Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:micromedicao:consultar_arquivo_texto_para_leitura

Consultar Arquivo Texto para Leitura

O objetivo desta funcionalidade é consultar os arquivos texto para comandar procedimentos de leituras. A opção pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Micromedição > Consultar Arquivo Texto para Leitura.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.

Agora, informe e selecione as opções para procedimentos de leitura. Em seguida, clique no botão . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos, clique AQUI. O sistema efetua algumas validações. Em seguida, o sistema exibe a lista de roteiro da empresa, visualizada a um clique no link Dados dos Arquivos, que expande as informações dos roteiros:

Atenção: acima, o link na coluna Rota exibe o total dos arquivos texto por rota. Clicando sobre o link, é exibido o controle de leituras recebidas por subdivisão de rota, indicando a quantidade de imóveis enviados na subdivisão, e a evolução durante o processo de leitura:



Dessa forma, é realizado o acompanhamento das rotas divididas, para que seja possível utilizar um leiturista informado de uma rota dividida do mês anterior, e ainda monitorar uma rota dividida na leitura dos imóveis em campo. Esse processo de atualização do leiturista informado no arquivo texto dividido é realizado AQUI.

Ao clicar no botão da tela anterior, o sistema gera o RELATÓRIO LEITURA CONSULTAR ARQUIVOS TEXTOS, conforme modelo apresentado AQUI. Ao clicar no link do campo Situação, o sistema exibe a tela abaixo, contendo um resumo da situação de leituras:

Ao clicar no botão da tela principal, o sistema exibe o popup abaixo, que permite a inserção de texto livre para o procedimento de finalização. Em seguida, clique no botão .

