Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:manter_tipo_de_servico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:manter_tipo_de_servico [08/11/2017 14:06]
tadeu.sarmento [Preenchimento dos Campos]
ajuda:manter_tipo_de_servico [07/10/2019 18:20] (atual)
tadeu.sarmento
Linha 3: Linha 3:
 <​columns>​ <​columns>​
 Esta funcionalidade tem como objetivo manter, excluir ou atualizar os dados do tipo de serviço. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Ordem de Serviço]] > Manter tipo de Serviço**. Esta funcionalidade tem como objetivo manter, excluir ou atualizar os dados do tipo de serviço. Ela pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Ordem de Serviço]] > Manter tipo de Serviço**.
 +
 +Para a **SAAE-Sorocaba** e **CAGEPA**,,​ o caminho de acesso é diferente: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Ordem de Serviço]] > Serviço > Tipo de Serviço > Manter tipo de Serviço**. Suas telas de atualização também possuem alguns campos diferentes, visualizados de acordo com a parametrização,​ conforme modelos respectivos **[[=ajuda:​manter_tipo_de_servico#​atualizar_tipo_de_servico_-_saae_sorocaba|AQUI]]** e **[[=ajuda:​manter_tipo_de_servico#​atualizar_tipo_de_servico_-_cagepa|AQUI]]**.
 </​columns>​ </​columns>​
  
Linha 10: Linha 12:
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:filtrar_tipo_servico.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:jhonas.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 <​columns>​ <​columns>​
-Na tela de filtro acima, informe ​os campos obrigatórios,​ sinalizados por um <color red>​asterisco</​color>​. Em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​mobile:​botao_filtrar.jpg?​nolink|}}.+Na tela de filtro acima, informe ​ao menos um dos campos obrigatórios,​ sinalizados por um <color red>​asterisco</​color>​. Em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​mobile:​botao_filtrar.jpg?​nolink|}}.
 </​columns>​ </​columns>​
  
Linha 34: Linha 36:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atualizar_tipo_servico.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:walvindas.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
Linha 41: Linha 43:
  
 **Atenção**:​ para a **CAERN**, os campos opcionais **Prazo de validade em dias** e **Contar o prazo de validade em dias** são visualizados. Neles, é possível atualizar a quantidade de dias (úteis ou corridos) que determinará a validade da ordem de serviço. Essa quantidade é inserida na funcionalidade **[[=ajuda:​inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**. Essa opção de cancelamento por **Decurso de prazo** é válida para ordens de serviço abertas e ainda não executadas ou encerradas. Caso o campo **Prazo de validade em dias** seja informado para atualização,​ o campo **Contar o prazo de validade em dias** é habilitado para preenchimento. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. Na opção **[[=ajuda:​consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**,​ a data de validade da ordem de serviço será visualizada. **Atenção**:​ para a **CAERN**, os campos opcionais **Prazo de validade em dias** e **Contar o prazo de validade em dias** são visualizados. Neles, é possível atualizar a quantidade de dias (úteis ou corridos) que determinará a validade da ordem de serviço. Essa quantidade é inserida na funcionalidade **[[=ajuda:​inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**. Essa opção de cancelamento por **Decurso de prazo** é válida para ordens de serviço abertas e ainda não executadas ou encerradas. Caso o campo **Prazo de validade em dias** seja informado para atualização,​ o campo **Contar o prazo de validade em dias** é habilitado para preenchimento. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. Na opção **[[=ajuda:​consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**,​ a data de validade da ordem de serviço será visualizada.
 +
 +Também para a **CAERN**, os campos **Permitido para imóvel condomínio** e **Permitido para imóvel vinculado a condomínio** são visualizados. Neles, você identifica se o tipo de serviço que está sendo atualizado é permitido ou não para imóvel //​cadastrado//​ como condomínio ou //​vinculado//​ a um imóvel condomínio.
 +
 +Além destes, usuários da **CAERN** visualizam ainda o campo obrigatório **Indicador Realizar Serviço de Sondagem**. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo atualizado compreende a realização do serviço de sondagem de //​georadar//,​ //manual// ou //​mecânica//,​ considerando,​ no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.
