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ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo

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ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo [28/11/2018 11:49]
tadeu.sarmento RM 37750 CAGEPA
ajuda:inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo [11/02/2022 18:38] (atual)
tadeu.sarmento [Preenchimento dos campos]
Linha 5: Linha 5:
 Para acessar as demais abas, clique nos links abaixo: Para acessar as demais abas, clique nos links abaixo:
  
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]]** +  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Nome e Tipo]]** 
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Pessoa]]** +  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Pessoa]]** 
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Endereço]]** +  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Endereço]]** 
-  * **[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Telefone]]**+  ​**[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Sócio]]** 
 +  - **[[:​ajuda:​Inserir Cliente - Aba Telefone]]** 
 +\\
  
 As telas do tipo Aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:​ajuda:​aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada. As telas do tipo Aba têm um comportamento padrão. Clique em **[[:​ajuda:​aqui|Funcionamento das Telas do Tipo Aba]]** para obter uma explicação mais detalhada.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ===== Aba Nome e Tipo ===== ===== Aba Nome e Tipo =====
Linha 19: Linha 22:
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:nome_tipo_aba_inserir_cliente.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:ic1.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>  ​ </​WRAP>  ​
  
 <​columns>​ <​columns>​
 Agora, preencha os campos obrigatórios (assinalados na tela por um asterisco <color red>​vermelho</​color>​) para cadastrar o novo cliente. Depois, preencha os demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo#​preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). Em seguida, clique em {{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}. O sistema apresenta a **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo#​tela_de_sucesso|Tela de sucesso]]**. Agora, preencha os campos obrigatórios (assinalados na tela por um asterisco <color red>​vermelho</​color>​) para cadastrar o novo cliente. Depois, preencha os demais campos que julgar necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo#​preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). Em seguida, clique em {{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}. O sistema apresenta a **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo#​tela_de_sucesso|Tela de sucesso]]**.
 +
 +**Atenção**:​ a obrigatoriedade do preenchimento do campo **Nome Abreviado/​Social** indica que o cliente quer ver figurado seu nome social nas consultas ao sistema **GSAN** e é sinalizada **[[=ajuda:​seguranca:​parametrizar_obrigatoriedade_de_campos_em_tabelas|AQUI]]**.
 +
 +Para a **DESO**, no campo **Nome Completo**, à medida em que se digita o nome do cliente que se quer inserir, sugestões de nomes de clientes já cadastrados vão surgindo em forma de lista, conforme tela abaixo:
 +</​columns>​
 +\\
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​wunderbar.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP> ​
 +\\
 +<​columns>​
 +Na lista que surge acima, caso seja selecionado um nome visualizado,​ o sistema acessa a **[[=ajuda:​nome_e_tipo|Atualizar Cliente]]**,​ carregando os dados do nome selecionado para atualização.
 +
 +Também para a **DESO** visualizamos o campo **Usar Nome Abreviado na Conta**. A tela já abre com ele selecionando com valor padrão igual a **NÃO**. Caso você selecione **SIM** o preenchimento do campo **Nome Abreviado** passa a ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome abreviado figurando nas próximas faturas.
  
 Incluído um novo campo na tabela de sistema parâmetros para registrar o código do cliente cadastrado como **Cliente Usuário Desconhecido**. Incluído um novo campo na tabela de sistema parâmetros para registrar o código do cliente cadastrado como **Cliente Usuário Desconhecido**.
Linha 31: Linha 48:
 Para a **CAGEPA**, a rotina de geração da taxa de entrega de conta em outro endereço obedece ao seguinte critério: caso a fatura emitida seja //​agrupada//​ e o parâmetro //Gerar Taxa de Entrega de Conta em Endereço alternativo com Emissão de Fatura Agrupada// for igual a **NÃO**, a taxa de entrega não é gerada. Nesse caso, o sistema verifica se a empresa está parametrizada para não cobrar taxa de entrega em endereço alternativo quando o imóvel têm indicação de fatura agrupada. Para a **CAGEPA**, a rotina de geração da taxa de entrega de conta em outro endereço obedece ao seguinte critério: caso a fatura emitida seja //​agrupada//​ e o parâmetro //Gerar Taxa de Entrega de Conta em Endereço alternativo com Emissão de Fatura Agrupada// for igual a **NÃO**, a taxa de entrega não é gerada. Nesse caso, o sistema verifica se a empresa está parametrizada para não cobrar taxa de entrega em endereço alternativo quando o imóvel têm indicação de fatura agrupada.
  
-Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar ​os clientes que não terão suas despesas de envio postal cobradas.+Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que identifica ​os clientes que não terão suas despesas de envio postal cobradas.
  
-Foram alteradas as funcionalidades **inserir** e **atualizar cliente** para a colocação do indicador de bloquear débito oriundo de entrega postal. Caso o indicador esteja marcado como //Sim//, não será cobrada a taxa a nenhum imóvel ligado a este cliente. Este indicador ​terá o valor default //Não//, e só poderá ​ser alterado por usuários que tenham a permissão especial: //alterar indicador de débito oriundo de entrega postal do cliente//.+Foram alteradas as funcionalidades **inserir** e **atualizar cliente** para a colocação do indicador de bloquear débito oriundo de entrega postal. Caso o indicador esteja marcado como //Sim//, não é cobrada a taxa a nenhum imóvel ligado a este cliente. Este indicador ​tem o valor default //Não//, e só pode ser alterado por usuários que tenham a permissão especial: //alterar indicador de débito oriundo de entrega postal do cliente//.
  
 Alterada a funcionalidade para restringir as alterações cadastrais nos imóveis associados a clientes específicos como: usuário, proprietário ou responsável,​ apenas para usuários com permissão especial. Alterada a funcionalidade para restringir as alterações cadastrais nos imóveis associados a clientes específicos como: usuário, proprietário ou responsável,​ apenas para usuários com permissão especial.
Linha 39: Linha 56:
 Criada a permissão especial **Atualizar Dados de Imóveis Associados a Clientes Específicos**. Criada a permissão especial **Atualizar Dados de Imóveis Associados a Clientes Específicos**.
  
-Na funcionalidade **Alterar Imóvel**, caso o imóvel se enquadre na situação supracitada e o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados, ​será exibida a mensagem de permissão negada, padrão do sistema.+Na funcionalidade **Alterar Imóvel**, caso o imóvel se enquadre na situação supracitada e o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados, ​é exibida a mensagem de permissão negada, padrão do sistema.
  
-Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que irá identificar ​os clientes que só poderão ter os imóveis alterados pelos usuários com permissão especial.+Para não ficar restrito a determinado cliente, foi criado um indicador que identifica ​os clientes que só poderão ter os imóveis alterados pelos usuários com permissão especial.
  
-Foram alteradas as funcionalidades inserir e atualizar cliente para a colocação do indicador de atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial, caso o indicador esteja marcado como //Sim//, não será possível atualizar os imóveis ligados a este cliente, sem que o usuário tenha permissão especial. Este indicador ​terá o valor default //NÃO//, e só poderá ​ser alterado por usuários que tenham a permissão especial '​alterar indicado atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial'​.+Foram alteradas as funcionalidades inserir e atualizar cliente para a colocação do indicador de atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial, caso o indicador esteja marcado como //Sim//, não é possível atualizar os imóveis ligados a este cliente, sem que o usuário tenha permissão especial. Este indicador ​tem o valor default //NÃO//, e só pode ser alterado por usuários que tenham a permissão especial '​alterar indicado atualizar dados de imóveis associados só com permissão especial'​.
  