MODELO: RELATÓRIO LEITURA CONSULTAR ARQUIVOS TEXTOS

Telas de Sucesso






Validações do Sistema

  1. Nenhum registro encontrado:
    1. Caso a seleção não encontre nenhum registro, o sistema exibe a mensagem: Nenhum Arquivo Texto para o Roteiro Empresa foi encontrado para a solicitação informada.
  2. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário atualize um arquivo texto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem Esse Arquivo Texto Roteiro Empresa foi atualizado por outro usuário. Realize uma nova atualização.
  3. Verificar se a função Não Liberação pode ser realizada:
    1. Caso o arquivo sendo liberado esteja diferente de Liberado, o sistema exibe a mensagem Mudança de situação inválida para o arquivo texto.
  4. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem «descrição da função» efetuada com sucesso.
  5. Verificar se a baixa de arquivo pode ser realizada:
    1. Caso a situação do arquivo texto sendo baixado esteja igual a Disponível ou Transmitido, o sistema exibe a mensagem Situação do arquivo texto para baixa não está liberado ou em campo, e não pode ser realizado.
  6. Tipo de leitura incorreto para a ação:
    1. Caso o sistema verifique que o usuário informou o Tipo de Serviço diferente de IMPRESSÃO SIMULTANEA, o sistema apresenta a seguinte mensagem: Este arquivo não pode ser finalizado, total de leituras não corresponde ao esperado.
  7. Verificar permissão:
    1. Caso o sistema verifique que o usuário não possui permissão para executar a finalização do arquivo de leitura, o sistema apresenta a seguinte mensagem: Este arquivo não pode ser finalizado, total de leituras não corresponde ao esperado.
  8. Verificar Leitura realizada:
    1. Caso o sistema verifique que o usuário informou o Tipo de Serviço igual a IMPRESSÃO SIMULTÂNEA ou LEITURA e possua permissão para finalizar o arquivo, o sistema executa os seguintes passos:
      1. Verifica a quantidade de leituras realizadas;
      2. Caso o Tipo de Serviço informado pelo usuário seja igual a LEITURA, o sistema conta a quantidade de registro, correspondente a ROTA do grupo e o ANO/MÊS informado;
      3. Caso o Tipo de Serviço informado pelo usuário seja igual a IMPRESSÃO SIMULTÂNEA, o sistema conta a quantidade de registros, correspondente a ROTA do grupo e o ANO/MÊS informado.
    2. O sistema verifica a quantidade leituras do arquivo;
    3. Obtém a quantidade de imóveis, correspondente a ROTA do grupo e o ANO/MÊS informado;
    4. Compara a quantidade de leituras realizadas com a quantidade de leituras prevista e verifica que é diferente.
  9. Verificar quantidade de Leitura realizada:
    1. Caso o sistema verifique que a quantidade de leituras realizadas seja diferente da quantidade de leituras previstas, o sistema executa os seguintes passos:
      1. Verifica e confirma se a quantidade de leituras realizadas é diferente da quantidade de leituras prevista;
      2. O sistema apresenta a seguinte mensagem: Total de leituras não corresponde ao esperado. Confirma ?;
      3. O usuário deve confirmar ou não.
  10. Monitorar Leituras transmitidas:
    1. Caso o usuário clique em leiturista será aberto um popup para monitorar as leituras.
  11. Verificar Leituras:
    1. Caso o usuário clique em situação, será aberto um popup contendo os seguintes itens:
      1. Quantidade de imóveis Medidos Enviados;
      2. Quantidade de imóveis Medidos Recebidos;
      3. Diferença: Quantidade de imóveis Medidos Enviados - Quantidade de imóveis Medidos Recebidos;
      4. Quantidade de imóveis não medidos Enviados;
      5. Quantidade de imóveis não medidos Recebidos;
      6. Diferença: Quantidade de imóveis não medidos Enviados - Quantidade de imóveis não medidos Recebidos;
      7. Quantidade de imóveis Medidos Impressos;
      8. Quantidade de imóveis Medidos Não Impressos;
      9. Quantidade de imóveis Não Medidos Impressos;
      10. Quantidade de imóveis Não Medidos Não Impressos;
      11. Anormalidades: Quantidade de imóvel que conste no MOVIMENTO CONTA PREFATURADA, em que o ano mês de referencia do grupo de faturamento informado;
    2. Caso exista para o imóvel e ano/mês de referência mais de um registro, o sistema considera apenas 1 dos registros:
      1. Inclui motivo finalização.
    3. Caso o usuário necessite finalizar a rota, o sistema inclui o motivo de finalização informado pelo usuário.
  12. Informar tipo de situação de transmissão da leitura:
  13. Ao finalizar a rota, o motivo incluído será a descrição FINALIZADO PELO USUÁRIO.
  14. Verificar arquivo em campo:
    1. Caso o arquivo selecionado não esteja em campo o sistema apresenta a seguinte mensagem O arquivo da localidade «LOCALIDADE», do setor comercial «SETOR COMERCIAL » e da rota «ROTA» não está em campo.
  15. Verificar arquivo texto regerado:
    1. Caso o arquivo texto tenha sido regerado, o sistema seleciona os imóveis deste mesmo arquivo;
    2. Caso contrário, seleciona os imóveis do arquivo texto roteiro empresa.
  16. Verificar possibilidade de finalizar arquivo subdividido:
    1. Caso a rota seja subdividida e ainda exista alguma rota subdividida com a situação diferente de finalizada, o sistema exibe a mensagem Arquivo não pode ser finalizado. Existem arquivos subdivididos ainda não finalizados.
  17. Verificar não possibilidade de mudar a situação do arquivo
    1. Caso a rota seja subdividida, o sistema exibe a mensagem Rota Subdividida.
  18. Verificar não possibilidade de mudar a situação do arquivo não liberado:
    1. Caso a rota seja subdividida e exista alguma rota subdividida com a situação diferente de Não Liberada, o sistema exibe a mensagem Arquivo não pode ser alterado, pois existe arquivo subdividido com situação diferente de DISPONÍVEL. Existe arquivos subdivididos ainda não finalizados.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Mês/Ano ReferênciaCampo obrigatório - Informe o mês e o ano de referência, no formato mm/aaaa.
Grupo de FaturamentoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Gerência RegionalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Localidade PoloInforme o código da localidade polo, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
LocalidadeInforme o código da localidade, ou clique no botão , link Pesquisar Localidade, para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
EmpresaCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
LeituristaSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Tipo de ServiçoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Situação Texto para LeituraSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
MatrículaInforme a matrícula do leiturista.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração do RELATÓRIO LEITURA CONSULTAR ARQUIVOS TEXTOS.
Para obter mais informações para geração do relatório, clique no link Informações - Como Gerar Relatório.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da consulta dos arquivos textos, com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema libera o arquivo texto para leitura.
Ao clicar neste botão, o sistema torna o arquivo Disponível para realização das leituras.
Ao clicar neste botão, o sistema torna o arquivo na situação de disponível para Em Campo.
Ao clicar neste botão, o sistema finaliza o arquivo de leitura.
Ao clicar neste botão, o sistema exibe a tela de popup para informar o motivo da finalização.
Ao clicar neste botão, o sistema permite compactar o arquivo de leitura.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a geração de imóveis não enviados.


Referências

Termos Principais

Micromedição



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/micromedicao/consultar_arquivo_texto_para_leitura.txt · Última modificação: 05/04/2019 19:48 por tadeu.sarmento