  
 No que se refere ao **[[=ajuda:​mobile:​gsanas|GSANAS]]**,​ na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade:​ **[[=ajuda:​informar_calibragem|Informar Calibragem]]**. No que se refere ao **[[=ajuda:​mobile:​gsanas|GSANAS]]**,​ na opção acima, é possível informar se o tipo de serviço terá atualização manual ou automática. Nesta etapa, o usuário pode trabalhar o planejamento do atendimento das ordens de serviço marcadas como automáticas através de opções do sistema **GSAN** que permitem a parametrização das regras de priorização das ordens de serviço. Essas opções estão descritas na funcionalidade:​ **[[=ajuda:​informar_calibragem|Informar Calibragem]]**.
Linha 47: Linha 53:
  
 No campo **Tempo Médio de Execução**,​ informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo **Perfil do Tipo de Serviço**, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada **[[=ajuda:​pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**,​ após o clique no ícone {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}. No campo **Tempo Médio de Execução**,​ informe, em minutos, o tempo médio de execução do serviço em campo. No campo **Perfil do Tipo de Serviço**, selecione o perfil do tipo de serviço, que corresponderá ao perfil da equipe indicada. A lista dos perfis disponíveis e suas respectivas equipes é acessada **[[=ajuda:​pesquisar_perfil_do_tipo_de_servico|AQUI]]**,​ após o clique no ícone {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}.
 +</​columns>​
 +\\
  
 +==== Atualizar Tipo de Serviço - SAAE Sorocaba =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​at_se.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +
 +<​columns>​
 +Na tela de atualização da **SAAE-Sorocaba** acima:
 +
 +  - No campo **Indicador de Pagamento Antecipado**,​ informe se a ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço só será gerada após o pagamento. Em caso afirmativo, a ordem de serviço é gerada com a situação **Aguardando Liberação para Execução**,​ visualizada no campo **Situação da O.S.** quando consultada **[[=ajuda:​consultar_ordem_de_servico|AQUI]]**.
 +  - No campo **Pode gerar O.S. de Pé de Cavalete** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Pé de Cavalete//.
 +  - No campo **Pode gerar O.S. de Aterro** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Aterro/​Limpeza//​.
 +  - No campo **Pode gerar O.S. de Limpeza** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Limpeza//.
 +  - No campo **Pode gerar O.S. de Reparo na Rua** informe se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Reparo na Rua//.
 +  - No campo **Pode gerar O.S. de Reparo na Calçada** selecione entre //Sim// ou //Não// se o encerramento da ordem de serviço relacionada ao tipo de serviço poderá gerar //O.S. de Reparo na Calçada//.
 +  - No campo **Tipo de Débito para Cobrança Adicional** selecione um tipo de débito adicional, que será gerado no encerramento da ordem de serviço com o tipo de serviço associado.
 +  - Caso os serviços complementares (ordens de serviço de //Pé de Cavalete//, //Aterro//, //​Limpeza//,​ //Reparo na Rua// e //Reparo na Calçada//) estiverem marcados com //Sim//, após efetuar a operação, no encerramento da ordem de serviço **[[=ajuda:​manter_ordem_de_servico#​tela_encerrar_ordem_de_servico|AQUI]]**,​ o sistema exibe uma tela onde é possível informar os serviços complementares que foram necessários para a realização da ordem de serviço.
 +
 +Já no quadro **Valor do Serviço**:
 +
 +  - Informe a **Localidade** e tecle //Enter//, ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ link **[[:​ajuda:​pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**,​ que fica ao lado do campo.
 +  - Informe o **Valor** com, no máximo, 8 números //​inteiros//​ e duas casas //​decimais//​.
 +  - Informe o **Número de Prestações Sugerido** com, no máximo, 3 dígitos.
 +  - Informe o **Número de Prestações Máximo** com, no máximo, 3 dígitos.
 +  - Informe o **Percentual de Juros** com, no máximo, 3 números //​inteiros//​ e duas casas //​decimais//​.
