Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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ajuda:nome_e_tipo [03/09/2019 17:48]
tadeu.sarmento RM 44327
ajuda:nome_e_tipo [01/07/2020 20:34]
tadeu.sarmento Ajuste
Linha 5: Linha 5:
  
 Para a **DESO**, a funcionalidade pode ser acessada direto pela **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**,​ por meio das sugestões de nomes de clientes já cadastrados que vão surgindo em forma de lista, durante o preenchimento do campo **Nome Completo**. Ou pela **[[=ajuda:​pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**,​ caso a tela de pesquisa tenha sido acionada através da **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**. Para a **DESO**, a funcionalidade pode ser acessada direto pela **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**,​ por meio das sugestões de nomes de clientes já cadastrados que vão surgindo em forma de lista, durante o preenchimento do campo **Nome Completo**. Ou pela **[[=ajuda:​pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**,​ caso a tela de pesquisa tenha sido acionada através da **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**.
 +
 +Também para a **DESO** visualizamos o campo **Usar Nome Abreviado na Conta**. A tela de atualização já abre com ele selecionado com valor padrão igual a **NÃO**. Caso você selecione **SIM** o preenchimento do campo **Nome Abreviado** passa a ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome abreviado figurando nas próximas faturas.
  
 Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //​Pendente//,​ e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:​encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento,​ concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //​Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //​Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//. Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //​Pendente//,​ e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:​encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento,​ concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //​Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //​Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
 +</​columns>​
  
 +<​columns>​
 Assim, no caso da **CAERN**, ​ O **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** é solicitado ainda que a **Atualizar Cliente** tenha sido chamada a partir da **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**,​ através da seleção das sugestões de nomes de clientes já cadastrados que vão surgindo em forma de lista, durante o preenchimento do campo **Nome Completo**. Assim, no caso da **CAERN**, ​ O **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** é solicitado ainda que a **Atualizar Cliente** tenha sido chamada a partir da **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**,​ através da seleção das sugestões de nomes de clientes já cadastrados que vão surgindo em forma de lista, durante o preenchimento do campo **Nome Completo**.
  
Linha 22: Linha 26:
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 80%> <WRAP center round box 80%>
-{{  :ajuda:z_nome_tipo.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:ra_kli.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
Linha 28: Linha 32:
 Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro abas: Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro abas:
  
-  ​**[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente. +  ​**[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente. 
-  ​**[[:​ajuda:​Pessoa]]**:​ Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). +  ​**[[:​ajuda:​Pessoa]]**:​ Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). 
-  ​**[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. +  ​**[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. 
-  ​**[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones do cliente.+  ​**[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones do cliente. 
 +\\
  
 Foi ajustada a funcionalidade do sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com até 100 (cem) caracteres, retirando a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres, ainda permitindo caracteres especiais no nome. Foi ajustada a funcionalidade do sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com até 100 (cem) caracteres, retirando a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres, ainda permitindo caracteres especiais no nome.
Linha 45: Linha 50:
 No caso da **Compesa**,​ foi ajustada a funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para tratar a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL, de modo a permitir nova consulta à base da Receita Federal para um CPF que já tenha sido objeto de consulta anterior. Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos no GSAN: No caso da **Compesa**,​ foi ajustada a funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para tratar a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL, de modo a permitir nova consulta à base da Receita Federal para um CPF que já tenha sido objeto de consulta anterior. Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos no GSAN:
  
-  * Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, é excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.+Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, é excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.
  
 Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial **ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**. Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial **ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**.
Linha 82: Linha 87:
 |**Enviar Mensagem: Por SMS**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**. \\ **Regra associada**:​ Caso marque //Sim//, e o tipo do telefone não seja celular, o sistema exibe uma mensagem de crítica.| |**Enviar Mensagem: Por SMS**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**. \\ **Regra associada**:​ Caso marque //Sim//, e o tipo do telefone não seja celular, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
 |**Enviar Mensagem: Por E-mail**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**.| |**Enviar Mensagem: Por E-mail**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**.|
 +|**Usar Nome Abreviado na Conta**|Campo obrigatório. A tela já abre com ele selecionado com valor padrão igual a **NÃO**. Caso você selecione **SIM** o preenchimento do campo **Nome Abreviado** passa a também ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome abreviado figurando nas próximas faturas depois da atualização.|
  
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
ajuda/nome_e_tipo.txt · Última modificação: 11/02/2022 13:33 por tadeu.sarmento