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Manter Cliente

Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração dos dados ou exclusão) de clientes já existentes na base de dados. A funcionalidade pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Cliente > Manter Cliente.

Feito isso, o sistema exibe a tela Filtrar Cliente. Após o filtro dos clientes para atualização de dados, a tela abaixo é visualizada:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Atenção: esta funcionalidade não permite atualizar dados do cliente parametrizado como Cliente Usuário Desconhecido.

Esta tela permite que você escolha a opção de manutenção que deseja fazer:

  1. Alterar um cliente já existente;
  2. Excluir um, ou mais, clientes;
  3. Emitir o relatório dos clientes selecionados.

Para Alterar um cliente, clique sobre o link existente no campo Nome do cliente, que o sistema irá apresentar a tela para que você efetue a atualização das informações do cliente que você selecionou.

Para a CAERN e DESO, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um Registro de Atendimento aberto na situação Pendente, e que esteja associado ao cliente selecionado para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o encerramento do registro de atendimento, concluindo a solicitação. Porém, caso você tenha Permissão Especial (ALTERAR CLIENTE SEM RA) não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você não tenha Permissão Especial e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: Não existe RA que permita manutenção para o cliente.

Para efetuar a Exclusão de clientes da base de dados, você deve efetuar dois procedimentos:

  1. Selecionar os clientes que deseja excluir, clicando sobre o campo (check-box) existente na coluna mais à esquerda da tabela; e
  2. Clicar no botão para solicitar ao sistema que efetue a remoção dos clientes selecionados.

Você pode selecionar mais de um cliente para exclusão, ou todos os clientes da tela, clicando sobre o link Todos, existente no cabeçalho da tabela.

Se clicar mais de uma vez sobre o link, o sistema irá selecionar e desmarcar a seleção dos clientes sucessivamente.

Para solicitar a geração de um relatório com as informações dos clientes selecionados (conforme modelo AQUI), clique sobre o botão com a imagem de uma impressora , que fica no canto inferior direito da tela. O sistema apresentará uma janela solicitando que você escolha o formato de saída do relatório.

Escolha o formato e clique no botão Gerar. Para instruções mais detalhadas de como gerar o relatório, clique em Informações - Como Gerar Relatório.

Além da alteração e exclusão de clientes, esta opção também permite a emissão de um relatório com o resultado do filtro informado.

Há restrição quanto às alterações realizadas nos dados dos clientes corporativos e corporativos telemedidos aos usuários que tenham a permissão especial Alterar Dados Cliente Corporativo.

Criada permissão especial Alterar Dados Cliente Corporativo. A funcionalidade foi alterada para que os clientes dos tipos Corporativos e Corporativos Telemedidos sejam restritos aos usuários que tenham a permissão especial Alterar Dados Cliente Corporativo. Caso o usuário não tenha a permissão especial para alterar os dados será exibida a mensagem de permissão negada.

A funcionalidade Manter Cliente é constituída por três links:

Inicialmente, o sistema apresenta a tela Filtrar Cliente para que seja efetuado o filtro do(s) clientes(s) que se deseja efetuar a manutenção.

Após a execução do filtro, o sistema irá apresentar a tela Manter Cliente (acima) com a relação dos clientes pesquisados; ou irá, direto, para a tela Atualizar Cliente.

O sistema irá para a tela Manter Cliente, com a relação dos clientes pesquisados, quando o campo (check-box) Atualizar (tela Filtrar Cliente) estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1.

O sistema irá, direto, para a tela Atualizar Cliente, quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo Atualizar estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1.

Caso você deseje alterar as informações de um cliente já existente na base de dados, então mantenha o campo Atualizar marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, a apresentação de uma tela intermediária será evitada.

Caso a sua opção seja pela exclusão de clientes já existentes, então o campo Atualizar deverá ser desmarcado, pois, obrigará que o sistema apresente a tela Manter Cliente, independentemente da quantidade de registros selecionados.

O sistema apresenta uma tabela com a relação de clientes selecionados, de acordo com os argumentos de pesquisa informados na tela Filtrar Cliente.

A relação dos clientes selecionados estará classificada pelo nome do cliente, que, também, tem um link para que você possa selecionar o cliente que deseja alterar.

Caso no critério de pesquisa informado tenham sido selecionados mais de 10 (dez) clientes, o sistema irá montar um mecanismo de paginação ao final da página. Clicando sobre o número da página, você poderá navegar para as demais páginas.


MODELO DE RELATÓRIO: CLIENTES CADASTRADOS


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para remover um ou mais itens selecionados.
Utilize este botão para retornar à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do relatório de Clientes Cadastrados.


Referências

Termos Principais

Vídeos

Manter Cliente



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ajuda/manter_cliente.txt · Última modificação: 16/09/2019 14:49 por vivianne.sousa