 </​columns>​ </​columns>​
 +
 +\\
 +
 +==== Atualizar Tipo de Serviço - CAGEPA =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​ats.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +
 +<​columns>​
 +Na tela de atualização da **CAGEPA** acima, temos o campo obrigatório **Manutenção de Rede**. É através dele que é possível controlar a programação e o envio das informações das ordens de serviço geradas pelo tipo de serviço em questão, para o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Atualizando o campo para //SIM// a integração entre **GSAN** e **SIGO** é efetivada com o envio de informações sobre a possibilidade de interrupção de serviços na rede de água: tanto na programação do serviço quanto no encerramento dos dados da execução do serviço que está sendo inserido.
 +</​columns>​
 +\\
  
 \\ \\
Linha 65: Linha 109:
  
 ==== Preenchimento dos Campos ==== ==== Preenchimento dos Campos ====
-^Campo^Orientações para Preenchimento^  + 
-|Descrição do Tipo de Serviço|Campo obrigatório ​Informe a descrição do tipo de serviço que deseja cadastrar. Campo alfanumérico,​ com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.| +^Campo^Orientações para Preenchimento^ 
-|Descrição do Tipo de Serviço Abreviado|Informe a descrição abreviada do tipo de serviço que deseja cadastrar. Campo alfanumérico,​ com no máximo 20 (vinte) caracteres.| +|Descrição do Tipo de Serviço|Campo obrigatórioInforme a descrição do tipo de serviço que deseja cadastrar. ​\\ **Regra associada**: ​Campo alfanumérico,​ com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.| 
-|Subgrupo|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Descrição do Tipo de Serviço Abreviado|Informe a descrição abreviada do tipo de serviço que deseja cadastrar. \\ **Regra associada**: ​Campo alfanumérico,​ com no máximo 20 (vinte) caracteres.| 
-|Indicador Atualização Comercial|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções:\\ Automática; ​ou\\ Não Atualizaou\\ Posterior.| +|Subgrupo|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. \\ **Regra associada**:​ Escolha obrigatoriamente entre as descrições dos subgrupos de serviços que estão ativos.| 
-|Indicador de Pavimento de Rua|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador Atualização Comercial|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Automática////Não Atualiza// ou //​Posterior//​. ​\\ **Regra associada**:​ Caso marque //Não atualiza//, o tipo de serviço selecionado não atualizará os arquivos do sistema comercial.| 
-|Indicador de Pavimento de Calçada|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Pavimento de Rua|<​columns>​Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//, informando se o tipo de serviço de rua e calçada tem pavimentação após sua conclusão\\ **Regra associada**:​ Caso o indicador de conserto do pavimento de rua, por outros órgãos ou não, após a execução do tipo de serviço da ordem de serviço, esteja indicado como //Sim//, o sistema abre um //popup//, exibindo a tela com as informações necessárias para o encerramento deste tipo, solicitando:​ \\ Pavimento de Rua, obrigatório. \\ Metragem do pavimento da rua, obrigatório. \\ Quantidade (6 inteiros e 2 decimais) em m² de área para reposição do pavimento da rua, a ser consertado; \\ Unidade Repavimentadora (opcional) \\ Exibir a tela com a unidade repavimentadora responsável pelo município e permitir que o usuário selecione outra.</​columns>​
-|Indicador de Quantidade de Economia|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Pavimento de Calçada|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//, informando se o tipo de serviço de rua e calçada tem pavimentação após sua conclusão.| 
-|Indicador Serviço Terceirizado|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Quantidade de Economia|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Código do Tipo de Serviço|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções:\\ Operacional ou\\ Comercial.| +|Indicador Serviço Terceirizado|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: Sim ou Não, informando se o tipo de serviço pode ser terceirizado.| 
-|Valor do Serviço|Campo obrigatório ​Informe o valor do serviço.| +|Código do Tipo de Serviço|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Operacional// ou //​Comercial//​. ​\\ **Regra associada**:​ Caso o código do tipo de serviço não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.| 
-|Tempo Médio de Execução (em minutos)|Campo obrigatório ​Informe o tempo médio (em minutos) de execução.| +|Manutenção de Rede| Campo obrigatório,​ visualizado para a **CAGEPA**. Informe //SIM// para enviar ao sistema **SIGO** as ordens de serviços da **CAGEPA** direcionadas para serviços de manutenção ​ em rede de água.| 