 Foi ajustada a funcionalidade do Sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com 100 (cem) caracteres, para retirar a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres e, ainda, para permitir caracteres especiais no nome. Foi ajustada a funcionalidade do Sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com 100 (cem) caracteres, para retirar a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres e, ainda, para permitir caracteres especiais no nome.
Linha 49: Linha 66:
 O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema já que esse controle está parametrizado,​ no indicador **Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições**:​ (**[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​cadastro|Cadastro]] > [[:​ajuda:​Sistema Parâmetro]] > [[:​ajuda:​Informar Parâmetros do sistema]]**),​ como também existe uma permissão especial de nome **INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES**,​ que pode ser dada a usuários específicos. O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema já que esse controle está parametrizado,​ no indicador **Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições**:​ (**[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​cadastro|Cadastro]] > [[:​ajuda:​Sistema Parâmetro]] > [[:​ajuda:​Informar Parâmetros do sistema]]**),​ como também existe uma permissão especial de nome **INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES**,​ que pode ser dada a usuários específicos.
  
-Por solicitação da **CAEMA**, o sistema ​fará restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade **Inserir Cliente** quanto na tela **Atualizar Cliente**, a qual é chamada pela funcionalidade **Manter Cliente**.+Por solicitação da **CAEMA**, o sistema ​faz restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade **Inserir Cliente** quanto na tela **Atualizar Cliente**, a qual é chamada pela funcionalidade **Manter Cliente**.
  
 Os Caracteres permitidos serão apenas: Letras do alfabeto de //A// a //Z//. Algarismos de 0 a 9. Os Caracteres permitidos serão apenas: Letras do alfabeto de //A// a //Z//. Algarismos de 0 a 9.
  
-Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continuará ​não sendo permitida.+Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continua ​não sendo permitida.
  
 O sistema foi alterado para possibilitar o envio de mensagens por E-Mail ou SMS para os usuários da CAEMA. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de Inserir e Manter Cliente para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular, ou e-mail. O usuário deve selecionar o telefone que será enviado o SMS. O sistema foi alterado para possibilitar o envio de mensagens por E-Mail ou SMS para os usuários da CAEMA. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de Inserir e Manter Cliente para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular, ou e-mail. O usuário deve selecionar o telefone que será enviado o SMS.
  
-Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial ​** ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**.+Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial ** ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
 +
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
 <​columns>​ <​columns>​
-A tela de sucesso ​será apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Inserir Cliente]]**.+A tela de sucesso ​é apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Inserir Cliente]]**.
  
-O sistema ​apresentará ​a  mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso.+O sistema ​apresenta ​a  mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso.
  
 **Cliente de código (Código do Cliente) inserido com sucesso**. **Cliente de código (Código do Cliente) inserido com sucesso**.
  
