Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:operacional:manter_sistema_de_abastecimento

Manter Sistema de Abastecimento

O objetivo desta funcionalidade é permitir a manutenção (alteração ou exclusão) dos dados do sistema de abastecimento cadastrado no GSAN. Ela pode ser acessada via Menu do Sistema através do caminho: GSAN > Operacional > Manter Sistema de Abastecimento. Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Marque o checkbox do campo Atualizar para que o sistema exiba a tela Atualizar Sistema de Abastecimento, caso só exista um registro que atenda aos parâmetros de pesquisa informados. Caso o checkbox esteja desmarcado e mais de um registro atenda aos parâmetros de pesquisa, será exibida a tela Manter Sistema de Abastecimento, onde será possivel escolher qual o registro deve ser atualizado, clicando no link do campo Código.

Dito isso, informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão . Com base nos parâmetros informados nos campos, é exibida a tela abaixo, contendo os registros que atenderam ao filtro de pesquisa:


Para excluir um ou mais itens da tela acima, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s) ou selecione todos os itens clicando no link Todos. Em seguida, clique no botão . Para gerar o relatório contendo os sistemas de abastecimento cadastrados, clique no botão e visualize o relatório conforme modelo AQUI.

Para atualizar os dados do sistema de abastecimento, clique no link correspondente do campo Código. Feito isso, o sistema acessa a tela para atualização:


Agora, faça as modificações que julgar necessárias (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI). Em seguida, clique no botão . O sistema efetua algumas validações:

  1. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização do sistema de abastecimento, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido» e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  2. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário tente atualizar um sistema de abastecimento já atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  3. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.
  4. Verificar existência da fonte:
    1. Caso o código da fonte informado não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: Fonte de Captação inexistente.


MODELO DE RELATÓRIO: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO CADASTRADOS


Tela de Sucesso


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
DescriçãoCampo obrigatório. Informe a descrição do sistema de abastecimento, com no máximo 20 (vinte) caracteres.
Descrição AbreviadaCampo obrigatório. Informe a descrição abreviada do setor de abastecimento, com no máximo 06 (seis) caracteres.
Indicador de UsoMarque a opção Ativo para o item que se encontra disponível para uso no sistema; caso contrário, marque a opção Inativo.
Tipo de CaptaçãoInforme o código do tipo de captação, ou clique no botão para selecionar o tipo desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Fonte de CaptaçãoInforme o código da fonte de captação, com no máximo 3 (três) digitos, ou clique no botão para selecionar a fonte desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda geração do relatório com os sistemas de abastecimento, conforme modelo.
Ao clicar neste botão, o sistema remove o(s) item(ns) selecionado(s) da base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.


Referências

Termos Principais

Operacional

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/operacional/manter_sistema_de_abastecimento.txt · Última modificação: 28/06/2018 14:02 por tadeu.sarmento