-|Tipo de Débito|Informe o código do tipo de débito, ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}} para selecionar o tipo desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado campo em exibição.\\ Este campo será desabilitado quando o campo Tipo de Crédito for informado.| +|Valor do Serviço|<​columns>​Campo obrigatórioInforme o valor do serviço. ​\\ **Regra associada**:​ Campo preenchido caso deseje informar o campo **Tipo de Débito**. Informe o valor com, no máximo, 8 inteiros e duas casas decimais. Campo obrigatório caso a **Unidade Fiscal** não tenha sido informada. Não deve ser preenchido preenchido em caso contrário.</​columns>​
-|Tipo de Crédito|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.\\ Este campo será desabilitado quando o campo Tipo de Débito for informado.| +|Tempo Médio de Execução (em minutos)|<​columns>​Campo obrigatórioInforme o tempo médio (em minutos) de execução ​do serviço\\ **Regra associada**:​ Caso o **Tempo Médio do Tipo de Serviço** seja informado, esse campo é obrigatório,​ convertido de horas para minutos, multiplicando o valor informado por 60.</​columns>​
-|Prioridade de Serviço|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +|Tipo de Débito|<​columns>​Informe o código do tipo de débito ​que será gerado adcionalmente no encerramento da ordem de serviço com o tipo de serviço associado, ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}} para selecionar o tipo desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado campo em exibição. \\ **Regra associada**: ​Este campo será desabilitado quando o campo **Tipo de Crédito** for informado. ​Caso o código do tipo de débito informado não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica.</​columns>​
-|Perfil do Tipo de Serviço|Campo obrigatório ​Informe o código do perfil do tipo de serviço, ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}} para selecionar o perfil do tipo desejado. A descrição do perfil do tipo será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado campo em exibição.\\ É possível adicionar um ou mais perfis de tipo de serviço, clicando no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}.| +|Tipo de Crédito|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.\\ ​**Regra associada**: ​Este campo será desabilitado quando o campo **Tipo de Débito** for informado.| 
-|Tipo de Serviço de Referência|Informe o código do tipo de serviço referência,​ ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}} para selecionar o tipo de serviço referência desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado campo em exibição.| +|Prioridade de Serviço|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
-|Prazo de validade em dias|Informe a quantidade de dias para o encerramento da ordem de serviço por decurso de prazo.|  +|Perfil do Tipo de Serviço|<​columns>​Campo obrigatórioInforme o código do perfil do tipo de serviço, ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}} para selecionar o perfil do tipo desejado. A descrição do perfil do tipo será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado campo em exibição.\\ ​**Regra associada**: ​É possível adicionar um ou mais perfis de tipo de serviço, clicando no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}. ​Este campo serve para a programação das ordens de serviço que tenham o tipo de serviço.</​columns>​
-|Contar o prazo de validade em dias:​|Selecione se o prazo de validade informado levará em conta dias úteis ou corridos. Campo habilitado após preenchimento do campo //Prazo de validade em dias//.|  +|Tipo de Serviço de Referência|<​columns>​Informe o código do tipo de serviço referência,​ ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}} para selecionar o tipo de serviço referência desejado. A descrição do tipo será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado campo em exibição. ​\\ **Regra associada**:​ Caso o código do tipo de serviço de referência informado não exista, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso seja selecionado SIM para o **Indicador de Vistoria**, o sistema não permite a inclusão de um tipo de serviço de referência.</​columns>​
-|Indicador Permitir Alteração Valor|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Prazo de validade em dias|<​columns>​Informe a quantidade de dias para o encerramento da ordem de serviço por decurso de prazo. ​\\ **Regra associada**:​ o sistema considera dias úteis e corridos. Caso você informe o prazo de validade, o sistema permite que sejam selecionados os dias entre ÚTEIS ou CORRIDOS, iniciando com CORRIDOS.</​columns>​
-|Indicador de Informações de Boletim de Medição|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não. Quando informado **'Sim'** o sistema passa a indicar os dados da atividade para o Boletim de Medição.| +|Contar o prazo de validade em dias:​|Selecione se o prazo de validade informado levará em conta dias úteis ou corridos. ​\\ **Regra associada**: ​Campo habilitado após preenchimento do campo **Prazo de validade em dias**.| 
