisa e sem permitir alteração;
  6. Valor das Parcelas - com valores já preenchidos pela pesquisa e sem permitir alteração.


Validações do Sistema

  1. Validar Ordem de Serviço:
    1. Caso não exista ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
    2. Caso o serviço associado à ordem de serviço não corresponda a Religação de Água com Instalação de Hidrômetro, o sistema exibe a mensagem: erviço associado à ordem de serviço não corresponde a Religação de Água com Instalação de Hidrômetro e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
    3. Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e a situação da ordem de serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação » e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
    4. Caso o registro de atendimento associado à ordem de serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: O RD «número do RD» associado a ordem de serviço informada não tem imóvel associado e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
    5. Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e sua situação esteja encerrada sem ser por execução e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  2. Verificar situação do imóvel:
    1. Caso a situação do imóvel não seja ativo, o sistema exibe a mensagem: Imóvel «imov_id» associado a ordem de serviço não está ativo e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  3. Verificar a Situação de Água:
    1. Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de CORTADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «» está inválida para efetuar a Religação de Água com instalação de hidrômetro, a situação de Água deve ser Cortado e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  4. Verificar Existência de Dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  5. Verificar Sucesso da Transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Religação de Água para o imóvel «IMOV_ID» efetuada com sucesso.
  6. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário tente atualizar um imóvel ou uma ligação de água já atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  7. Verificar Existência do Tipo de Débito:
    1. Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
  8. Validar Motivo da Não Cobrança:
    1. Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  9. Validar Percentual de Cobrança:
    1. Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de 100% e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100% e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  10. Validar Quantidade de Parcelas:
    1. Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «» e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  11. Verificar Situação do Hidrômetro:
    1. Caso o número do hidrômetro informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro Inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
    2. Caso o hidrômetro informado esteja com a situação diferente de DISPONÍVEL, o sistema exibe a mensagem: Hidrômetro com situação «» não pode ser instalado e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  12. Verificar a Existência de Hidrômetro na Ligação de água:
    1. Caso já exista hidrômetro instalado na ligação de água, o sistema exibe a mensagem: Imóvel já tem hidrômetro instalado para o tipo de medição LIGAÇÃO DE ÁGUA e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  13. Validar Funcionário:
    1. O sistema pesquisa se o funcionário informado existe no cadastro.
    2. Caso a pesquise não retorne o funcionário pesquisado, o sistema exibe a mensagem: Código do funcionário informado não existe e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório - Caso a funcionalidade seja chamada diretamento pelo menu, informe o número da ordem de serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. A descrição da ordem de serviço será exibida no campo ao lado. Caso contrário, a ordem de serviço será exibida pelo sistema e não permite alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelEste campo será exibido pelo sistema e não é permitida alteração.
Cliente UsuárioEste campo será exibido pelo sistema e não é permitida alteração.
CPF ou CNPJEste campo será exibido pelo sistema e não é permitida alteração.
Situação da Ligação de ÁguaEste campo será exibido pelo sistema e não é permitida alteração.
Situaçao da Ligação de EsgotoEste campo será exibido pelo sistema e não é permitida alteração.
Dados da Religação:
Data da ReligaçãoCampo obrigatório - Este campo será exibido pelo sistema, a partir da data de execução da ordem de serviço, e não é permitida alteração.
Dados da Substituição de Hidrômetro:
Número do Hidrômetro AtualEste campo será exibido pelo sistema, a partir da execução da ordem de serviço, e não é permitida alteração.
Tipo de MediçãoEste campo será exibido pelo sistema, a partir da execução da ordem de serviço, e não é permitida alteração.
Data da RetiradaEste campo será exibido pelo sistema, a partir da execução da ordem de serviço, e não é permitida alteração.
Número da LeituraEste campo exibe a última leitura faturada do hidrômetro.
Situação do HidrômetroCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponbilizadas pelo sistema.
Local de ArmazenagemCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponbilizadas pelo sistema.
Número do Hidrômetro NovoCampo obrigatório - Informe o número do hidrômetro novo ou clique no botão , link Pesquisar Hidrômetro, para selecionar o hidrômetro. A descrição do hidrômetro será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Data da InstalaçãoEste campo será exibido pelo sistema, a partir da execução da ordem de serviço, e não é permitida alteração.
Tipo de MediçãoCampo obrigatório - Selecione o tipo de medição (de ligação) das opções disponibilizadas pelo sistema.
Local de InstalaçãoCampo obrigatório - Selecione o local de instalação das opções disponibilizadas pelo sistema.
ProteçãoCampo obrigatório - Selecione a proteção das opções disponibilizadas pelo sistema.
Troca de ProteçãoInforme se houve troca de proteção, entre Sim ou Não.
Troca de RegistroInforme se houve troca de registro, entre Sim ou Não.
Leitura InstalaçãoInforme com até seis dígitos a leitura no momento da instalação.
Número do SeloInforme o número do selo, com até doze dígitos.
CavaleteCampo obrigatório - Selecione a situação do cavalete: COM ou SEM.
Número Lacre:Campo obrigatório - Informe o número do lacre, com até doze dígitos.
Matrícula FuncionárioInforme o número da matrícula do funcionário responsável pela religação ou clique no botão , link Pesquisar Funcionário, ao lado do campo para selecionar a matrícula desejada.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.


Funcionalidade dos Botões


BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação realizada e retorna à tela principla.
 Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da religação.

Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/efetuar_religacao_com_substituicao_de_hidrometro.txt · Última modificação: 26/03/2018 19:17 por tadeu.sarmento