Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:informa_tramite_por_situacao_de_cobranca

Essa é uma revisão anterior do documento!


Informar Trâmite por Situação de Cobrança

O objetivo desta funcionalidade é informar as possibilidades para tramitação, realizando as associações de acordo com a situação de cobrança.

A funcionalidade pode ser acessada no caminho GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Informar Tramite por Situacao de Cobrança.

Informe a “Situação de Cobrança”, obrigatoriamente, selecionando uma das opções disponibilizadas pelo sistema, em seguida, clique no botão .

Após informar a situação de cobrança, o sistema recupera todas as associações existentes para a situação de cobrança informada com especificações e unidades organizacionais.

Verifica existência da unidade

  • Caso a unidade informada não exista, será exibida a mensagem “Unidade inexistente”.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da quadra, será exibida a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»”.

Verifica sucesso da operação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem “«descrição da função» efetuada com sucesso”.

Verifica existência da associação

  • Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, será exibida a mensagem “Associação já existente: «situação de cobrança informada».

Verifica existência da associação no grid

  • Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, será exibidaa mensagem “Associação já existente: Situação de cobrança. «situação de cobrança informada».



Ao clicar no botão , o sistema exibe a tela “Informar Associação da Situação de Cobrança”, abaixo. Informe os campos, obrigatoriamente, conforme tabela abaixo “Preenchimento dos Campos”, e clique no botão . O item informado será exibido na tela “Informar Trâmite por Situação de Cobrança” (acima). Pode ser criada várias associações, ou seja, esta operação pode ser repetida várias vezes.

Para remover uma associação incluída (tela acima), clique no botão do item desejado.

Feita a associação, clique no botão .

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Situação de CobrançaEste campo não pode ser modificado na tela de associações.
Tipo de Solicitação(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Tipo de Especificação(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Unidade de Atendimento(*)Campo obrigatório - Informe o código da unidade de atendimento, ou clique no botão para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade de atendimento será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.


Tela de Sucesso


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema possibilita ao usuário montar associações para o trâmite da situação de cobrança.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema adiciona uma associação para o trâmite da situação de cobrança.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção das associações para o trâmite da situação de cobrança nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove uma associação incluída.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar uma unidade de atendimento nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo do campo na tela.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/informa_tramite_por_situacao_de_cobranca.1427923598.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)