-|Indicador de Pavimento|Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Vistoria|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**: ​ Caso seja selecionado SIM para o **Indicador de Vistoria**, o sistema não permite a inclusão de um tipo de serviço de referência.| 
-|Indicador de Reposição de Asfalto|Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Fiscalização de Infração|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//, indicando se o tipo de serviço é de fiscalização de infração.| 
-|Indicador de Reposição de Paralelo \ Pedra Tosca|Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador Permitir Alteração Valor|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Reposição de Calçada|Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Informações de Boletim de Medição|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//\\ **Regra associada**: ​Quando informado **Sim**o sistema passa a indicar os dados da atividade para o //Boletim de Medição//: //​Indicativo de Pavimento//,​ //​Indicativo de Reposição de Asfalto//, //​Indicativo de Reposição de Paralelo/​PedraTosca//​ e //​Indicativo de Reposição de Calçada//​.| 
-|Indicador de Liberação Para Empresa de Cobrança Gerar OS|Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.+|Indicador de Ordem Seletiva|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Atividade Única|Campo obrigatório ​- Selecione uma das opções: Sim ou Não.+|Indicador de Pavimento|Selecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Vistoria|Campo obrigatório - Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Reposição de Asfalto|Selecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Fiscalização de Infração| Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Reposição de Paralelo \ Pedra Tosca|Selecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Programação Automática|Campo obrigatório ​Selecione uma das opçõesSim indica que o tipo de serviço entra para programação automática,​ caso contrário, informe a opção Não.\\ Não há associação com o indicador de obrigatoriedade de informação da atividade.| +|Indicador de Reposição de Calçada|Selecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Obrigatoriedade de Informação da Atividade|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Liberação Para Empresa de Cobrança Gerar O.S|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Encerramento Automático do RA no Encerramento de sua Última/​Única ​OS Pendente|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador ​para Gerar OS de Inspeção por Anormalidade|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador Correção da Anormalidade|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Programação Automática|Campo obrigatórioSelecione uma das opções. //Sim// indica que o tipo de serviço entra para programação automática,​ caso contrário, informe a opção ​//Não//.\\ **Regra associada**: ​Não há associação com o indicador de obrigatoriedade de informação da atividade.| 
-|Indicador Incluir Débitos|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Obrigatoriedade de Informação da Atividade|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador Cobrar Juros|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.| +|Indicador de Encerramento Automático do RA no Encerramento de sua Última/​Única ​O.S Pendente|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador de Serviço de Cobrança|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.\\ ​Indicador de Geração de O.S. Empresa Cobrança, ​o usuário ​deve informar a opção Sim se o tipo de serviço ​poderá ​ser disponibilizado para geração de O.S. para empresa de cobrança.| +|Indicador Correção da Anormalidade|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador Visita Instalação de Hidrômetro|Campo obrigatório ​Permite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para instalação de hidrômetro,​ sendo o serviço de instalação executado por uma empresa contratada. Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de Gestão de Micromedição,​ e quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:​livre:​processos:​processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]** .| +|Indicador Incluir Débitos|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Indicador Visita de Substituição de Hidrômetro|Campo obrigatório ​Permite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para substituição de hidrômetro,​ sendo o serviço de substituição executado por uma empresa contratada. Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de Gestão de Micromedição,​ gerando assim ordens de serviço de visita de Substituição. E quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes, ​ acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:​livre:​processos:​processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.| +|Indicador Cobrar Juros|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.| 
