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Retenção de Contas com Estouro de Consumo - Caern

O processo de retenção de contas com estouro de consumo pertence ao Módulo Micromedição e tem como objetivo não gerar a conta de clientes nos casos em que a leitura ocasione Estouro de Consumo. Além disso, as contas retidas ficam bloqueadas, não podendo ser baixadas nem na Loja Virtual nem no site da CAERN.

Esse estouro de consumo é identificado de acordo com os padrões definidos para a CAERN. O primeiro passo é definir os parâmetros que identificam ocorrências desse tipo, bem como os parâmetros que determinam essa condição. Esses parâmetros são fundamentais para que o agente em campo tenha a opção de não gerar a conta e emitir uma carta quando sua leitura identificar um Estouro de Consumo. Essa carta entregue ao cliente terá, em seu corpo, um texto informando:

  1. A data (DD/MM/AAAA) em que foi registrada a leitura em metros cúbicos (m3) no hidrômetro do imóvel, identificando um consumo muito superior ao esperado;
  2. A retenção da conta para análise pela Caern, indicando seu envio posterior;
  3. A sugestão de que o cliente consulte a Loja Virtual no site da Caern para outras informações, ou ligue para um dos números de telefone indicados em sua conta;
  4. A recomendação de que o cliente verifique a existência de vazamentos em seu imóvel.

Atenção: o texto informativo deverá ser enviado também para clientes com contas em débito automático.

Mensagem de texto na íntegra: “Em xx/xx/xxxx, foi registrada uma leitura de xxxxxx m3 no hidrômetro de seu imóvel, acarretando um consumo muito superior ao esperado. Para evitar maiores transtornos, a Caern reteve sua conta para análise, a qual lhe será enviada posteriormente. Para maiores informações, consulte a Loja Virtual em nosso site ou ligue para um dos números de telefone indicados em sua conta. Recomendamos verificar a existência de vazamentos em seu imóvel”.

Além disso, o sistema gerará um Registro de Atendimento visando à realização de uma vistoria no imóvel, bem como um Relatório das Contas Retidas com todos os dados de faturamento que possam facilitar a tomada de decisão, permitindo sua emissão com filtros por Gerência/Unidade de Receita/Localidade/, Setor/ Rota/, Grupo de Faturamento e Perfil.

Para fins de faturamento, esses imóveis que tiveram suas contas retidas por estouro de consumo terão os valores de água e esgoto calculados considerando-se o consumo que é cobrado em função das regras atualmente utilizadas nos casos de Estouro de Consumo. Essas contas ficarão em revisão, com motivo específico, definidos pela CAERN.

Para definir os parâmetros que identificam e determinam o Estouro de Consumo devemos acessar a funcionalidade Inserir Consumo Anormalidade e Ação ou Manter Consumo Anormalidade e Ação:

Inserir Consumo Anormalidade e Ação

Esta funcionalidade, que pertence ao Módulo Micromedição, tem como objetivo a inserção de consumo anormalidade e ação. Ela pode ser acessada no caminho: GSAN > Micromedição > Consumo Anormalidade e Ação > Inserir/Manter Consumo Anormalidade e Ação.

Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:

A funcionalidade acima permite o tratamento diferenciado para a anormalidade de estouro de consumo, adotando até o terceiro mês consecutivo de ocorrência da anormalidade.

No campo obrigatório Consumo Anormalidade, selecione a opção Estouro de Consumo. O usuário poderá informar os procedimentos específicos por categoria e perfil do imóvel para a anormalidade selecionada e descrita na norma técnica.

As funcionalidades de cálculo de consumo no sistema WEB e no dispositivo móvel foram adequadas para os procedimentos especiais, descritos na norma técnica de faturamento, em até quantos meses, e ainda de acordo com a parametrização definida na ação de estouro de consumo.

O usuário deve, obrigatoriamente, informar o tratamento diferenciado a ser dado para a anormalidade de estouro de consumo (01 = 1º Mês da Anormalidade no Imóvel, 02 = 2º Mês Consecutivo da Anormalidade no Imóvel e assim por diante). Para cada um dos meses informados, o usuário poderá especificar uma ou mais categorias de imóvel (na ausência, a regra vale para todos), e um ou mais perfis de imóvel (na ausência, a regra vale para todos).

Para que o cálculo do consumo seja parametrizado de acordo com a norma, será disponibilizado o tipo de consumo a ser considerado, o fator a ser aplicado ao tipo de consumo, o indicador para informar se deve ser gerada carta para o usuário do imóvel, o motivo de revisão, a geração de Ordem de Serviço e/ou Registro de Atendimento (com a respectiva especificação), de acordo com o tipo de serviço e, ainda, uma possível mensagem a ser impressa na conta em cada um dos meses que o imóvel apresente o estouro de consumo.

No campo Consumo a Cobrar para o 1º Mês selecione o consumo a ser cobrado entre as opções disponibilizadas pelo sistema: Não ocorre, Mínimo, Média, Normal, Maior Média/Consumo, Menor Média/Consumo, Fixo. Repita a operação para o segundo e o terceiro mês.

