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ajuda:nome_e_tipo

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ajuda:nome_e_tipo [04/07/2017 12:05]
paulob Ajuste para atender a RM #25985
ajuda:nome_e_tipo [11/02/2022 13:33] (atual)
tadeu.sarmento 53832
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]] [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]]
 ====== Aba Nome e Tipo ====== ====== Aba Nome e Tipo ======
 +<​columns>​
 Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente, menos o campo código do cliente, que não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente, menos o campo código do cliente, que não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente.
 +
 +Para a **DESO**, a funcionalidade pode ser acessada direto pela **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**,​ por meio das sugestões de nomes de clientes já cadastrados que vão surgindo em forma de lista, durante o preenchimento do campo **Nome Completo**. Ou pela **[[=ajuda:​pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**,​ caso a tela de pesquisa tenha sido acionada através da **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**.
 +
 +Também para a **DESO** visualizamos o campo **Usar Nome Abreviado na Conta**. A tela de atualização já abre com ele selecionado com valor padrão igual a **NÃO**. Caso você selecione **SIM** o preenchimento do campo **Nome Abreviado** passa a ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome abreviado figurando nas próximas faturas.
 +
 +Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //​Pendente//,​ e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:​encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento,​ concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //​Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //​Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
 +</​columns>​
 +
 +<​columns>​
 +Assim, no caso da **CAERN**, ​ O **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** é solicitado ainda que a **Atualizar Cliente** tenha sido chamada a partir da **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**,​ através da seleção das sugestões de nomes de clientes já cadastrados que vão surgindo em forma de lista, durante o preenchimento do campo **Nome Completo**.
  
 O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração.
Linha 8: Linha 18:
 Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
  
-Se você selecionou o cliente correto, efetue as alterações que desejar, e clique no botão ​**{{:ajuda:concluir.jpg?​nolink|}}**, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. +Se você selecionou o cliente correto, efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:ajuda:cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}},​ para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. 
 +</​columns>​
  
 +\\
 ==== Aba Nome e Tipo ==== ==== Aba Nome e Tipo ====
 +==== Observação ====
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 +<WRAP center round box 80%>
 +{{  :​ajuda:​hac1.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
  
-Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro ​abas:+<​columns>​ 
 +Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em cinco abas:
  
-  ​**[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente. +  ​**[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente. 
-  ​**[[:​ajuda:​Pessoa]]**:​ Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). +  ​**[[:​ajuda:​Pessoa]]**:​ Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). 
-  ​**[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. +  ​**[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. 
-  * **[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones do cliente.+  ​**[[:​ajuda:​Sócio]]**:​ Para informar os sócios do cliente. (Disponível apenas para Pessoa Jurídica). 
 +  - **[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones/​emails ​do cliente. 
 +\\
  
 Foi ajustada a funcionalidade do sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com até 100 (cem) caracteres, retirando a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres, ainda permitindo caracteres especiais no nome. Foi ajustada a funcionalidade do sistema para que seja possível informar a descrição do nome de cliente com até 100 (cem) caracteres, retirando a limitação da informação de nomes com menos de 10 (dez) caracteres, ainda permitindo caracteres especiais no nome.
Linha 24: Linha 43:
 O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema, já que esse controle está parametrizado,​ no indicador **Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições: ([[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​Cadastro]] > [[:​ajuda:​Sistema Parâmetro]] > [[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]])**,​ como também existe uma permissão especial de nome INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES, que pode ser dada a usuários específicos. O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema, já que esse controle está parametrizado,​ no indicador **Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições: ([[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​Cadastro]] > [[:​ajuda:​Sistema Parâmetro]] > [[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]])**,​ como também existe uma permissão especial de nome INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES, que pode ser dada a usuários específicos.
  
-Por solicitação da **CAEMA**, o sistema ​fará restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade **Inserir Cliente** quanto na tela **[[:​ajuda:​Atualizar Cliente]]**,​ a qual é chamada pela funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**.+Por solicitação da **CAEMA**, o sistema ​faz restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade **Inserir Cliente** quanto na tela **[[:​ajuda:​Atualizar Cliente]]**,​ a qual é chamada pela funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**.
  