-|Retorno da Visita de Medição|Campo obrigatório ​Permite indicar que no encerramento da OS de visita, o tipo de serviço gerará possivelmente um retorno, para a execução do serviço de instalação ou substituição de hidrômetro por uma empresa contratada. Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a solicitar no encerramento da OS, o motivo de retorno da visita de medição (menu: Atendimento - Ordem de Serviço - Inserir/​Manter Motivo de retorno da visita de medição). E quando indicado **Não**, o sistema não considera esta informação. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:​livre:​processos:​processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]** .| +|Atividade Única|Campo obrigatório. Selecione uma das opções: //Sim// ou //Não//.| 
-|Retornar Dados de Esgoto|Campo obrigatório ​Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto.| +|Indicador de Serviço de Cobrança|<​columns>​Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//.\\ **Regra associada**:​ No **Indicador de Geração de O.S. Empresa Cobrança**você deve informar a opção ​//Sim// se o tipo de serviço ​pode ser disponibilizado para geração de O.S. para empresa de cobrança.</​columns>​
-|Tipo de conserto de esgoto|Campo obrigatório ​Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. Se informado //Sim//, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.| +|Indicador Visita Instalação de Hidrômetro|<​columns>​Campo obrigatórioPermite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para instalação de hidrômetro,​ sendo o serviço de instalação executado por uma empresa contratada. ​\\ **Regra associada**: ​Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de //Gestão de Micromedição//, e quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:​livre:​processos:​processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.</​columns>​
-|Atividades do Tipo de Serviço|Campo obrigatório ​Podem ser incluídas várias atividades do tipo de serviço. Clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}} e será exibida uma tela popup, informe a atividade, a ordem de execução e, em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​inserir.png?​nolink|}} para inserção do item desejado.\\ O sistema também permite remover uma atividade do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}} do item desejado.| +|Indicador Visita de Substituição de Hidrômetro|<​columns>​Campo obrigatórioPermite indicar se o tipo de serviço está associado a uma visita prévia para substituição de hidrômetro,​ sendo o serviço de substituição executado por uma empresa contratada. ​\\ **Regra associada**: ​Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a processar o tipo de serviço na funcionalidade de //Gestão de Micromedição//, gerando assim ordens de serviço de visita de Substituição. E quando marcada a opção **Não**, o sistema opera normalmente. Para mais detalhes, ​ acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:​livre:​processos:​processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.</​columns>​
-|Materiais do Tipo de Serviço|Podem ser incluídos vários materiais do tipo de serviço. Clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}} e será exibida uma tela popup, informe o material e a quantidade padrão e, em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​inserir.png?​nolink|}} para inserção do item desejado.\\ O sistema também permite remover um material do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}} ao lado do item desejado.| +|Retorno da Visita de Medição|<​columns>​Campo obrigatórioPermite indicar que no encerramento da ordem de serviço ​de visita, o tipo de serviço gerará possivelmente um retorno, para a execução do serviço de instalação ou substituição de hidrômetro por uma empresa contratada. ​\\ **Regra associada**: ​Quando indicada a opção **Sim** o sistema passa a solicitarno encerramento da ordem, o motivo de retorno da visita de medição (**Menu: Atendimento - Ordem de Serviço - Inserir/​Manter Motivo de retorno da visita de medição**). E quando indicado **Não**, o sistema não considera esta informação. Para mais detalhes, acesse o link associado ao nome **[[treinamentos:​livre:​processos:​processo_de_gestao_de_micromedicao|Processo de Gestão de Micromedição]]**.</​columns>​
-|Descrição do Motivo do Encerramento|Podem ser incluídas várias descrições do motivo do encerramento. Clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}} e será exibida uma tela popup, selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema e, em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​inserir.png?​nolink|}} para inserção do(s) item(ns desejado(s).\\ Para selecionar mais de um item, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique com mouse sobre um ou mais item e, em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​inserir.png?​nolink|}} para inserção.\\ O sistema também permite remover uma descrição do motivo do encerramento já cadastrada, para isto, clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}} ao lado do item desejado.| +|Retornar Dados de Esgoto|Campo obrigatórioInforme //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço retorna dados da rede de esgoto.| 
