A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
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Para acessar as demais abas, clique nos links abaixo: As telas do tipo Aba têm um comportamento padrão. Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada. |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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O cliente denominado de Cliente Usuário Desconhecido será cadastrado através da funcionalidade acima Inserir Cliente (tela usada pelos clientes que utilizam a versão do GSAN em Postgres). Abaixo, temos a mesma tela em uso na Compesa. |
Agora, preencha os campos obrigatórios (assinalados na tela por um asterisco vermelho). Depois, preencha os demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preechimento dos campos clique AQUI). Em seguida, clique em . O sistema apresenta a Tela de sucesso. Incluído um novo campo na tabela de sistema parâmetros para registrar o código do cliente cadastrado como Cliente Usuário Desconhecido. Alterada a funcionalidade para não gerar débito oriundo de entrega postal para outro endereço, para imóveis que estejam associados a determinados clientes. No Gerar Taxa de Entrega em Conta em outro Endereço, os imóveis que tenham suas contas entregues em outro endereço e que estejam associados a cliente especificado para não pagar despesas postais, não serão gerados débitos referentes às despesas postais. Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar os clientes que não terão suas despesas de envio postal cobradas. Foram alteradas as funcionalidades inserir e atualizar cliente para a colocação do indicador de bloquear débito oriundo de entrega postal. Caso o indicador esteja marcado como Sim, não será cobrada a taxa a nenhum imóvel ligado a este cliente. Este indicador terá o valor default Não, e só poderá ser alterado por usuários que tenham a permissão especial: alterar indicador de débito oriundo de entrega postal do cliente. Alterada a funcionalidade para restringir as alterações cadastrais nos imóveis associados a clientes específicos como: usuário, proprietário ou responsável, apenas para usuários com permissão especial. Criada a permissão especial Atualizar Dados de Imóveis Associados a Clientes Específicos. Na funcionalidade Alterar Imóvel, caso o imóvel se enquadre na situação supracitada e o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados, será exibida a mensagem de permissão negada, padrão do sistema. Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar os clientes que só poderão ter os imóveis alterados pelos usuários com permissão especial. Foram alteradas as funcionalidades inserir e atualizar cliente para a colocação do indicador de atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial, caso o indicador esteja marcado como Sim, não será possível atualizar os imóveis ligados a este cliente, sem que o usuário tenha permissão especial. Este indicador terá o valor default NÃO, e só poderá ser alterado por usuários que tenham a permissão especial 'alterar indicado atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial'. Foi ajustada a funcionalidade do Sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com 100 (cem) caracteres, para retirar a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres e, ainda, para permitir caracteres especiais no nome. O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema já que esse controle está parametrizado, no indicador Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições: (GSAN > Cadastro > Sistema Parâmetro > Informar Parâmetros do sistema), como também existe uma permissão especial de nome INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES, que pode ser dada a usuários específicos. Por solicitação da CAEMA, o sistema fará restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade Inserir Cliente quanto na tela Atualizar Cliente, a qual é chamada pela funcionalidade Manter Cliente. Os Caracteres permitidos serão apenas: Letras do alfabeto de A a Z. Algarismos de 0 a 9. Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continuará não sendo permitida. O sistema foi alterado para possibilitar o envio de mensagens por E-Mail ou SMS para os usuários da CAEMA. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de Inserir e Manter Cliente para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular, ou e-mail. O usuário deve selecionar o telefone que será enviado o SMS. Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a CAERN solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial “ ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS”. |
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Inserir Cliente. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso. Cliente de código (Código do Cliente) inserido com sucesso. O sistema apresentará três opções após a inserção do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
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Campo | Descrição do Preenchimento |
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Nome na Receita Federal | Campo obrigatório - Informe o nome completo do cliente. Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão Pesquisar , que fica ao lado do campo. Será aberta uma tela de popup onde você poderá Pesquisar Cliente por diversos parâmetros. Clique aqui para obter ajuda para a tela Pesquisar Cliente. Os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgres, este campo suporta até 100 (cem) caracteres. |
Nome Completo | Campo obrigatório - Informe o nome completo do cliente. Aos clientes que utilizam a versão do GSAN Postgres, este campo suporta caracteres especiais. |
Nome de Fantasia | Informe um nome abreviado para o cliente. Este campo não está disponível para os clientes que utilizam a versão do Gsan em Postgres. Os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgres, este campo suporta caracteres especiais. |
Selecione o Nome a Ser Exibido na Conta(*) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. Este campo não está disponível para os clientes que utilizam a versão do Gsan em Postgres. |
Tipo de Pessoa | Campo obrigatório - Selecione, na lista de tipos apresentada, o tipo do cliente que você está inserindo. A partir da informação existente neste campo é que o sistema irá formatar a aba de Pessoa, se para pessoa física, ou pessoa jurídica. |
Tipo do Cliente | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. |
Informe um endereço de e-mail válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente. | |
Dia do Vencimento da Conta | Informe o dia do vencimento da conta. |
Vencimento para Mês Seguinte | Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Permite Geração de Fatura Antecipada(*) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Cliente Bloqueado para Negativação(*) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Negativação por Período | Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Bloquear Despesas Postais | Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. Este campo não está disponível para os clientes que utilizam a versão do Gsan em Postgres. |
Bloquear Alterações de Imóveis Associados | Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. Este campo não está disponível para os clientes que utilizam a versão do Gsan em Postgres. |