Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:informa_tramite_por_situacao_de_cobranca

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:informa_tramite_por_situacao_de_cobranca [09/03/2017 19:12]
tadeu.sarmento
ajuda:informa_tramite_por_situacao_de_cobranca [14/03/2019 20:58] (atual)
tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-atendimento.png?​nolink&​200|}}]] [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-atendimento.png?​nolink&​200|}}]]
 ====== Informar Trâmite por Situação de Cobrança ====== ====== Informar Trâmite por Situação de Cobrança ======
 +<​columns>​
 O objetivo desta funcionalidade é informar as possibilidades para uma tramitação,​ realizando as associações de acordo com a situação de cobrança. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Registro Atendimento]] > Informar Trâmite por Situação de Cobrança**. O objetivo desta funcionalidade é informar as possibilidades para uma tramitação,​ realizando as associações de acordo com a situação de cobrança. A funcionalidade pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Registro Atendimento]] > Informar Trâmite por Situação de Cobrança**.
 +</​columns>​
  
 Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo: Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
Linha 9: Linha 10:
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:informar_associacao_sc2.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:0809_informar_tsc_1.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +<​columns>​
 Acima, informe, obrigatoriamente,​ a **Situação de Cobrança**,​ selecionando uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​associar.png?​nolink|}}. Acima, informe, obrigatoriamente,​ a **Situação de Cobrança**,​ selecionando uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​associar.png?​nolink|}}.
  
 O sistema acessa a tela abaixo: O sistema acessa a tela abaixo:
 +</​columns>​
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:informar_associacao_sc.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:0809_informar_tsc_2.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
-Ao clicar no botão {{:​ajuda:​associar.png?​nolink|}} o sistema exibe a tela acima. Informe os campos, obrigatoriamente,​ e clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}. O item informado será exibido na tela **Informar Trâmite por Situação de Cobrança**. É possível criar várias associações,​ ou seja, esta operação pode ser repetida várias vezes.+<​columns>​ 
 +Ao clicar no botão {{:​ajuda:​associar.png?​nolink|}} o sistema exibe a tela acima. Informe os campos, obrigatoriamente,​ e clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}. O item informado será exibido na tela **Informar Trâmite por Situação de Cobrança**. É possível criar várias associações,​ ou seja, esta operação pode ser repetida várias vezes
 +</​columns>​
  
-Para remover uma associação incluída, clique no botão ​{{:ajuda:arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}} ​ao lado do item desejado.+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:0809_informar_tsc_3.jpg?​nolink ​ |}} 
 +</​WRAP>​
  
-Feita a associação,​ clique no botão {{:​ajuda:​informar.png?​nolink|}}.+<​columns>​ 
 +Para remover uma associação incluída, clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}} ao lado do item desejado. ​Feita a associação,​ clique no botão {{:​ajuda:​informar.png?​nolink|}}.
  
 Após informar a situação de cobrança, o sistema recupera todas as associações existentes para a situação de cobrança informada com especificações e unidades organizacionais. Em seguida, executa algumas validações:​ Após informar a situação de cobrança, o sistema recupera todas as associações existentes para a situação de cobrança informada com especificações e unidades organizacionais. Em seguida, executa algumas validações:​
  
-  ​Verificar existência da unidade: +  ​Verificar existência da unidade: 
-    ​Caso a unidade informada não exista, é exibida a mensagem: //Unidade inexistente//​. +    ​Caso a unidade informada não exista, é exibida a mensagem: //Unidade inexistente//​. 
-  ​Verificar preenchimento dos campos: +  ​Verificar preenchimento dos campos: 
-    ​Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da quadra, é exibida a mensagem: //Informe <<​nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>//​. +    ​Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da quadra, é exibida a mensagem: //Informe <<​nome do campo que não foi preenchido ou selecionado>>//​. 
-  ​Verificar sucesso da operação:​ +  ​Verificar sucesso da operação:​ 
-    ​Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //<<​descrição da função>>​ efetuada com sucesso//​. +    ​Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: //<<​descrição da função>>​ efetuada com sucesso//​. 
-  ​Verificar existência da associação:​ +  ​Verificar existência da associação:​ 
-    ​Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, será exibida a mensagem ​Associação já existente: <<​situação de cobrança informada>>​.  +    ​Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, será exibida a mensagem ​//Associação já existente: <<​situação de cobrança informada>>​//
- +  - Verificar ​existência da associação no grid: 
-Verifica ​existência da associação no grid +    ​- ​Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, é exibida mensagem: //​Associação já existente: Situação de cobrança. <<​situação de cobrança informada>>//​. 
-  ​* ​Caso já exista uma associação para a situação de cobrança, especificação e unidade informadas, é exibida mensagem: //​Associação já existente: Situação de cobrança. <<​situação de cobrança informada>>//​.+</​columns>​ 
 +\\
  
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
Linha 52: Linha 61:
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
 |Situação de Cobrança|Este campo não pode ser modificado na tela de associações.| |Situação de Cobrança|Este campo não pode ser modificado na tela de associações.|
-|Tipo de Solicitação|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Tipo de Solicitação|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Tipo de Especificação|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Tipo de Especificação|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Unidade de Atendimento|Campo obrigatório ​Informe o código da unidade de atendimento,​ ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}} para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade de atendimento será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.|+|Unidade de Atendimento|Campo obrigatórioInforme o código da unidade de atendimento,​ ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}} para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade de atendimento será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
  
  
Linha 81: Linha 90:
  
 **[[=ajuda:​cobranca|Cobrança]]** **[[=ajuda:​cobranca|Cobrança]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:​livre:​video-aulas:​informar_tramite_por_situacao_de_cobranca|Informar Trâmite por Situação de Cobrança]]**
  
 \\ \\
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:​Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique ​**[[:​Ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
 + 
 +~~ODT~~
  
ajuda/informa_tramite_por_situacao_de_cobranca.1489086742.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)