No campo Fator de Consumo para cálculo defina para o primeiro, o segundo e o terceiro mês, o fator de consumo para calcular um possível estouro.

No campo Indicador de Geração de Carta do 1º Mês informe a geração ou não geração de carta no caso de estouro de consumo. Repita a operação para o segundo e o terceiro mês.

Caso a opção seja a geração de carta, os respectivos campos Motivo de Revisão serão habilitados. Neles, selecione, entre as opções disponibilizadas pelo sistema, o motivo de revisão da conta para o primeiro, o segundo e o terceiro mês. Nesse caso, também é necessário assinalar o campo Cobrar Consumo Normal após a terceira ocorrência, informando que a cobrança do consumo normal será efetuada a partir do quarto mês.

O arquivo texto para o faturamento do dispositivo móvel foi modificado, de modo a indicar a quantidade de ocorrências consecutivas do estouro de consumo e os parâmetros definidos.

Para inserir o registro na base de dados, clique no botão .

Feito isso, o sistema visualiza a mensagem de sucesso da operação.

Tela de Sucesso

Para mais detalhes sobre o preenchimento dos campos e uso dos botões da funcionalidade Inserir Consumo Anormalidade e Ação clique aqui.

Depois de informados os parâmetros para estouro de consumo, o agente em campo está apto para gerar a carta em vez de emitir a conta quando estiver em campo para Gerar Arquivo Texto para Faturamento Versão Android.

Gerar Arquivo Texto para Faturamento Versão Android

Para verificar o processo de geração de arquivos de texto com vários tipos de registros, possibilitando o faturamento da conta em campo através de dispositivo móvel utilizando plataforma Android, clique aqui.

É quando está em campo que o sistema do agente parametrizado previamente dispara uma mensagem alertando sobre o Estouro de Consumo.

Nesse caso:

  1. Para o caso de ocorrer estouro de consumo, o sistema trata o indicador de Cobrar Consumo Normal após a terceira ocorrência:
    1. Caso o estouro tenha ocorrido no segundo mês anterior, o sistema verifica se ocorreu estouro de consumo do consumo histórico no terceiro mês anterior (anormalidade de consumo do registro tipo 3 com Ano/mês de referência consumo=Ano/mês de referência da conta menos 3 meses, com o valor diferente da anormalidade de consumo que está sendo processado).
    2. Caso não tenha ocorrido, o sistema verifica a ação a ser tomada no terceiro mês.
    3. Caso o estouro tenha ocorrido no terceiro mês anterior, o sistema verifica se o indicador de cobrar consumo normal é igual a 1 (Indicador cobrar consumo normal do Registro tipo 12):
      1. Caso seja igual a 1, o sistema o toma como consumo a ser cobrado.
    4. Caso a opção de Gerar Carta tenha sido selecionada aqui:
      1. O sistema verifica os indicadores e a existência de mensagem de estouro de consumo, passando o código da anormalidade do consumo calculada, a categoria do imóvel que tenha o maior número de economias e o perfil do imóvel. Caso não retorne nenhum dado, o sistema passa o código da anormalidade de consumo calculada, a categoria do imóvel que tenha o maior número de economias.
    5. No caso de emissão da carta:
      1. O sistema verifica se ocorreu o mesmo estouro de consumo no mês anterior (Primeira Carta);
      2. O sistema verifica se ocorreu o mesmo estouro de consumo no segundo mês anterior (Segunda Carta);
      3. O sistema verifica se ocorreu o mesmo estouro de consumo no terceiro mês anterior (Terceira Carta).
    6. Caso tenha ocorrido algum estouro de consumo, o sistema emite a carta para o cliente, informando o mês que acarretou um consumo muito superior ao esperado e que para evitar maiores transtornos, as contas foram retidas para análise e que esta análise será enviada posteriormente. Em seguida, orienta o cliente a entrar em contato com a Loja Virtual no site ou ligar para um dos números de Telefone indicados na conta para obter mais informações. Depois, orienta o cliente a verificar vazamentos em seu imóvel e o tranquiliza, informando que, caso a fatura seja débito automático, ela não será debitada até a conclusão da revisão.

Atenção: A emissão das contas das unidades individualizadas da CAERN foi alterada para apresentação do débito cobrado de rateio gerado nesse procedimento, exibindo a descrição do tipo de débito de rateio. Isso porque a CAERN definiu mais uma modalidade de rateio de consumo para Imóvel Condomínio. O novo tipo de rateio consiste na geração de valor em forma de débito cobrado em conta. Esse valor será calculado de acordo com o volume excedente verificado no macromedidor, em comparação com o somatório das medições realizadas nos micromedidores, vinculados ao imóvel condomínio. Para mais detalhes sobre o procedimento, clique AQUI.

E aqui concluímos o processo de Retenção de Contas com Estouro de Consumo - Caern. Para mais informações consulte:


Referências

Termos Principais

Micromedição



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