 Os caracteres permitidos serão apenas: letras do alfabeto de A a Z. Algarismos de 0 a 9. Os caracteres permitidos serão apenas: letras do alfabeto de A a Z. Algarismos de 0 a 9.
  
-Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continuará ​não sendo permitida.+Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continua ​não sendo permitida.
  
 No caso da **Compesa**,​ foi ajustada a funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para tratar a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL, de modo a permitir nova consulta à base da Receita Federal para um CPF que já tenha sido objeto de consulta anterior. Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos no GSAN: No caso da **Compesa**,​ foi ajustada a funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para tratar a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL, de modo a permitir nova consulta à base da Receita Federal para um CPF que já tenha sido objeto de consulta anterior. Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos no GSAN:
  
-  * Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, ​será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.+Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, ​é excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.
  
-Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial ​**ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**.+Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial **ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**.
  
-O sistema foi alterado para habilitar o cliente a receber mensagens enviadas por **E-Mail** ou **SMS**, no caso dos usuários da **CAEMA**. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de **Inserir** e **Manter Cliente** para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular ou e-mail. O usuário deve selecionar, na aba **[[:​ajuda:​Telefone]]**,​ o número de telefone para o qual será enviado o SMS.+O sistema foi alterado para habilitar o cliente a receber mensagens enviadas por **E-Mail** ou **SMS**, no caso dos usuários da **CAEMA**. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de **Inserir** e **Manter Cliente** para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular ou e-mail. O usuário deve selecionar, na aba **[[:​ajuda:​Telefone]]**,​ o número de telefone para o qual será enviado o SMS e para qual email serão enviadas as informações pelo Gsan. 
 +</​columns>​ 
 +\\ 
 + 
 +<​columns>​ 
 +Caso o cliente tenha passado pelo processo de **[[=ajuda:​gerar_arquivo_de_envio_para_higienizacao|Higienização Cadastral]]**,​ será exibido um texto contendo a última data de realização da higienização dos dados desse cliente, conforme imagem abaixo:  
 +</​columns>​
  
 <WRAP center round box 80%> <WRAP center round box 80%>
-{{  :ajuda:zatualizar_cliente_nome_tipo.jpg?​nolink ​ |}}+{{ :ajuda:atualizar_cliente_hig.png?nolink |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 +\\
 +====== Tela de Sucesso ======
 +
 +A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso.
 +
 +**Cliente de (código do cliente) atualizado com sucesso**.
 +
 +O sistema apresenta três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
 +
 +  - Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema.
 +  - Realizar outra manutenção de cliente -> Para efetuar a atualização de um outro cliente.
 +\\
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Campo^Descrição do Preenchimento^ ^Campo^Descrição do Preenchimento^
-|**Nome**|Campo obrigatório. Informe o nome completo do cliente.\\ Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Será aberta uma tela de popup onde você poderá ​efetuar a pesquisa do cliente por diversos parâmetros. ​ Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:​ajuda:​Pesquisar Cliente]]**.\\ Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.| +|**Nome**|Campo obrigatório. Informe o nome completo do cliente. \\ **Regra associada**: ​Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Será aberta uma tela de popup onde você pode efetuar a pesquisa do cliente por diversos parâmetros. ​ Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:​ajuda:​Pesquisar Cliente]]**. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.| 
-|**Nome Abreviado**|Informe por extenso um nome abreviado para o cliente.\\ Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgreesql,​ este campo suporta caracteres especiais.| +|**Nome Abreviado/Social**|Informe por extenso um nome social ​abreviado para o cliente. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgreesql,​ este campo suporta caracteres especiais.| 
-|**Tipo de Pessoa**|Campo obrigatório. Selecione, na lista de tipos apresentada,​ o tipo do cliente que você está inserindo. A partir da informação existente neste campo é que o sistema ​irá formatar ​a aba de **Pessoa** para pessoa física jurídica.| +|**Tipo de Pessoa**|Campo obrigatório. Selecione, na lista de tipos apresentada,​ o tipo do cliente que você está inserindo. ​\\ **Regra associada**: ​A partir da informação existente neste campo é que o sistema ​formata ​a aba de **Pessoa** para pessoa física jurídica.| 
-|**Tipo do Cliente**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. |+|**Tipo do Cliente**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. \\ **Regra associada**:​ Caso o tipo de cliente selecionado pertença à esfera de poder FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL e você não possua permissão especial para manter cliente público, o sistema exibe uma mensagem de crítica. |
 |**E-mail**|Informe por extenso um endereço de e-mail válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.| |**E-mail**|Informe por extenso um endereço de e-mail válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.|
-|**Dia do Vencimento da Conta**|Informe o dia do vencimento da conta. |+|**Dia do Vencimento da Conta**|Informe o dia do vencimento da conta. \\ **Regra associada**:​ Campo desabilitado caso você não tenha permissão especial. Caso o vencimento seja para o mês seguinte ao faturamento,​ o campo também é desabilitado.|
 |**Vencimento para Mês Seguinte?​**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**.| |**Vencimento para Mês Seguinte?​**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**.|
 |**Indicador de Uso**|Selecione uma das opções, entre **Ativo** ou **Inativo**. | |**Indicador de Uso**|Selecione uma das opções, entre **Ativo** ou **Inativo**. |
Linha 57: Linha 94:
 |**Cliente Bloqueado para Negativação**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. | |**Cliente Bloqueado para Negativação**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. |
 |**Negativação por Período**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. | |**Negativação por Período**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. |
-|**Enviar Mensagem: Por SMS**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**. |+|**Enviar Mensagem: Por SMS**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**. \\ **Regra associada**:​ Caso marque //Sim//, e o tipo do telefone não seja celular, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
 |**Enviar Mensagem: Por E-mail**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**.| |**Enviar Mensagem: Por E-mail**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**.|
 +|**Usar Nome Social nos Documentos e Consultas do GSAN**|Campo obrigatório. A tela já abre com ele selecionado com valor padrão igual a **NÃO**. Caso você selecione **SIM** o preenchimento do campo **Nome Abreviado/​Social** passa a também ser obrigatório. Informado esse campo, o cliente em questão passará a ter o nome social figurando nas próximas faturas depois da atualização.|
  