-O sistema ​apresentará ​três opções após a inserção do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:+O sistema ​apresenta ​três opções após a inserção do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
   * Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema.   * Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema.
Linha 73: Linha 92:
   * Atualizar cliente inserido: Para efetuar a atualização do cliente, recentemente,​ inserido.   * Atualizar cliente inserido: Para efetuar a atualização do cliente, recentemente,​ inserido.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Campo^Descrição do Preenchimento^ ^Campo^Descrição do Preenchimento^
-|Nome Completo|Campo obrigatório - Informe o nome completo do cliente.\\ Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. ​Será aberta uma tela de //popup// onde você poderá ​**[[:​ajuda:​Pesquisar Cliente]]** por diversos parâmetros. Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[Pesquisar Cliente]]**.\\ Este campo suporta até 100 (cem) caracteres e caracteres especiais. | +|**Nome Completo**|Campo obrigatório - Informe o nome completo do cliente. Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. ​É aberta uma tela de //popup// onde você pode **[[:​ajuda:​Pesquisar Cliente]]** por diversos parâmetros. Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[Pesquisar Cliente]]**. Este campo suporta até 100 (cem) caracteres e caracteres especiais. | 
-|Nome Abreviado|Informe por extenso o nome completo ​do cliente.\\ Aos clientes que utilizam a versão do GSAN Postgres, este campo suporta caracteres especiais.| +|**Nome Abreviado/Social**|Informe por extenso o nome social ​do cliente. Aos clientes que utilizam a versão do GSAN Postgres, este campo suporta caracteres especiais.| 
-|Tipo de Pessoa|Campo obrigatório - Selecione, na lista de tipos apresentada,​ o tipo do cliente que você  está inserindo. A partir da informação existente neste campo é que o sistema ​irá formatar ​a aba de //Pessoa//, se para pessoa física, ou pessoa jurídica. | +|**Tipo de Pessoa**|Campo obrigatório - Selecione, na lista de tipos apresentada,​ o tipo do cliente que você  está inserindo. A partir da informação existente neste campo é que o sistema ​formata ​a aba de //Pessoa//, se para pessoa física, ou pessoa jurídica. | 
-|Tipo do Cliente|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. | +|**Tipo do Cliente**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. | 
-|E-mail|Informe um endereço de //e-mail// válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.| +|**Dia do Vencimento da Conta**|Informe o dia do vencimento da conta.| 
-|Dia do Vencimento da Conta |Informe o dia do vencimento da conta.| +|**Vencimento para Mês Seguinte**|Selecione uma das opções //Sim// ou //​Não//​.| 
-|Vencimento para Mês Seguinte|Selecione uma das opções //Sim// ou //​Não//​.| +|**Permite Geração de Fatura Antecipada**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//. | 
-|Permite Geração de Fatura Antecipada|Campo obrigatório - Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//. | +|**Cliente Bloqueado para Negativação**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//. | 
-|Cliente Bloqueado para Negativação|Campo obrigatório - Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//. | +|**Negativação por Período**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//. | 
-|Negativação por Período|Campo obrigatório - Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//. | +|**Enviar mensagens**|Campo obrigatório,​ caso a opção selecionada seja //Sim//. Nesse caso, é necessário informar se o envio de mensagens será por SMS ou E-mail.| 
-|Enviar mensagens|Campo obrigatório,​ caso a opção selecionada seja //Sim//. Nesse caso, é necessário informar se o envio de mensagens será por SMS ou E-mail.|+|**Usar Nome Abreviado na Conta**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções //Sim// ou //​Não//​.| 
 +|**Usar Nome Social nos Documentos e Consultas do GSAN**|Campo obrigatório. A tela já abre com ele selecionado com valor padrão igual a **NÃO**. Caso você selecione **SIM** o preenchimento do campo **Nome Abreviado/​Social** passa a também ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome social figurando nas próximas faturas depois da atualização.| 
 +\\ 
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|{{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades de pesquisa de uma localidade, ou de um setor comercial.\\ Deve ser utilizado quando não se conhece o código da informação que deseja inserir.\\ Fica localizado ao lado do campo correspondente.\\ Ao clicar no botão, o sistema ​apresentará ​uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa.| +|{{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades de pesquisa de uma localidade, ou de um setor comercial. Deve ser utilizado quando não se conhece o código da informação que deseja inserir. Fica localizado ao lado do campo correspondente. Ao clicar no botão, o sistema ​apresenta ​uma outra tela, onde é possível realizar a pesquisa.| 
-|{{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema ​emitirá ​a mensagem de crítica correspondente.|+|{{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema ​emite a mensagem de crítica correspondente.|
 |{{:​ajuda:​desfazer.png?​150|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| |{{:​ajuda:​desfazer.png?​150|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
 |{{:​ajuda:​relatorios:​botaoo_cancelarr.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| |{{:​ajuda:​relatorios:​botaoo_cancelarr.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
-|{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba, o sistema ​irá verificar ​se existe alguma inconsistência na aba atual.\\ No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema ​apresentará ​a mensagem de crítica correspondente e não avançará ​para a próxima aba.|+|{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba, o sistema ​verifica ​se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema ​apresenta ​a mensagem de crítica correspondente e não avança ​para a próxima aba.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
Linha 113: Linha 135:
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique ​**[[:​ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
  
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