-|Indicador de Criação de Novas Etapas no Celular|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções: Sim ou Não.\\ A opção Sim indica que o tipo de serviço permite que novas etapas sejam informadas no celular.|+|Tipo de conserto de esgoto|<​columns>​Campo obrigatórioInforme //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é para conserto da rede de esgoto. ​\\ **Regra associada**: ​Se informado //Sim//, o tipo de serviço é visualizado para seleção, quando solicitado o tipo de conserto da rede de esgoto no acompanhamento da programação automática.</​columns>​| 
 +|Permitido para imóvel condomínio|<​columns>​Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel condomínio.</​columns>​| 
 +|Permitido para imóvel vinculado a condomínio|<​columns>​Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço é permitido para imóvel vinculado a condomínio.</​columns>​| 
 +|Indicador Serviço Bloqueado para Imóvel Pré-Faturado|<​columns>​Campo obrigatório. Informe //Sim// ou //Não// para determinar se o tipo de serviço bloqueia ou não a implantação de hidrômetro quando o imóvel estiver na condição de pré-faturado. Campo visualizado inicialmente para a **DESO**. \\ **Regra associada**:​ Caso o imóvel esteja na condição de pré-faturado e esse indicador esteja informado como //SIM//, é apresentada a seguinte mensagem de crítica durante o **[[=ajuda:​encerrar_ordem_de_servico|encerramento da ordem de serviço]]**:​ //​Encerramento da O.S bloqueado, imóvel se encontra na condição de pré-faturado//​.</​columns>​| 
 +|Indicador Realizar Serviço de Sondagem| Campo obrigatório. Marcando //SIM//, você informa que o tipo de serviço sendo atualizado compreende a realização do serviço de sondagem de //​georadar//,​ //manual// ou //​mecânica//,​ considerando,​ no encerramento da ordem de serviço, os dados de profundidade e distância do imóvel vizinho à esquerda.| 
 +|Atividades do Tipo de Serviço|<​columns>​Campo obrigatórioPodem ser incluídas várias atividades do tipo de serviço. Clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe a atividade, a ordem de execução e, em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​inserir.png?​nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: ​O sistema também permite remover uma atividade do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}} do item desejado.</​columns>​
 +|Materiais do Tipo de Serviço|<​columns>​Podem ser incluídos vários materiais do tipo de serviço. Clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, informe o material e a quantidade padrão e, em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​inserir.png?​nolink|}} para inserção do item desejado. \\ **Regra associada**: ​O sistema também permite remover um material do tipo de serviço já cadastrada, para isto, clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}} ao lado do item desejado.</​columns>​
 +|Descrição do Motivo do Encerramento|<​columns>​Podem ser incluídas várias descrições do motivo do encerramento. Clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}} e será exibida uma tela popup. Nela, selecione uma ou mais opções disponibilizadas pelo sistema e, em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​inserir.png?​nolink|}} para inserção do(s) item(ns desejado(s). \\ **Regra associada**: ​Para selecionar mais de um item, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique com mouse sobre um ou mais item e, em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​inserir.png?​nolink|}} para inserção. O sistema também permite remover uma descrição do motivo do encerramento já cadastrada, para isto, clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}} ao lado do item desejado.</​columns>​
 +|Indicador de Criação de Novas Etapas no Celular|Campo obrigatórioSelecione uma das opções: ​//Sim// ou //Não//. \\ **Regra associada**: ​A opção ​//Sim// indica que o tipo de serviço permite que novas etapas sejam informadas no celular.| 
 \\ \\
 +
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
Linha 145: Linha 199:
  
 **[[=ajuda:​o#​ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** **[[=ajuda:​o#​ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:​livre:​video-aulas:​manter_tipo_de_servico|Manter Tipo de Serviço]]**
  
  
Linha 152: Linha 210:
 \\ \\
 Clique **[[:​ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN Clique **[[:​ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
 +
 +~~ODT~~
ajuda/manter_tipo_de_servico.1510149970.txt.gz · Última modificação: 08/11/2017 14:06 por tadeu.sarmento