-====== ​Tela de Sucesso ​======+====== ​Funcionalidade dos Botões ​====== 
 +^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:​ajuda:​hint.png?​nolink|}}|Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do cliente que está sendo atualizado. Basta posicionar o //mouse// sobre o botão, que o sistema apresenta a janela com o resumo.| 
 +|{{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para consultar um dado nas bases de dados.| 
 +|{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink&​300}}|Este botão é habilitado quando o usuário tiver permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, é excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro.| 
 +|{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba, o sistema verifica se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente e não avança para a próxima aba.| 
 +|{{:​ajuda:​micromedicao:​voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso, será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.| 
 +|{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| 
 +|{{:​ajuda:​micromedicao:​cancelar_1.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
 +|{{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema emite a mensagem de crítica correspondente.| 
 +\\
  
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​concluir.jpg?​nolink}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso.+===== Referências =====
  
-**Cliente ​de (código do cliente) atualizado com sucesso**.+**[[=postgres:​cadastro:​uc0009|Manter ​Cliente]]**
  
-O sistema apresentará três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:+**[[=ajuda:cadastro|Cadastro]]**
  
-  * Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema. +==== Termos Principais ====
-  * Realizar outra manutenção de cliente -> Para efetuar a atualização de um outro cliente. +
-\\+
  
 +**[[=ajuda:​c#​cliente|Cliente]]**
  
-====== Funcionalidade dos Botões ====== +**[[=ajuda:i#​imovel_condominio|Imóvel]]**
-^Botão^Descrição da Funcionalidade^ +
-|{{:​ajuda:​hint.png?​nolink|}}|Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do cliente que está sendo atualizado. Basta posicionar o //mouse// sobre o botão, que o sistema apresentará a janela com o resumo.| +
-|{{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para consultar um dado nas bases de dados.| +
-|{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink&​300}}|Este botão será habilitado quando o usuário tiver permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL.\\ Caso esse botão seja acionado, será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro.| +
-|{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba, o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.| +
-|{{:​ajuda:​voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso, será a tela **[[:ajuda:Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.| +
-|{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| +
-|{{:​ajuda:​cancelar.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| +
-|{{:​ajuda:​concluir.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.|+
  
 \\ \\
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ajuda/nome_e_tipo.1499169905.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)