Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:gerencial:objetivos_de_um_data_warehouse
Esta versão (29/12/2016 14:06) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Objetivos de um Data Warehouse

Data Warehouse é uma grande base de dados integrada com outros ambientes operacionais, dos quais recebe informações, posteriormente tratadas, arquivadas por assunto, armazenadas e padronizadas em um único armazém de dados que, depois de tratados e inseridos, não podem mais ser alterados. O objetivo dessa fonte única e concentrada é permitir uma consulta rápida, fácil e confiável de informações íntegras, que servirão de suporte às tomadas de decisão gerenciais.

Os objetivos de um Data Warehouse podem ser desenvolvidos percorrendo-se os setores de qualquer empresa e escutando o que a gerência da empresa tem a dizer. Inevitavelmente, surgem estas seis questões mais recorrentes:

  1. Dispomos de um enorme volume de dados na empresa, mas não conseguimos acessá-los.
  2. Temos que combinar os dados a partir de fontes diversas.
  3. É preciso tornar mais fácil o acesso direto dos profissionais aos dados.
  4. Apenas mostre-me o que é realmente importante.
  5. Fico louco quando duas pessoas apresentam exatamente os mesmos indicadores em uma reunião, utilizando apenas números diferentes.
  6. Queremos que as pessoas usem informações para dar um suporte à tomada de decisões, baseando-se em fatos.

Com base em experiências, essas preocupações são tão universais que direcionam as exigências dos fundamentos para o Data Warehouse.

Transformando as afirmações do pessoal de gerenciamento em requisitos de Data Warehouse, temos:

  • O Data Warehouse deve fazer com que as informações de uma empresa possam ser facilmente acessadas:
    O conteúdo do Data Warehouse deve ser compreensível. Os dados devem ser intuitivos e óbvios para o usuário da área de negócios e não apenas para o desenvolvedor. Essa capacidade de compreensão envolve legibilidade: o conteúdo do Data Warehouse precisa ser identificado de modo significativo. Os usuários das áreas de negócio querem separar e combinar os dados no warehouse em combinações infinitas, em um processo que normalmente costuma ser denominado separação e combinação (slicing and dicing). As ferramentas usadas para acessar o Data Warehouse devem ser simples e fáceis de serem usadas. Elas também devem retornar, para os usuários, resultados de consultas no menor intervalo de tempo de espera possivel.
  • O Data Warehouse deve apresentar as informações da empresa de modo consistente:
    Os dados no warehouse devem ser confiáveis, obtidos cuidadosamente de várias fontes na empresa, filtrados, submetidos a um controle de qualidade e liberados apenas quando estiverem prontos para serem usados. As informações de um processo de negócio devem coincidir com as informações de outro processo de negócio. Se as duas avaliações de desempenho tiverem o mesmo nome, deverão ter também o mesmo significado. Por outro lado, se duas medições não tiverem o mesmo significado, devem ter identificações distintas. Informações consistentes significam informações de alta qualidade. Isso quer dizer que todos os dados são considerados e estão completos. A consistência também inplica que haverá definições comuns do conteúdo do Data Warehouse disponiveis para usuários.
  • O Data Warehouse deve ser adaptável e flexivel às mudanças:
    Não podemos evitar as mudanças. Fatores como necessidades dos usuários, condições comerciais, dados e tecnologia estão sujeitos a mudanças decorrentes do tempo. Por isso, o Data Warehouse deve ser projetado para lidar com as mudanças inevitáveis. E mais: mudanças no Data Warehouse devem ser bem-vindas. Isso quer dizer que elas não invalidam os dados nem as aplicações existentes. Estes não devem ser mudados nem danificados quando a comunidade de negócio fizer novas perguntas ou novos dados forem incluídos no warehouse. Se os dados descritivos do warehouse forem modificados, temos que considerar adequadamente as alterações.
  • O Data Warehouse deve ser um baluarte seguro que protege as informações:
    O tesouro de informações da empresa está seguro e guardado no Data Warehouse. Se esse não for o caso, provavelmente o Data Warehouse contém, pelo menos, informações sobre o que está sendo vendido, para quem e a que preço - detalhes que podem ser potencialmente desastrosos se caírem nas mãos de pessoas erradas. Por isso, o Data Warehouse deve controlar de modo eficaz o acesso às informações confidenciais da empresa.
  • O Data Warehouse deve servir de base para uma melhor tomada de decisões:
    O Data Warehouse deve conter os dados apropriados para dar suporte à tomada de decisões. Só existe um único resultado verdadeiro em um Data Warehouse: as decisões tomadas depois que o Data Warehouse apresentou suas evidências. Essas decisões resultam do impacto e do valor comerciais que podem ser atribuídos ao warehouse. O conceito original que era usado para definir o Data Warehouse continua sendo a melhor descrição do que estamos projetando: um sistema de suporte à tomada de decisões.
  • Para que um Data Warehouse seja considerado de sucesso, a comunidade de negócio deve aceitá-lo:
    Não importa se criamos uma solução elegante usando produtos e plataformas da melhor safra. Se a comunidade de negócio não adotar o Data Warehouse e não continuar a usá-lo ativamente por 6 meses após o treinamento, indica que não passamos no teste de aceitação. Ao contrário de uma reedição do sistema operacional, em que a única opção do usuários é usar o novo sistema, às vezes a utilização do Data Warehouse por parte dos usuários das áreas de negócios está mais relacionada à simplicidade e aceitação do que a qualquer outro fator.


fonte: Ralph Kimball, Margy Ross - The Data Warehouse Toolkit, 3rd Edition - The Definitive Guide to Dimensional Modeling



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN.

ajuda/gerencial/objetivos_de_um_data_warehouse.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)